Aprenda tudo sobre como falar em público
A roer as unhas porque tem medo de falar em público? A andar de um lado para o outro porque as plateias o deixam nervoso? Com a boca seca só porque acabou de olhar para a audiência? Hum… Não é caso para tanto! Com ou sem medo de falar em público, se a dada altura essa situação se lhe apresentar em contexto profissional ou social, a solução é… olhar em frente, sorrir e prosseguir confiante, como se todos os dias liderasse palestras. Conheça as dicas para lá chegar!
Aprenda a falar em público para desenvolver com maior facilidade e eficiência atividades relacionadas com a sua vida académica, profissional, social e pessoal. Seja para liderar uma reunião, apresentar um projeto, dar uma palestra ou fazer um pequeno brinde em família, a arte de bem falar deve ser trabalhada continuamente para que consiga falar em público, atraindo uma audiência e passando de forma eficaz a mensagem que pretende.
Aprenda a falar em público | O que fazer antes da apresentação?
Antes da apresentação deve esforçar-se por conhecer bem o seu público, conhecer-se a si próprio, dominar o tema que vai abordar, ensaiar e organizar as ferramentas de suporte para falar em público.
1. Conheça seu público
É preciso, antes de mais, conhecer bem o seu público para lhe ajustar a comunicação: conteúdo, linguagem, estilo, tom de voz, ferramentas de suporte, etc. Por isso, comece por recolher todas as informações possíveis sobre as pessoas que o irão ouvir para montar o seu discurso em conformidade, e deixá-lo bem cativante!
2. Conheça-se a si próprio
O autoconhecimento é fundamental para se sentir à vontade a falar em público, para reduzir hipóteses de erro e imprevistos e crises de nervos e ansiedade que só poderiam arruinar a apresentação. Perceba quais são os seus pontos fortes em apresentações orais e maximize-os. Perceba quais são os seus pontos fracos e neutralize-os.
3. Conheça bem o tema
Parece óbvio, mas nunca é demais relembrar que deve dominar o tema da sua apresentação. Só assim poderá fazer uma comunicação eficaz, mostrar a sua autoridade no assunto e, claro, manter-se seguro enquanto fala para o seu público.
4. Ensaie
Mesmo que não tenha receio de falar em público, deve ensaiar o seu discurso para reforçar os seus pontos fortes e corrigir os seus pontos fracos. Pode fazer o ensaio sozinho a falar para o espelho ou frente à sua família e amigos, o que importa é treinar o máximo possível antes do dia X, melhorando o discurso e tom de voz e corrigindo gestos e posturas inadequadas de forma a passar maior credibilidade ao seu público.
5. Organize as ferramentas de suporte
E se está a pensar em usar ferramentas de suporte na sua apresentação oral (como slides), é melhor organizá-las com antecedência!
Aprenda a falar em público | O que fazer durante a apresentação?
Durante a apresentação, deve relaxar e respirar fundo antes de começar a falar. Olhar a sua audiência, calibrar a voz, começar com uma piada ou uma pergunta, seguir para um conteúdo bem organizado, interagir com o público, atender ao facto de que podem acontecer imprevistos e levar também em conta a sua linguagem corporal.
1. Relaxe
Relaxe e respire fundo durante uns momentos antes de começar a apresentação. Concentre-se apenas na sua respiração, no ar que entra e sai dos seus pulmões, e não deixe que a sua mente seja invadida por pensamentos negativos. Verá que ao fim de poucos minutos se sente mais tranquilo!
2. Olhe para a audiência
Mesmo que seja uma daquelas pessoas que tem dificuldade em falar em público, não pode fugir a esta dica: olhar para a audiência! É verdade que olhar para o chão pode deixá-lo mais confortável, mas é uma falta de respeito pelas pessoas que o estão a ouvir. Tome nota disso!
3. Calibre a voz
Não fale nem demasiado alto nem demasiado baixo durante a apresentação oral. Um tom de voz a meio termo (aliado a uma boa pronúncia e a uma fala clara) é o ideal para ser ouvido e compreendido pelo seu público. E fale com entoação, energia, alegria, porque a monotonia – quando se usa sempre o mesmo tom de voz baixo – é a primeira coisa a por de parte na hora de falar em público e despertar a atenção e o interesse das pessoas.
4. Comece com uma piada ou uma pergunta
Se não sabe por onde começar a falar em público, que tal uma piada ou uma pergunta para quebrar o gelo? Isso vai aliviar a pressão, ajudá-lo a descontrair e a descontrair a sua audiência.
5. Organize o conteúdo
Se vai falar em público sem recurso a slides – ou a outras ferramentas que o possam guiar durante o discurso – traga umas notas em papel com os tópicos sobre a forma como está alinhavada a apresentação… porque não deve confiar na memória! Mesmo que tenha decorado o texto, pode surgir um esquecimento que (caso não tenha jeito para falar de improviso e seguir rapidamente outra linha de raciocínio ou usar outras palavras) pode prejudicar a sua apresentação.
6. Interaja com o público
Sim, falar em público já é complicado quanto mais esforçar-se por interagir com as pessoas, não é verdade? Mas se quer agradar, tem mesmo de fazer perguntas à plateia, responder às perguntas que a plateia lhe coloca a si e, se possível, usar outros recursos interativos para cativar as pessoas.
7. Lembre-se que podem ocorrer imprevistos
Esteja preparado para contornar imprevistos que podem ocorrer por motivos diversos, seja porque faltou a energia e não pode ligar o computador, seja porque não conseguiu perder o medo de falar em público, seja porque se esqueceu do que ia a dizer, seja porque alguém na plateia colocou uma questão a que não soube responder… Por tudo isso, o ideal é preparar-se desde logo para momentos inesperados. Como? Aceitando que está no comando, mas tendo a humildade de admitir o seu esquecimento ou a sua falta de conhecimento nalguma matéria.
8. Tenha atenção à linguagem corporal
A boca mexe-se e emite sons, mas o corpo também fala! Precisamente por isso deve estar atento à sua linguagem corporal, evitando alguns gestos e posições que demonstram nervosismo e insegurança, como por exemplo: posição estática, andar de um lado para o outro, movimentos bruscos, mãos nos bolsos, braços cruzados, mexer no cabelo, etc.
Como vê, não é assim tão complicado perder o medo de falar em público. Mesmo que seja uma pessoa tímida, com estas dicas conseguirá desenvolver habilidades para encantar a sua audiência!
CTA
E agora que vai usar estas sugestões para perder o receio de falar em público em reuniões e outros compromissos profissionais, aproveite para ler também o nosso artigo com dicas para tornar as suas reuniões mais produtivas.