Como Montar Um Escritório Sustentável?

Em tempos de escassez hídrica, mudanças climáticas e economia instável em diversos países, pensar em soluções sustentáveis não é apenas responsável, mas também econômico. A arquitetura e a engenharia já nos fornecem diversos recursos para aproveitar melhor a iluminação, espaço interno e externo e muito mais.

No entanto, construir ou reformar escritórios para transformá-los em ambientes sustentáveis não é algo tão simples. Requer planejamento e a consultoria de um profissional da área para acompanhar as obras. Além disso, é importante realizar um controle de orçamento para que a construção ou reforma não fiquem caras o bastante para comprometer a saúde financeira da empresa.

A primeira alternativa sustentável para montar um escritório hoje é a utilização de containers. Antes considerados apenas um invólucro para transporte de cargas, hoje são largamente utilizados em diversos projetos que precisam otimizar espaço, mas possuem baixo orçamento para serem executados. Os escritórios montados em containers ainda possuem a vantagem de serem fáceis de serem transportados de lugar.

Na cidade de Gifu, no Japão, a empresa Suguroku utilizou a alternativa dos containers para fazer um escritório temporário. Com os containers empilhados em uma área alugada o escritório foi construído já pensando na hipótese de ser removido no futuro.

escritório sustentável 1

Comprar materiais de construção pode ser econômico e ecologicamente correto se você souber escolher. A dica é comprar materiais certificados, o que garante que o produto foi extraído ou confeccionado de forma correta, sem prejudicar o meio ambiente. Materiais de cerâmica são uma ótima alternativa à pedras tradicionais, uma vez que são mais leves, mais baratos e possuem um impacto ambiental muito menor. Opte também por torneiras e descargas ecológicas, que economizam uma quantidade significativa de água.

Uma das questões mais populares quando se fala de sustentabilidade na arquitetura é o posicionamento do ambiente. Um posicionamento correto, garante boa iluminação durante o dia, além de melhorar a ventilação natural e a temperatura ambiente.

Ao construir seu escritório, leve em consideração a disposição das salas em relação ao ambiente externo. Um projeto virado com a face para o norte é uma excelente em países com clima mais frio, uma vez que ajudará a economizar energia na utilização de aquecedores. Um projeto com a face virada para o sul é ideal para incluir corredores, escadas, garagens e depósitos, pois permite o melhor aproveitamento da luz externa e da ventilação natural. Já com a face virada para o leste, é ideal para construir salas de elevada permanência, pois aproveita bem a posição da nascente do sol. E projetos com a face virada para o oeste é ideal para o plantio de árvores e jardins e, também, para salas de baixa permanência.

escritório sustentável 2

É necessário levar em conta as construções vizinhas antes de escolher a posição do seu escritório. Um estudo de clima da sua cidade pode ajudar também a tomar decisões mais acertadas no seu projeto.

Em ambientes mais quentes é possível economizar até 30% com energia elétrica, utilizando vidros fotovoltaicos ou painéis solares no topo do prédio ou casa para armazenar energia solar. Para projetos mais horizontais, com um ou dois andares, opte pelo plantio de grama ou outras plantas no lugar do telhado. Além da economia com o telhado, você reduz a temperatura interna da construção, evitando a necessidade de utilizar o ar condicionado por longos períodos.

Outra opção sustentável, mas que requer um melhor planejamento, é o aproveitamento da água da chuva para uso interno do seu prédio. A água coletada nos telhados, calhas e exterior, podem ser armazenadas em tanques próprios e utilizada para dar descarga nos banheiros. As descargas são responsáveis, em média, por até 80% do consumo de água de um escritório. Cada descarga pode consumir até 30 litros de água. Mas se ter uma ideia, um escritório que possua capacidade de coletar água de chuva em 30 metros quadrados consegue, durante uma chuva de 50mm por 2 horas, armazenar água suficiente para até 100 descargas no banheiro.

Estas foram apenas algumas sugestões de soluções sustentáveis que você pode adaptar para sua empresa. Estamos a menos de 30 dias do Dia Mundial do Meio Ambiente, e irei fazer uma série de artigos relacionados a sustentabilidade até o dia 05 de Junho. Siga do pme.pt nas redes sociais para receberem em primeira mão os artigos aqui produzidos.

Print Friendly

About The Author

Consultor no Empreenda 360. Gestor de Projetos, Startups e Investimentos. Vivendo fora da caixa desde 2008.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *