Qual o melhor dominio para site e para SEO?
Faz parte do grupo de empresários que na hora de registar um nome se interroga sobre se o domínio de um site é importante para SEO? Pois bem, vamos dar-lhe a resposta… mas umas linhas mais à frente, sim?
Para qualquer gestor de empresas, mais importante ainda do que perceber se o domínio de um site é importante para SEO (Search Engine Optimization), é compreender o algoritmo do Google para ter sucesso nas suas ações de marketing digital, nomeadamente nas que incluem estratégias SEO. E isso porque o Google está constantemente a alterar o seu algoritmo!
Ora, se há uns tempos era comum a compra de um domínio (endereço que o utilizador vê no browser quando chega ao site da sua empresa, por exemplo www.dominio.pt) com a palavra-chave exata do negócio para alcançar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa, hoje em dia não é bem assim… A palavra-chave exata no nome do domínio já não é um diferencial, e ainda bem porque a dada altura as empresas já estavam a fazer de tudo para colocar a palavra-chave exata no nome de domínio nem que fosse à custa de traços (-) e outros símbolos que as ajudassem a se posicionarem o melhor possível, mas acabando por confundir os utilizadores. Felizmente a moda já lá vai!
Atualmente, esta estratégia não é relevante para SEO. Por isso, quando nos pergunta se o domínio de um site é importante para SEO, temos de responder… nem por isso. Ou melhor, não se prenda com isso! Dar-lhe um redondo “não” como resposta seria exagerar, pois o Google tem vindo a retirar a importância do domínio relativamente às questões de SEO – e até chegou a anunciar que já não fazia ligação entre os primeiros lugares de pesquisa com os domínios – mas a verdade é que diminuir a relevância do domínio para SEO não significar eliminar, correto? Mas também não lhe podemos responder com um “sim” porque nos tempos que correm não vale a pena esforçar-se para comprar um domínio com a palavra-chave exata do seu negócio. Valores mais fortes se levantam! Por isso, a resposta mais sincera é “nem por isso”, pois apesar do Google estar cada vez mais atento aos manipuladores, o nome do domínio ainda tem algum interesse para SEO, e é a ele que nos vamos agarrar de seguida… mas com pouca força!
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Como usar estratégias SEO num nome de domínio?
Como sabe, pode e deve utilizar estratégias SEO baseadas essencialmente na inclusão de palavras-chave ou keywords em praticamente todos os conteúdos que coloca online. Por isso, o nome do domínio faz parte de um todo, ou seja, de um conjunto de ações que têm por objetivo final alcançar o topo do Google e gerar mais leads. E como tal até tem espaço para SEO, sim, mas deve seguir as nossas dicas:
Autoridade de domínio
Em primeiro lugar, não interessa se o domínio de um site é importante para SEO ou não. O que mais importa é que o nome de domínio seja muito bem escolhido porque depois de escolhido já não dá para o alterar. Não é como o conteúdo de uma página do site que pode trocar quando bem lhe apetecer. Não, o domínio mantém-se – ou é suposto manter-se – por muito tempo e independentemente das alterações que Google faz aos seus algoritmos. Logo, ele tem de ser bem mais do que o nome do site e não deve ser comprado só por causa da sua palavra-chave em termos de SEO. O mais importante de tudo é a autoridade do domínio, ou seja, a reputação da marca e a possibilidade de esse nome perdurar no tempo (enquanto que o valor de uma palavra-chave muda constantemente). Escolha-o tendo em conta o seu público-alvo, a pertinência do conteúdo e a (boa) experiência de navegação.
Idade do domínio
A idade é um posto, também no caso dos domínios. Regra geral, os domínios mais antigos são mais credíveis para os motores de busca. Por isso, se os nomes de domínio que mais queria estão registados, não se iniba de procurar por domínios expirados que possa comprar para a sua empresa.
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Palavras-chave no domínio
É verdade que as palavras-chave no nome do domínio ainda ajudam ligeiramente no ranking, aumentando os cliques nos resultados dos motores de busca. Mas o nosso conselho vai para um nome que assegure a longevidade, que reflita a sua marca e que só depois pense em SEO. Palavras-chave no domínio, apenas se fizer sentido e se o nome se correlacionar com o produto ou serviço que a sua empresa oferece! De resto, se o seu domínio for otimizado de forma adequada, o Google compreende e aceita automaticamente as suas ofertas. Se incluir palavras-chave, ótimo, mas se não as incluir não há problema nenhum: melhor assim do que colocar uma palavra-chave de forma suspeita.
Boa relação entre nome de domínio e marca
Apesar do nome de domínio nem sempre conseguir refletir exatamente o produto ou serviço que a sua empresa comercializa, qualquer coisa de (muito) útil há de conseguir dizer, certo? Assim, tente criar uma relação entre nome de domínio e marca, que seja clara de forma a que os seus clientes a identifiquem imediatamente. Mais do que se prender com questões como “o domínio de um site é importante para SEO”, deve investir num nome que faça sentido para o seu público-alvo.
Esteja ou não com a preocupação de fazer SEO com o seu nome de domínio, a verdade é que para pôr o site da sua empresa online, precisa de comprar e registar domínio.
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