Conheça as tendências em redes sociais para 2016
O novo ano ainda não chegou mas está por dias. Entretanto será que a sua empresa já conhece as tendências a nível de marketing em redes sociais para 2016? É importante que tome contacto com as novas funcionalidades que poderão ajudar a angariar leads e conquistar novos clientes. Já!
1. Publicações em tempo real
O imediatismo só pode crescer exponencialmente em 2016. Cada vez mais, aumenta o desejo de partilhar o que está a acontecer nas redes sociais no exato momento em que a informação se torna pública. A sua empresa deve ter isso em linha de conta na estratégia de marketing do próximo ano para não defraudar as expectativas dos clientes e para não ficar atrás da concorrência.
2. Variedade de formatos
As novidades sempre foram bem-vindas. Por isso as novas opções para publicações que estão a ser criadas devem ser aproveitadas por qualquer negócio que queira inovar e estimular os clientes a permanecer na rede. O Artigo Instantâneo do Facebook foi exemplo disso, permitindo publicações inteiras na rede sem a necessidade de colocar links externos. Também o Twitter está a mudar a sua estratégia, investindo em conteúdo ao vivo com uma nova funcionalidade chamada Project Lightning que visa permitir aos utilizadores seguir eventos ao vivo através de canais exclusivos e seleção de twittes, imagens e vídeos.
3. Botão de compra
Não pode continuar a usar as redes sociais apenas como forma de interagir com os consumidores. Deve começar a atrair potenciais clientes por meio de conteúdo de qualidade e estratégias de marketing, nomeadamente usando o botão de compra para que as pessoas não precisem de ser direcionadas para um site ou para uma loja virtual. Algumas empresas já estão a beneficiar do botão de compra no Facebook, Twitter e Pinterest. Basta um clique e a compra é feita! O software direciona os utilizadores diretamente para uma página com dados de pagamento e entrega dos produtos/serviços. Essa funcionalidade só pode ser aplicada em publicações pagas ou anúncios, naturalmente. A estimativa é que até ao final de 2016, a maioria das redes sociais adotem algum tipo de botão de compra nas suas campanhas e anúncios.
4. Conteúdo interativo
Sabia que atualmente os conteúdos apresentados em vídeo já têm duas vezes mais interação do que os textos? E a tendência é para aumentar! Isso prova que os utilizadores das redes sociais privilegiam os conteúdos interativos, como vídeos e podcasts (um clássico que está a regressar com força) que possam ver e ouvir, inclusive nos seus equipamentos móveis.
5. Mobile marketing
Como tem disparado a venda de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, a sua empresa tem de adaptar os conteúdos a ecrãs mais pequenos e oferecer ações exclusivas para que os utilizadores das redes sociais tenham acesso a informação pertinente a qualquer hora e de qualquer lugar.
6. Alcance orgânico
Ultimamente mesmo as redes sociais com mais acessos apresentaram uma queda no alcance orgânico. E com a queda nas pesquisas orgânicas, é essencial que as empresas comecem a analisar os seus indicadores chaves de desempenho (KPIs) e repensem as suas estratégias nas redes sociais. A competição pelo alcance orgânico está a aumentar cada vez mais, com o volume de novas páginas e a qualidade de conteúdo, é difícil manter a atenção dos utilizadores. Previna-se!
7. Privacidade
Os casos de falhas a nível de segurança e excesso de exposição nas redes sociais têm aumentado. Com eles aumentam as preocupações com a privacidade. As redes sociais estão empenhadas em implementar mais medidas de segurança e proteções para os utilizadores mas as empresas não podem ficar de braços cruzados: devem ficar atentas a formas menos invasivas de atuação nas redes sociais. É necessário conhecer cada vez melhor o perfil das suas audiências para divulgarem um conteúdo que seja relevante e alinhado com os interesses do público-alvo.
8. Novas pequenas plataformas
Atualmente presenciamos o surgimento de novas plataformas. Algumas aparecem e desaparecem. Outras parece que vieram para ficar… como é o caso do Snapchat que está em forte crescimento, com cada vez mais utilizadores. Tenha-o debaixo de olho.
E agora reúna a sua equipa de marketing e comece a preparar as estratégias em redes sociais para o próximo ano. Seja o primeiro a usufruir das potencialidades das novas ferramentas e a ganhar dinheiro com as novas tendência. Bom ano novo!