Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Qual o melhor dominio para site e SEO?

Qual o melhor dominio para site e para SEO?

Faz parte do grupo de empresários que na hora de registar um nome se interroga sobre se o domínio de um site é importante para SEO? Pois bem, vamos dar-lhe a resposta… mas umas linhas mais à frente, sim?

Para qualquer gestor de empresas, mais importante ainda do que perceber se o domínio de um site é importante para SEO (Search Engine Optimization), é compreender o algoritmo do Google para ter sucesso nas suas ações de marketing digital, nomeadamente nas que incluem estratégias SEO. E isso porque o Google está constantemente a alterar o seu algoritmo!

Ora, se há uns tempos era comum a compra de um domínio (endereço que o utilizador vê no browser quando chega ao site da sua empresa, por exemplo www.dominio.pt) com a palavra-chave exata do negócio para alcançar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa, hoje em dia não é bem assim… A palavra-chave exata no nome do domínio já não é um diferencial, e ainda bem porque a dada altura as empresas já estavam a fazer de tudo para colocar a palavra-chave exata no nome de domínio nem que fosse à custa de traços (-) e outros símbolos que as ajudassem a se posicionarem o melhor possível, mas acabando por confundir os utilizadores. Felizmente a moda já lá vai!

Atualmente, esta estratégia não é relevante para SEO. Por isso, quando nos pergunta se o domínio de um site é importante para SEO, temos de responder… nem por isso. Ou melhor, não se prenda com isso! Dar-lhe um redondo “não” como resposta seria exagerar, pois o Google tem vindo a retirar a importância do domínio relativamente às questões de SEO – e até chegou a anunciar que já não fazia ligação entre os primeiros lugares de pesquisa com os domínios – mas a verdade é que diminuir a relevância do domínio para SEO não significar eliminar, correto? Mas também não lhe podemos responder com um “sim” porque nos tempos que correm não vale a pena esforçar-se para comprar um domínio com a palavra-chave exata do seu negócio. Valores mais fortes se levantam! Por isso, a resposta mais sincera é “nem por isso”, pois apesar do Google estar cada vez mais atento aos manipuladores, o nome do domínio ainda tem algum interesse para SEO, e é a ele que nos vamos agarrar de seguida… mas com pouca força!

O domínio de um site é importante para SEO? Independentemente disso, adquira o seu domínio numa empresa de confiança!

A pme.pt tem vários planos para registar domínio nacional e internacional que incluem funcionalidades como email, certificado SSL, site WordPress com sitebuilder, redirecionamento para URL, gestão de subdomínios, etc.

Clique aqui e consulte o nosso preçário para registar o domínio da sua empresa!

Como usar estratégias SEO num nome de domínio?

estratégias SEO

Como sabe, pode e deve utilizar estratégias SEO baseadas essencialmente na inclusão de palavras-chave ou keywords em praticamente todos os conteúdos que coloca online. Por isso, o nome do domínio faz parte de um todo, ou seja, de um conjunto de ações que têm por objetivo final alcançar o topo do Google e gerar mais leads. E como tal até tem espaço para SEO, sim, mas deve seguir as nossas dicas:

Autoridade de domínio

autoridade do domínio

Em primeiro lugar, não interessa se o domínio de um site é importante para SEO ou não. O que mais importa é que o nome de domínio seja muito bem escolhido porque depois de escolhido já não dá para o alterar. Não é como o conteúdo de uma página do site que pode trocar quando bem lhe apetecer. Não, o domínio mantém-se – ou é suposto manter-se – por muito tempo e independentemente das alterações que Google faz aos seus algoritmos. Logo, ele tem de ser bem mais do que o nome do site e não deve ser comprado só por causa da sua palavra-chave em termos de SEO. O mais importante de tudo é a autoridade do domínio, ou seja, a reputação da marca e a possibilidade de esse nome perdurar no tempo (enquanto que o valor de uma palavra-chave muda constantemente). Escolha-o tendo em conta o seu público-alvo, a pertinência do conteúdo e a (boa) experiência de navegação.

Idade do domínio

idade do domínio

A idade é um posto, também no caso dos domínios. Regra geral, os domínios mais antigos são mais credíveis para os motores de busca. Por isso, se os nomes de domínio que mais queria estão registados, não se iniba de procurar por domínios expirados que possa comprar para a sua empresa.

Gostava de saber se o nome que pretende já está registado? Clique aqui e saiba de forma imediata se o nome de domínio que pretende está ou não ocupado!

Palavras-chave no domínio

É verdade que as palavras-chave no nome do domínio ainda ajudam ligeiramente no ranking, aumentando os cliques nos resultados dos motores de busca. Mas o nosso conselho vai para um nome que assegure a longevidade, que reflita a sua marca e que só depois pense em SEO. Palavras-chave no domínio, apenas se fizer sentido e se o nome se correlacionar com o produto ou serviço que a sua empresa oferece! De resto, se o seu domínio for otimizado de forma adequada, o Google compreende e aceita automaticamente as suas ofertas. Se incluir palavras-chave, ótimo, mas se não as incluir não há problema nenhum: melhor assim do que colocar uma palavra-chave de forma suspeita.

Boa relação entre nome de domínio e marca

Apesar do nome de domínio nem sempre conseguir refletir exatamente o produto ou serviço que a sua empresa comercializa, qualquer coisa de (muito) útil há de conseguir dizer, certo? Assim, tente criar uma relação entre nome de domínio e marca, que seja clara de forma a que os seus clientes a identifiquem imediatamente. Mais do que se prender com questões como “o domínio de um site é importante para SEO”, deve investir num nome que faça sentido para o seu público-alvo.

Esteja ou não com a preocupação de fazer SEO com o seu nome de domínio, a verdade é que para pôr o site da sua empresa online, precisa de comprar e registar domínio.
A pme.pt aconselha um domínio curto, claro e relacionado com a sua marca para conquistar mais clientes na Internet. Para mais informações, clique aqui!

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

cPanel - O Guia Definitivo

Explore o poder do cPanel com nosso guia definitivo! Descubra como esta ferramenta intuitiva pode transformar a gestão do seu alojamento web, simplificando tarefas complexas e melhorando a eficiência. Ideal para PMEs e qualquer utilizador.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Qual o melhor dominio para site e SEO?
Todos os recursos que os emails e o site da sua empresa precisam para ter sucesso.

Proteja o Seu Website WordPress com a Nossa Manutenção Especializada

3 em 1 Europa

O Plano Europa Black Friday é a sua oportunidade de fazer
o seu negócio descolar no mercado europeu!

Criar Site
Criar Site
Criamos o seu site numa poderosa ferramenta de vendas! Saiba mais!
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.