Usar o Google Analytics: onde, como e porquê

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Principais vantagens do Google Analytics para a sua empresa

  • Uma principais vantagens do Google Analytics é o facto de se tratar de uma ferramenta gratuita, mas muito completa, que permite monitorizar e fornecer várias informações importantes (algumas em tempo real) sobre os acessos ao seu site: da localização dos utilizadores ao tempo médio de visita, passando pelas novas visitas, visitantes antigos, navegadores, sistemas operacionais usados, etc.
  • Em particular, o Google Analytics dá-lhe a geolocalização dos visitantes, informando-o sobre a região exata de onde as pessoas estão a aceder ao site, o que é excelente para definir as ações de marketing digital mais eficientes para a sua empresa.
  • Também permite descobrir quanto tempo os utilizadores ficaram no seu site e quais as páginas com mais visitas, revelando assim se o seu conteúdo é – ou não é – relevante, e dando-lhe insights de otimização.
  • Com o Google Analytics consegue calcular taxas de conversão e saber quantos utilizadores concluíram determinada ação definida pelo seu marketing digital.
  • Pode receber os relatórios personalizados desta ferramenta de monitorização de sites semanalmente, mensalmente ou com a frequência que preferir. É só dar ao Google Analytics essa indicação.
  • Além do mais, o Google Analytics permite medir o desempenho de todos os canais de entrada para o seu site: de tráfego orgânico (SEO) a campanhas de email marketing, passando por sites de referência, redes sociais, tráfego direto, etc. Assim, percebe que canais geram mais leads e pode otimizar o seu budget de acordo com esses resultados.
  • E no que toca a SEO, consegue perceber através dos relatórios, o número real de cliques e impressões e aperfeiçoar as palavras-chave do seu negócio para melhorar o tráfego orgânico. 
  • Também é possível analisar os resultados de campanhas pagas e anúncios em redes sociais e criar estratégias e campanhas de marketing segmentadas, recolhendo informações sobre os utilizadores, como sexo, idade, localização, interesses, etc.
  • Com o Google Analytics pode ainda acompanhar o seu visitante durante a chamada jornada do cliente, ou seja, até à página de conversão ou venda. E através da análise desses dados, entender como é que os utilizadores interagem com seu conteúdo, melhorando o que não está a dar bons resultados.
  • Por fim – e só para referir as principais vantagens do Google Analytics – com esta ferramenta pode confirmar se o uso de determinado call-to-action ou chamada para a ação é adequado em determinada página e também realizar testes A/B para ver entre duas versões, qual a que traz mais resultados.

E agora que reconhece a importância do Google Analytics para monitorizar o site da sua empresa, clique aqui e fique a conhecer também os elementos essenciais num site moderno.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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