Tipo de foto para curriculum vitae
Independentemente de concordar ou não com o uso de uma fotografia num currículo, o facto é que cada vez mais empresas pedem aos candidatos para enviar a sua foto juntamente com a candidatura. E por muito teimoso ou feio que seja… não pode fugir a isso. A alternativa é usar uma imagem adequada. Saiba como já a seguir!
Para algumas funções o aspeto do candidato é – ou devia ser – totalmente irrelevante mas para outras (atendimento ao público, televisão, cinema, teatro…) a figura física conta e, por esse motivo, mesmo que não lhe tenha sido solicitado, deve incluir uma imagem sua no currículo. Repare que se não enviar foto os recrutadores vão partir do princípio de que a sua imagem não é propriamente agradável. O mesmo se aplica para o LinkedIn. O seu perfil deve ter uma boa fotografia, por isso deve compreender o que funciona melhor junto de quem o pode selecionar para uma entrevista.
Nesse sentido, acreditamos que já percebeu que a fotografia profissional onde mostra a cabeça e os ombros, com o clássico casaco de fato escuro, cabelo arranjado e sorriso no rosto é a mais apropriada, correto? O que não percebemos é por que não a está a usar… Para além de profissionalismo, este tipo de imagem demonstra simpatia, pelo que é a mais indicada. A par, a fotografia pode ter um fundo interessante ou background que agrade aos recrutadores e que identifique a área onde trabalha ou onde pretende trabalhar. Por exemplo, um fundo ligado a tecnologias se trabalha com informática ou ligado a arte se é ilustrador ou ligado a medicina, se é médico, etc. Mas atenção que não deve abusar no impacto que esse ambiente vai criar. Convém que não distraia o olhar do recrutador porque a sua imagem deve sobressair em primeiro lugar.
Em alternativa, pode usar uma foto mais criativa. Este tipo de fotografias são sempre bem-vinda pelos recrutadores de áreas ligadas a profissões que exigem alguma criatividade, como design, publicidade, artes, teatro, televisão, jornalismo, etc (os outros candidatos podem e devem limitar-se à foto profissional). Uma imagem fora do comum, num currículo, mostra a sua originalidade. Se a tem, aproveite-a!
Tipos de fotografia que não deve usar
Agora sim, enumeramos aquelas fotografias que não deve mesmo apresentar a um recrutador, sob pena de perder a possibilidade de agarrar o emprego que deseja.
1. Fotografia de baixa qualidade
Não use fotografias de baixa qualidade, ou seja, desfocadas. Se a ideia é que o empregador consiga ver a sua cara para quê enviar uma foto onde a sua imagem não é suficientemente visível? Além de ser uma má imagem, demonstra que ou não tem fotos suas com qualidade ou não tem paciência para procurar uma imagem adequada. Seguramente que isso será o suficiente para o seu currículo ser posto de lado.
2. Selfie
Não se retrate a si próprio. Uma selfie não transmite profissionalismo, por isso evite tirar fotografias a si mesmo e peça a um familiar ou amigo para o ajudar a encontrar a posição, o local e a expressão facial mais certeira: aquela que demonstre simpatia, confiança e dinamismo.
3. Fotografia com pouca visibilidade
Não use fotografias com má iluminação ou fotografias tiradas de muito longe que impeçam o recrutador de ver o seu rosto com nitidez.
4. Fotografia inapropriada para a sua área
Não use uma fotografia desapropriada para a área onde se está a candidatar. Faz sentido que envie uma foto sua com uma máquina fotográfica na mão se trabalha com imagens mas se pretende candidatar-se, por exemplo, a um cargo num departamento financeiro de uma empresa, essa imagem já não serve de todo.
5. Fotografia numa festa
Não use aquelas fotografias que lhe foram tiradas em festas (ou pior ainda, na praia ou na piscina). Por muito bonito e bem-disposto que esteja na imagem, não deve misturar negócios com prazer. Deixe a sua fotografia na festa para o Facebook e selecione outra para o currículo.
6. Fotografia cortada
Não use uma imagem que esteja cortada, ou seja, onde seja fácil perceber que ao seu lado estava outra pessoa porque aparece um braço ou um ombro a mais. Este tipo de fotos levam o recrutador a pensar – e bem – que nem se deu ao trabalho de posar sozinho para ter uma apresentação mais profissional no currículo.
7. Fotografia com roupa desapropriada
Não use uma fotografia onde aparece com roupa espalhafatosa ou, pior que isso, praticamente sem roupa. Nada de decotes, biquínis, t-shirts de clubes de futebol e afins.
8. Fotografias com acessórios
Não use imagens onde aparece de óculos escuros ou boné na cabeça. Os acessórios podem esconder o seu rosto e revelar o seu lado mais informal que é, de resto, tudo o que não deve mostrar se pretende arranjar um emprego.
Preparado? Agora pode ir buscar a sua máquina fotográfica, vestir uma roupa apropriada, passar um pouco de maquiagem (se for o caso) e chamar um familiar ou amigo (o vizinho, se não estiver ocupado, também serve) para lhe tirar uma (BOA) foto.