Conheça como evitar conteúdo duplicado
De forma voluntária ou involuntária, o conteúdo duplicado é sempre um dos fatores que afeta de forma negativa o SEO de um site, colocando-o em posições menos vantajosas nos resultados dos motores de busca. Mas também condiciona a opinião dos utilizadores que, quando descobrem dois conteúdos iguais ou muito idênticos, torcem o nariz e procuram por informação mais fidedigna noutro site… quando, nalguns casos, a informação duplicada até era a mais relevante!
Não convém que o conteúdo duplicado no seu site atrapalhe o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) que tem vindo a desenvolver, afetando quer a reputação da sua empresa, quer a posição das suas páginas no ranking do Google. É hora de ter mais cuidado e brio na produção de conteúdos e, se for o caso, aplicar algumas dicas para contornar a replicação de conteúdos nas suas páginas na Internet.
O que é conteúdo duplicado?
Por conteúdo duplicado ou conteúdo repetido entende-se todo o conteúdo que foi copiado e colado noutra página, integral ou parcialmente (em muitos casos a cópia de um ou dois parágrafos é suficiente).
Naturalmente que a duplicação de conteúdo pode acontecer por plágio, por exemplo, quando uma empresa lhe “rouba” um artigo de blog (e vice-versa), mas neste artigo vamos litarmo-nos à duplicação de conteúdo dentro do seu próprio site ou fora do seu site, mas sem segundas intenções, sim? É que até nem é grave colocar de boa fé e com a devida referência, uma notícia de outra empresa ou de um meio de comunicação no seu site, porque os robots do Google são capazes de detetar exceções à regra. Mas não cedem em casos de duplicação de conteúdo dentro de um mesmo domínio (muitas vezes intencional, para manipular o algoritmo do Google), erros de programação e por aí fora…
Porque deve evitar conteúdo duplicado no site da sua empresa?
Bom, já sabe que conteúdos duplicados são punidos pelo Google, mas como é que isso pode afetar o seu site? Pode retirá-lo dos primeiros lugares dos resultados de pesquisa e colocá-lo bem no fim da lista! Ou nem isso, porque quando há conteúdo duplicado em páginas do mesmo domínio (em http:// e também em https://, por exemplo) que ficam a competir entre si de forma intencional, os robots do Google acabam baralhados… sem saber qual delas exibir e podem acabar por escolher outra página, de outra empresa, e com conteúdos menos relevantes, para apresentarem aos utilizadores em determinada pesquisa. E mesmo que o Google ou outro motor de busca, divida a autoridade entre o seu site e o site que replicou o conteúdo, acredite que vai perder a sua posição nos resultados de pesquisa, deitando por água abaixo todo o trabalho SEO dos últimos meses. E se pensa que o Google apresenta em primeiro lugar os conteúdos mais antigos, que foram indexados primeiro, saiba que nem sempre é assim, principalmente se os conteúdos dessa página estiverem a ser duplicados noutros domínios. E é por isso que já de seguida vamos apontar algumas soluções para evitar ou pelo menos corrigir a duplicação de conteúdo interna e externa, mas antes disso…
Como verificar se o site da sua empresa tem conteúdo duplicado?
Hoje em dia existem várias ferramentas que identificam conteúdo duplicado no seu site, sendo que a mais usada é o SEMrush, já que faz uma auditoria gratuita, indicando também outros problemas SEO e as melhores formas de os resolver.
Como evitar conteúdo duplicado nas páginas do seu site?
Nada como evitar a duplicação de conteúdo em vez de se desesperar por perder posições no ranking do Google, certo? Nesse sentido, vamos apontar as principais medidas para identificar e resolver o problema.
1. Redirecionamento 301
O redirecionamento 301 é excelente para evitar conteúdo duplicado porque redireciona automaticamente os motores de busca e os visitantes que acedem a uma página, para a sua versão alternativa ou melhorada, aquela que você quer promover.
Esta é a estratégia mais aconselhada em sites que precisam de mudar o domínio, mas não querem perder o tráfego nem a relevância perante os motores de busca.
Quer mudar ou transferir o domínio do seu site, mas não quer perder nem conteúdos, nem visitantes, nem fatores de ranqueamento? Contacte a PME!
2. Canonical tag
A canonical tag é usada para evitar o conteúdo repetido, quando deseja, propositadamente, manter conteúdos duplicados ou muito semelhantes em diferentes páginas do mesmo site, mas precisa que apenas uma das páginas seja indexada. Nesse caso, basta que use uma canonical tag para mostrar ao motor de busca qual a página mais relevante para o visitante. Esta tag é muito semelhante ao redirecionamento 301, mas mais rápida de implementar porque é inserida diretamente no código HTML de cada página.
3. Tag noindex
Ao contrário do redirecionamento 301 e da canonical tag, a tag noindex tem por objetivo indicar aos motores de busca o ranqueamento de uma página específica sem que haja indexação nos seus resultados de pesquisa. Ou seja, esta tag pode ser usada noutros sites que têm conteúdo da sua empresa e é especialmente vantajosa caso tenha uma campanha exclusiva e queira que apenas os visitantes do seu site a encontrem.
4. Escolha uma versão para o seu domínio
Tendo em conta as duplicações de conteúdo em http:// e https:// ou através de links que contém versões com e sem “www”, o melhor é mesmo escolher uma única versão para o seu domínio ou definir a versão preferida para o seu site, utilizando o Google Search Console.
5. Monitorize o seu conteúdo
Se já se apercebeu de que alguns sites replicam o seu conteúdo, comece a monitorizar os seus materiais. Esforce-se por manter uma relação cordial com os administradores desses sites, mas sem deixar de verificar se estão ou não a referenciar a sua empresa quando retiram conteúdos do seu site.
Se a sua empresa não tem um programador para implementar estas sugestões para evitar conteúdo repetido, peça uma proposta sem compromisso à PME!