7 Erros em marketing de conteúdo que não deve cometer!

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Conheça 7 erros em marketing de conteúdo que não deve cometer!

Tal como lê artigos sobre as principais estratégias de marketing digital e as melhores práticas para atrair leads, também deve ler artigos que revelem os principais erros em marketing de conteúdo e perceber se não está a cometer algum deles.

As ações de marketing de conteúdo potenciam o crescimento do seu negócio sem obrigarem a qualquer tipo de investimento em links patrocinados ou campanhas pagas. Por isso, se na sua empresa estas ações não estão a gerar os melhores resultados, é provável que esteja a cometer um (ou mais do que um) dos principais erros em marketing de conteúdo. Verifique!

1. Erros em marketing de conteúdo | Não otimizar com SEO

Entendeu que não era preciso otimizar os seus conteúdos com SEO? Oh, não! Esse é o pior erro de marketing de conteúdo que pode cometer! E sabe porquê? Porque por muito relevantes que os seus conteúdos sejam, só chegam até ao seu público-alvo se aparecerem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa no Google. Ora, se não otimizar com SEO, a probabilidade de ver os seus conteúdos nas primeiras (ou mesmo nas últimas) páginas dos resultados de pesquisa, é mínima! Portanto, para trazer tráfego orgânico (gratuito) para o site ou blog da sua empresa, precisa de conhecer e implementar as principais estratégias SEO: palavras-chave, links, responsividade, preenchimento de title, meta description, tags de imagens, etc.

E porque a otimização com estratégias SEO é complexa, aceite a ajuda da PME para colocar a sua empresa no topo do Google!
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2. Erros em marketing de conteúdo | Não atender aos interesses da sua audiência

Os seus conteúdos são interessantes e estão otimizados com SEO e mesmo assim não geram resultados? Possivelmente porque está a ignorar os interesses da sua audiência. É que nos dias de hoje produzir conteúdo de qualidade não é suficiente para conquistar leads. É necessário que esses conteúdos se foquem nos temas que interessam, de facto, ao seu público-alvo, dando resposta a algum problema específico que essas pessoas possam ter. Ou seja, não importa se quer informar, educar ou entreter, importa que os seus conteúdos sejam ajustados ao que a sua audiência quer consumir!

3. Erros em marketing de conteúdo | Não seguir um calendário editorial

Bom e mesmo com conteúdos relevantes para o seu público, otimizados com SEO, pode perder o comboio se não seguir um calendário editorial, pois em marketing de conteúdo é necessário organizar e ordenar as publicações, mantendo uma certa regularidade e atualidade para não falhar objetivos.

4. Erros em marketing de conteúdo | Não escrever para as diferentes etapas do funil de vendas

Outros dos erros que pode estar a cometer na sua estratégia de marketing de conteúdo é escrever para apenas uma das etapas do funil de vendas, quando o funil tem três partes: topo, meio e fundo! Logo, não se concentre na última parte onde estão os consumidores mais preparados para comprar os seus produtos ou serviços. As duas primeiras etapas também são importantes para criar uma necessidade nos consumidores e mostrar os benefícios dos seus produtos ou serviços.

5. Erros em marketing de conteúdo | Não investir em novos formatos

Mesmo que publique conteúdos relevantes para a sua audiência, otimizados com SEO, de acordo com o calendário editorial e para todas as etapas do funil de vendas, pode estar a cometer um erro de marketing de conteúdo muito comum: oferecer apenas um formato. É o caso? Só oferece artigos de blog, por exemplo? Se sim, tem de considerar a criação de diferentes formatos, inclusive sobre um mesmo tema, para satisfazer todas as diferentes parcelas do seu público: podcasts, vídeos, ebooks, infográficos, whitepapers, webinários…

Falando em webinários… Sabe como fazer um?

6. Erros em marketing de conteúdo | Não monitorizar resultados

Se não recolher e analisar os resultados de desempenho de cada um dos conteúdos da sua empresa, não consegue perceber se atingiram os objetivos, não é verdade? É por isso que não deve cometer o erro de supor que está tudo a correr bem e que o seu investimento está a resultar em retorno, que é o mesmo que dizer resultar em mais leads e mais clientes. Ao invés, deve medir os resultados em cada etapa do seu conteúdo: desde que o utilizador o encontra nos resultados de pesquisa do Google até ao momento em que preenche um formulário e se torna lead ou ao momento em que efetua uma compra e se torna cliente.

7. Erros em marketing de conteúdo | Não ter a equipa de vendas alinhada com a equipa de marketing

E por fim, um ponto fundamental no marketing de conteúdo! A sua equipa comercial deve estar preparada para receber os leads que a equipa de marketing passa e deve ter pleno conhecimento do que cada um deles consumiu a nível de conteúdo e em que etapa do funil de vendas. E a equipa de marketing deve acompanhar o trabalho da equipa de vendas de modo a perceber quais são as estratégias mais indicadas para retomar contactos e aproximar-se novamente de leads que ainda não estão prontos para efetuar uma compra à sua empresa.

A respeito do alinhamento entre departamento de marketing e departamento comercial, leia também o nosso artigo “Smarketing no pós-pandemia ou a sinergia imprescindível entre marketing e vendas”.

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