Saiba como evitar conteúdo duplicado

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Conheça como evitar conteúdo duplicado

De forma voluntária ou involuntária, o conteúdo duplicado é sempre um dos fatores que afeta de forma negativa o SEO de um site, colocando-o em posições menos vantajosas nos resultados dos motores de busca. Mas também condiciona a opinião dos utilizadores que, quando descobrem dois conteúdos iguais ou muito idênticos, torcem o nariz e procuram por informação mais fidedigna noutro site… quando, nalguns casos, a informação duplicada até era a mais relevante!

Não convém que o conteúdo duplicado no seu site atrapalhe o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) que tem vindo a desenvolver, afetando quer a reputação da sua empresa, quer a posição das suas páginas no ranking do Google. É hora de ter mais cuidado e brio na produção de conteúdos e, se for o caso, aplicar algumas dicas para contornar a replicação de conteúdos nas suas páginas na Internet.

O que é conteúdo duplicado?

Por conteúdo duplicado ou conteúdo repetido entende-se todo o conteúdo que foi copiado e colado noutra página, integral ou parcialmente (em muitos casos a cópia de um ou dois parágrafos é suficiente).
Naturalmente que a duplicação de conteúdo pode acontecer por plágio, por exemplo, quando uma empresa lhe “rouba” um artigo de blog (e vice-versa), mas neste artigo vamos litarmo-nos à duplicação de conteúdo dentro do seu próprio site ou fora do seu site, mas sem segundas intenções, sim? É que até nem é grave colocar de boa fé e com a devida referência, uma notícia de outra empresa ou de um meio de comunicação no seu site, porque os robots do Google são capazes de detetar exceções à regra. Mas não cedem em casos de duplicação de conteúdo dentro de um mesmo domínio (muitas vezes intencional, para manipular o algoritmo do Google), erros de programação e por aí fora…

Porque deve evitar conteúdo duplicado no site da sua empresa?

Bom, já sabe que conteúdos duplicados são punidos pelo Google, mas como é que isso pode afetar o seu site? Pode retirá-lo dos primeiros lugares dos resultados de pesquisa e colocá-lo bem no fim da lista! Ou nem isso, porque quando há conteúdo duplicado em páginas do mesmo domínio (em http:// e também em https://, por exemplo) que ficam a competir entre si de forma intencional, os robots do Google acabam baralhados… sem saber qual delas exibir e podem acabar por escolher outra página, de outra empresa, e com conteúdos menos relevantes, para apresentarem aos utilizadores em determinada pesquisa. E mesmo que o Google ou outro motor de busca, divida a autoridade entre o seu site e o site que replicou o conteúdo, acredite que vai perder a sua posição nos resultados de pesquisa, deitando por água abaixo todo o trabalho SEO dos últimos meses. E se pensa que o Google apresenta em primeiro lugar os conteúdos mais antigos, que foram indexados primeiro, saiba que nem sempre é assim, principalmente se os conteúdos dessa página estiverem a ser duplicados noutros domínios. E é por isso que já de seguida vamos apontar algumas soluções para evitar ou pelo menos corrigir a duplicação de conteúdo interna e externa, mas antes disso…

Como verificar se o site da sua empresa tem conteúdo duplicado?

Hoje em dia existem várias ferramentas que identificam conteúdo duplicado no seu site, sendo que a mais usada é o SEMrush, já que faz uma auditoria gratuita, indicando também outros problemas SEO e as melhores formas de os resolver.

Como evitar conteúdo duplicado nas páginas do seu site?

Nada como evitar a duplicação de conteúdo em vez de se desesperar por perder posições no ranking do Google, certo? Nesse sentido, vamos apontar as principais medidas para identificar e resolver o problema.

1. Redirecionamento 301

O redirecionamento 301 é excelente para evitar conteúdo duplicado porque redireciona automaticamente os motores de busca e os visitantes que acedem a uma página, para a sua versão alternativa ou melhorada, aquela que você quer promover.
Esta é a estratégia mais aconselhada em sites que precisam de mudar o domínio, mas não querem perder o tráfego nem a relevância perante os motores de busca.

Quer mudar ou transferir o domínio do seu site, mas não quer perder nem conteúdos, nem visitantes, nem fatores de ranqueamento? Contacte a PME!

2. Canonical tag

A canonical tag é usada para evitar o conteúdo repetido, quando deseja, propositadamente, manter conteúdos duplicados ou muito semelhantes em diferentes páginas do mesmo site, mas precisa que apenas uma das páginas seja indexada. Nesse caso, basta que use uma canonical tag para mostrar ao motor de busca qual a página mais relevante para o visitante. Esta tag é muito semelhante ao redirecionamento 301, mas mais rápida de implementar porque é inserida diretamente no código HTML de cada página.

3. Tag noindex

Ao contrário do redirecionamento 301 e da canonical tag, a tag noindex tem por objetivo indicar aos motores de busca o ranqueamento de uma página específica sem que haja indexação nos seus resultados de pesquisa. Ou seja, esta tag pode ser usada noutros sites que têm conteúdo da sua empresa e é especialmente vantajosa caso tenha uma campanha exclusiva e queira que apenas os visitantes do seu site a encontrem.

4. Escolha uma versão para o seu domínio

Tendo em conta as duplicações de conteúdo em http:// e https:// ou através de links que contém versões com e sem “www”, o melhor é mesmo escolher uma única versão para o seu domínio ou definir a versão preferida para o seu site, utilizando o Google Search Console.

5. Monitorize o seu conteúdo

Se já se apercebeu de que alguns sites replicam o seu conteúdo, comece a monitorizar os seus materiais. Esforce-se por manter uma relação cordial com os administradores desses sites, mas sem deixar de verificar se estão ou não a referenciar a sua empresa quando retiram conteúdos do seu site.

Se a sua empresa não tem um programador para implementar estas sugestões para evitar conteúdo repetido, peça uma proposta sem compromisso à PME!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Saiba como evitar conteúdo duplicado

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.