Conheça 7 Dicas para preparar uma loja virtual para o Natal
Será que só uma loja física tem de ser decorada a preceito para esta época festiva ou também se pode preparar uma loja virtual para o Natal? Pode… e deve!
Para atrair mais clientes, fomentar as vendas e recuperar algum prejuízo que a Covid-19 possa ter trazido ao seu negócio, é importante implementar já as próximas dicas!
1. Dicas para preparar uma loja virtual para o Natal | Destaque os produtos ou serviços relacionados com a época festiva
Concentre-se nos produtos ou serviços que pode vender no Natal. Dê-lhes destaque na home page da sua loja virtual, criando, por exemplo, uma nova categoria chamada de “dicas de presentes” com fotos atrativas e descrições dos produtos com palavras-chave relacionadas com o Natal. E tente acrescentar algum valor para se destacar da concorrência e aumentar as vendas: que tal oferecer os portes de envio em dezembro ou entregar os produtos já embrulhados num bonito papel de Natal?
2. Dicas para preparar uma loja virtual para o Natal | Use um design natalício
E se não tem produtos que se possam oferecer como presentes de Natal nem serviços adequados a esta quadra, não desanime! Pode sempre enfeitar a sua loja virtual (tal como enfeita a sua casa) com um layout especifico que a torne mais festiva, de forma a estimular os visitantes a entrar… Pode colocar cores mais natalícias como o vermelho e dourado, dar um toque mais natalício ao seu logotipo, criar um banner especial de Natal, decorar cada uma das suas páginas com a imagem de um enfeite típico ou mesmo colocar um efeito, como a queda de neve.
3. Dicas para preparar uma loja virtual para o Natal | Otimize os conteúdos com SEO
Lembre-se de otimizar com SEO (Search Engine Optimization) os conteúdos da sua loja virtual (sejam artigos de blog ou descrições de produtos). De outra forma não vai conseguir gerar mais tráfego orgânico para o seu site, pois o Google – como sabe – dá os melhores lugares nos seus resultados de pesquisa a conteúdos relevantes e otimizados com SEO, e no Natal não há mesmo desculpa para desperdiçar esta oportunidade! Portanto, trate de desenvolver conteúdo de qualidade, de procurar pelas palavras-chaves mais relevantes para o seu negócio e de usá-las estrategicamente, otimizar imagens, criar URLs amigáveis e colocar links internos e externos, entre outras estratégias valorizadas pelo algoritmo do Google.
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4. Dicas para preparar uma loja virtual para o Natal | Assegure a responsividade e velocidade
Numa época em que os utilizadores fazem as suas pesquisas, maioritariamente, através do smartphone, a sua loja virtual tem de apresentar um design responsivo, que se adapte automaticamente ao tamanho do ecrã do equipamento que o utilizador está a usar. Caso contrário, se os seus conteúdos não tiverem uma boa legibilidade, o utilizador vai procurar por uma solução na concorrência. E o mesmo pode acontecer se não tiver uma loja virtual que carregue rapidamente. Mais de 3 segundos para carregar (dizem estudos recentes) e os potenciais clientes desistem! Logo, fale já com a sua equipa ou com a sua agência de marketing digital e verifique se o design do seu e-commerce é responsivo e se a velocidade de carregamento não vai criar problemas.
5. Dicas para preparar uma loja virtual para o Natal | Vigie o stock
Também o stock e toda a logística da sua loja virtual são fatores importantes para aumentar as vendas. Isso porque se o seu produto esgotar, o mais provável é o cliente não aguardar e procurar por um produto similar na concorrência. E mesmo que o produto não esgote, se o seu serviço de logística não assegurar a entrega a tempo e horas (ou seja, a tempo do Natal) não há venda nem há esperança para a reputação do seu e-commerce que, falhando a entrega, trai a tradição natalícia e cai nas ruas da amargura.
6. Dicas para preparar uma loja virtual para o Natal | Evite o abandono de carrinhos de compras
A maioria dos visitantes de uma loja virtual abandona os carrinhos de compras, não é um problema específico do seu e-commerce. Mas pode vir a ser se não adotar algumas estratégias para recuperar carrinhos de compras! E as principais são: reduzir a quantidade de informações solicitadas para descomplicar o processo de compra; não exagerar nos preços dos portes de envio; oferecer mais métodos de pagamento e ter uma política de trocas e devoluções explícita. Estes são alguns dos principais motivos que podem estar a levar os visitantes a abandonar os carrinhos de compras, mas havendo outros, acabará por os descobrir se atender, também, à nossa próxima dica: chat online.
7. Dicas para preparar uma loja virtual para o Natal | implemente um live chat
Nem que seja só para a época de Natal, implemente um chat online na sua loja virtual para responder atempadamente e em tempo real às dúvidas dos seus clientes, evitar o abandono de carrinhos de compras e, claro, encaminhar as pessoas rumo à compra.
Na impossibilidade de ter um colaborador afeto a essa função, coloque um chatbot na sua loja, que recorre à inteligência artificial para gerar respostas rápidas e adequadas às questões dos utilizadores, ou então, uma página FAQ com as respostas para as questões mais importantes e que os seus clientes colocam com mais frequência: prazos de entrega, preços, descontos, pagamento a prestações, etc.
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