Trabalho remoto durante o surto de Coronavírus

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Trabalho remoto: dicas para a sua empresa não perder a produtividade durante o surto de Coronavírus

Para conter a Covid-19, muitas empresas portuguesas fecharam as portas e começaram a trabalhar remotamente, embora com uma preocupação: não perder a produtividade durante o surto do Coronavírus. Não vai ser fácil, mas é possível se não perderem o foco durante o período de crise que se aproxima a passos largos, pelas ruas vazias do país…

Antes de avançarmos com algumas dicas para a sua empresa não perder a produtividade durante o surto de Coronavírus, importa perceber que em tempo de pandemia quer os negócios que não são compatíveis com teletrabalho, quer os outros que já enviaram os colaboradores para casa com o portátil debaixo do braço, poderão (leia-se vão) baixar os resultados. Pelo que o importante agora é baixar pouco ou quase nada, sim? E embora o governo vá disponibilizar 2.300 milhões de euros para apoio às empresas afetadas pela Covid-19, bem como uma linha de crédito de 200 milhões e outra linha de 60 milhões para apoiar as microempresas de turismo, não chega… Por isso, cabe-lhe a si e aos seus colaboradores garantir a produtividade da empresa a partir de casa. Porque é possível protegerem-se do novo Coronavírus, no conforto do lar, sem se descuidarem com o trabalho.

Equipamento – Disponibilizar o equipamento necessário para trabalhar a partir de casa

A primeira dica para não perder a produtividade durante o surto, é enviar os colaboradores para casa com todo o equipamento necessário para realizarem as suas funções remotamente. Felizmente não precisa de ter uma empresas com uma grande estrutura tecnológica para proporcionar aos seus colaboradores as ferramentas imprescindíveis às suas tarefas e isso porque, à partida, todos têm em casa acesso à Internet, fundamental para laborarem à distância. Depois, não é assim tão complicado investir em computadores portáteis que bastem e em software para que quase todas as pessoas possam trabalhar de casa tal como se estivesse no escritório, até porque existem muitas ferramentas digitais gratuitas disponíveis na Internet, como Skype, Google Hangouts e até WhatsApp.

Regras – Definir regras para o trabalho remoto

Se ainda não conseguiu definir regras para o teletrabalho na sua empresa, faça-o agora através de uma reunião virtual, porque os seus colaboradores, não tendo uma cultura de trabalho remoto, precisam de orientações e acompanhamento constante para não baixarem a qualidade do produto/serviço nem reduzirem a satisfação dos clientes com falhas a nível de atendimento, assistência, prazos, etc. E logo a seguir, acredite que o sistema de teletrabalho vai funcionar e – muito importante! – confie nos seus colaboradores! Depois de deixar claro o que espera deles, depois de se colocar à disposição para qualquer esclarecimento ou ajuda na resolução de um problema, tem de descontrair, delegar e confiar na sua equipa.

Comunicação – Manter uma comunicação diária com a sua equipa

Aconselhamo-lo a confiar na sua equipa, sim, mas isso não quer dizer que lhe diga “adeus, até daqui a um mês”. É muito importante manter uma comunicação diária com todos os colaboradores (no caso de uma pequena empresa) ou com todas as equipas de trabalho (no caso de uma média/grande empresa), seja por telefone, email, chat, vídeo conferência, etc. Aliás, sempre que seja possível, faça videoconferências para poder olhar para as pessoas, perceber gestos, sentimentos, intenções por detrás do que está a ser dito.

Feedback – Dê instruções claras, mas ouça também o feedback dos seus colaboradores

Por esta altura já assumiu a liderança deste processo de teletrabalho motivado pelo surto Covid-19. Já deu todas as indicações sobre o trabalho remoto, já forneceu os equipamentos e até já começou a implementar o hábito da reunião matinal por videoconferência, mas será que tem ouvido os seus colaboradores? O facto de eles estarem presentes, do lado de lá do ecrã, não significa que estejam a ser produtivos! E é por isso que os deve convidar a falar sobre o seu dia de trabalho, sobre as suas dificuldades e expetativas.

Foco – Dê o exemplo e mantenha o foco

É verdade que fisicamente no escritório também procrastinava ao ver o seu feed nas redes sociais, mas agora que está em casa esse risco é maior (e quem diz redes sociais diz televisão, notícias, séries, filmes, mulher, filhos, cão…) Enfim, não perca o foco nas tarefas que tem de realizar: trabalhe tão ou mais afincadamente do que na empresa, nem que tenha de reduzir as distrações ao mínimo!

Leia também o nosso artigo “Vantagens e desvantagens de trabalhar a partir de casa”.

Picos de trabalho – A flexibilidade de horário pode aumentar a produtividade

Uma das grandes vantagens do teletrabalho é a flexibilidade de horário e por isso, outra dica para não perder a produtividade durante o surto de Coronavírus é dar aos seus colaboradores a oportunidade de trabalharem nas horas em que são mais produtivos. E isso porque apesar da maioria das pessoas ser mais produtiva de manhã, há exceções à regra: a sua empresa pode ter talentos escondidos que são mais eficientes durante a tarde e outros após o jantar.

Zona de trabalho – Local sossegado, com boa iluminação e temperatura amena

Aproveite as videoconferências para verificar se os seus colaboradores estão a trabalhar num lugar sossegado ou estão a fazer a ligação diretamente da cama, de pijama vestido e tudo! E isso porque é sempre possível encontrar em casa uma zona mais tranquila e silenciosa para trabalhar e não perder a concentração… nem perder a produtividade durante o surto de Coronavírus! O conselho vale para si e para todos!

Paciência – E por fim, uma GRANDE dose de paciência…

Sim, leu bem, a última dica é encontrar paciência todos os dias e a todas as horas, para encarar com simpatia, ânimo, disponibilidade e espírito de entreajuda este período de pandemia, que além de estar a assustá-lo a si e aos seus colaboradores e a exigir mudanças drásticas de rotina, está a obrigar a enfrentar um novo desafio profissional para o qual, muito possivelmente não tiverem formação nem tempo para adaptação: o teletrabalho!

Mais tarde ou mais cedo, com mais ou menos vítimas, mais ou menos estragos na economia… o novo Coronavírus vai abalar, mas estes hábitos de trabalho a partir de casa que incutiu nos seus colaboradores e que permitiram não perder a produtividade durante o surto, vão ficar. E o futuro será menos incerto quando souber que a sua empresa não perde a produtividade se tiver de operar remotamente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Trabalho remoto durante o surto de Coronavírus

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.