Selfies Marketing – A Moda Dos Selfies
A moda das selfies ou autorretratos tirados com um smartphone ou câmara digital, chegou para ficar! Quem não anda por ai a tirar e a partilhar fotografias destas nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, Facebook e Twitter? Quem não o faz que ponha o dedo no ar… ou que ponha o selfie stick (ou pau de selfie) no ar e comece agora!
Venha! Junte-se ao numeroso grupo de pessoas que gosta de selfies, essas fotos divertidas e até cómicas que felizmente já se desprenderam da associação a pessoas narcisistas e que hoje até são vistas como normais e praticamente obrigatórias. Então, num mercado onde cada vez mais a atenção é a palavra-chave, a selfie pode ser uma excelente forma de promover marcas e negócios. De vender produtos e serviços. Já reparou como uma selfie pode combinar humor e realidade em campanhas nas redes sociais? Se não reparou é porque anda distraído…. Não perca mais tempo, acompanhe a par e passo as novas estratégias de marketing se não quer ficar atrás da concorrência.
Estratégia de marketing com selfies
As empresas já começaram a ver as selfies como uma poderosa ferramenta de marketing. No entanto esta ferramenta para ser bem-sucedida deve estar integrada numa estratégia. Siga as sugestões que se seguem e posicione-se na frente da vanguarda.
1. Analise o seu público-alvo
Antes de começar verifique se o seu público está familiarizado com esta nova ferramenta de marketing. Se vende produtos geriátricos pode não ser a melhor estratégia mas se tem um negócio virado para faixas etárias jovens não tem porque hesitar. Mesmo assim confirme se os seus clientes tiram selfies e perceba se uma selfie os aproximaria da sua empresa, os levava a aderir a uma campanha, partilhar e interagir. Se sim, avance. Se não, pode passar à leitura de outro texto.
2. Defina uma estratégia
Defina agora a sua estratégia, veja quais são os objetivos da ou das selfies que pretende tirar e o que pretende transmitir ao seu público com essas imagens. Verifique ainda de que forma esses objetivos se adequam aos objetivos da empresa, valores da marca e posicionamento no mercado.
3. Seja natural e real
Não se descuide com as principais caraterísticas das selfies que são o facto de serem fotografias reais e naturais. Se desvirtuar isso, não terá qualquer sucesso. Mas se promover uma campanha com base nestes dois pressupostos, aproveitando para divulgar um produto ou serviço numa situação do quotidiano, vai ganhar partilhas nas redes sociais.
4. Envolva os seus clientes
Mais importante do que tirar selfies que promovam a sua empresa é conseguir que os seus clientes o façam por si. Envolva os seus clientes nas selfies, através de campanhas, por exemplo, com acesso a apps especificas e solicite o upload das imagens para as suas páginas nas redes socias.
E divirta-se!