Quando Investir?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O mercado de trabalho, assim como as empresas, reage de acordo com o direção e a atitude de seus líderes. Sendo assim, toda decisão deve ser premeditada e analisada. Para tanto é necessário inovar e investir no momento certo, sem colocar em risco a saúde da empresa. E como está o comportamento do mercado no quesito investimento? Quando investir?

De acordo com o IDC (Internacional Data Corporation), em 2015 o setor de TI deverá crescer 0,9% em Portugal, o que representa 3,46 milhões de Euros a mais que em 2014. Já no Brasil, o IDC prevê um crescimento de 5% para 2015, totalizando US$ 165,6 bilhões. O segmento de TI é um dos que mais se mantém acima da inflação em todo o mundo, mostrando crescimentos anuais sempre superiores aos do ano anterior. No entanto, mesmo com todo o cenário positivo, o setor de TI ainda é o que menos investe em inovação. Somente 11,4% das empresas são responsáveis por lançarem novos produtos e/ou serviços anualmente. O restante tem o hábito de investir somente por alguns períodos para obter retornos em longo prazo. No Brasil, uma empresa de TI chega a ficar de três a cinco anos sem lançar nenhum produto ou serviço novo.

quando investir

No ano passado, dentre as mil empresas de tecnologia que mais investiram em Pesquisa e Desenvolvimento no mundo, somente sete são brasileiras. Isso mostra como a cultura empresarial brasileira precisa mudar. Nenhuma das empresas brasileiras pertence ao grupo de prestadores de serviços. São todas do setor da indústria e isso reforça um mito de que empresas do setor da prestação de serviço não precisam investir no crescimento da empresa.

Ressalta-se que no setor de serviços, não existe somente a área de Pesquisa e Desenvolvimento para ser investida. É importante lembrar que investimento em mão-de-obra, como treinamento, qualificação e profissionalização são tão importantes quanto investimentos em infraestrutura e pesquisas.

O número de empresas que investem em treinamento no Brasil cresce a cada dia. Isso porque há um aumento na concorrência, principalmente com empresas estrangeiras que estão cada vez mais tomando espaço no mercado interno, oferecendo produtos diferenciados e com preço acessível. Isso torna os consumidores cada vez mais exigentes na hora de definir o que comprar. Também por essa competitividade, é importante investir em treinamentos – sejam voltados para o aprimoramento técnico ou tecnológico (como é mais comum nos setores químico, petroquímico, mineração, metalurgia e siderurgia) ou concebidos para modificar o comportamento das pessoas (como ocorre nos setores de prestação de serviços).

A capacitação das pessoas é necessária e reflete diretamente no diferencial competitivo. Acredita-se que funcionários mais bem qualificados conseguem produzir soluções mais criativas e maior resolutividade. Essa iniciativa é indicada nao apenas para empresas bem consolidades, mas também para empresas com dificuldades financeiras.

quando investir

A dúvida que fica para os empresários é: Qual o melhor momento para investir? O mundo corporativo é muito diversificado, mas existe uma regra de ouro que vale para qualquer segmento de empresa e até mesmo para profissionais autônomos: invista quando sua empresa estiver no topo. O que mais se vê no mundo corporativo são empresas estagnadas quando estão passando por um crescimento contínuo. Os diretores e administradores procuram solidificar a fórmula usada para chegar ao sucesso momentâneo e tentar mantê-lo. No Brasil, muitos ainda pensam que “em time que está ganhando não se mexe”,mas é justamente aí que mora o perigo.

Quando uma empresa está em alta no mercado, é o momento certo para fazer investimentos e tentar inovar. Afinal, este é o momento mais tranquilo, uma vez que o custo de investimentos não impactará tanto na saúde da empresa. Tentar inovar quando se está ganhando é a melhor estratégia para se obter mais sucesso.

Mas o que vemos acontecer muito no mercado, principalmente entre as pequenas e médias empresas, é que o pensamento de investir e inovar só acontece quando a curva de crescimento da empresa começa a cair. Neste momento, muitos administradores começam a querer investir na empresa para poder fazê-la voltar a crescer e este pensamento pode levar uma empresa ao fechamento.

Escolher o melhor momento é muito importante, pois pode definir quando a empresa vai crescer mais ou não. Se a empresa vai bem, então é hora de ultrapassar essa barreira, ir além do foco no cliente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Quando Investir?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.