Qual o melhor dominio para site e SEO?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Qual o melhor dominio para site e para SEO?

Faz parte do grupo de empresários que na hora de registar um nome se interroga sobre se o domínio de um site é importante para SEO? Pois bem, vamos dar-lhe a resposta… mas umas linhas mais à frente, sim?

Para qualquer gestor de empresas, mais importante ainda do que perceber se o domínio de um site é importante para SEO (Search Engine Optimization), é compreender o algoritmo do Google para ter sucesso nas suas ações de marketing digital, nomeadamente nas que incluem estratégias SEO. E isso porque o Google está constantemente a alterar o seu algoritmo!

Ora, se há uns tempos era comum a compra de um domínio (endereço que o utilizador vê no browser quando chega ao site da sua empresa, por exemplo www.dominio.pt) com a palavra-chave exata do negócio para alcançar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa, hoje em dia não é bem assim… A palavra-chave exata no nome do domínio já não é um diferencial, e ainda bem porque a dada altura as empresas já estavam a fazer de tudo para colocar a palavra-chave exata no nome de domínio nem que fosse à custa de traços (-) e outros símbolos que as ajudassem a se posicionarem o melhor possível, mas acabando por confundir os utilizadores. Felizmente a moda já lá vai!

Atualmente, esta estratégia não é relevante para SEO. Por isso, quando nos pergunta se o domínio de um site é importante para SEO, temos de responder… nem por isso. Ou melhor, não se prenda com isso! Dar-lhe um redondo “não” como resposta seria exagerar, pois o Google tem vindo a retirar a importância do domínio relativamente às questões de SEO – e até chegou a anunciar que já não fazia ligação entre os primeiros lugares de pesquisa com os domínios – mas a verdade é que diminuir a relevância do domínio para SEO não significar eliminar, correto? Mas também não lhe podemos responder com um “sim” porque nos tempos que correm não vale a pena esforçar-se para comprar um domínio com a palavra-chave exata do seu negócio. Valores mais fortes se levantam! Por isso, a resposta mais sincera é “nem por isso”, pois apesar do Google estar cada vez mais atento aos manipuladores, o nome do domínio ainda tem algum interesse para SEO, e é a ele que nos vamos agarrar de seguida… mas com pouca força!

O domínio de um site é importante para SEO? Independentemente disso, adquira o seu domínio numa empresa de confiança!

A pme.pt tem vários planos para registar domínio nacional e internacional que incluem funcionalidades como email, certificado SSL, site WordPress com sitebuilder, redirecionamento para URL, gestão de subdomínios, etc.

Clique aqui e consulte o nosso preçário para registar o domínio da sua empresa!

Como usar estratégias SEO num nome de domínio?

estratégias SEO

Como sabe, pode e deve utilizar estratégias SEO baseadas essencialmente na inclusão de palavras-chave ou keywords em praticamente todos os conteúdos que coloca online. Por isso, o nome do domínio faz parte de um todo, ou seja, de um conjunto de ações que têm por objetivo final alcançar o topo do Google e gerar mais leads. E como tal até tem espaço para SEO, sim, mas deve seguir as nossas dicas:

Autoridade de domínio

autoridade do domínio

Em primeiro lugar, não interessa se o domínio de um site é importante para SEO ou não. O que mais importa é que o nome de domínio seja muito bem escolhido porque depois de escolhido já não dá para o alterar. Não é como o conteúdo de uma página do site que pode trocar quando bem lhe apetecer. Não, o domínio mantém-se – ou é suposto manter-se – por muito tempo e independentemente das alterações que Google faz aos seus algoritmos. Logo, ele tem de ser bem mais do que o nome do site e não deve ser comprado só por causa da sua palavra-chave em termos de SEO. O mais importante de tudo é a autoridade do domínio, ou seja, a reputação da marca e a possibilidade de esse nome perdurar no tempo (enquanto que o valor de uma palavra-chave muda constantemente). Escolha-o tendo em conta o seu público-alvo, a pertinência do conteúdo e a (boa) experiência de navegação.

Idade do domínio

idade do domínio

A idade é um posto, também no caso dos domínios. Regra geral, os domínios mais antigos são mais credíveis para os motores de busca. Por isso, se os nomes de domínio que mais queria estão registados, não se iniba de procurar por domínios expirados que possa comprar para a sua empresa.

Gostava de saber se o nome que pretende já está registado? Clique aqui e saiba de forma imediata se o nome de domínio que pretende está ou não ocupado!

Palavras-chave no domínio

É verdade que as palavras-chave no nome do domínio ainda ajudam ligeiramente no ranking, aumentando os cliques nos resultados dos motores de busca. Mas o nosso conselho vai para um nome que assegure a longevidade, que reflita a sua marca e que só depois pense em SEO. Palavras-chave no domínio, apenas se fizer sentido e se o nome se correlacionar com o produto ou serviço que a sua empresa oferece! De resto, se o seu domínio for otimizado de forma adequada, o Google compreende e aceita automaticamente as suas ofertas. Se incluir palavras-chave, ótimo, mas se não as incluir não há problema nenhum: melhor assim do que colocar uma palavra-chave de forma suspeita.

Boa relação entre nome de domínio e marca

Apesar do nome de domínio nem sempre conseguir refletir exatamente o produto ou serviço que a sua empresa comercializa, qualquer coisa de (muito) útil há de conseguir dizer, certo? Assim, tente criar uma relação entre nome de domínio e marca, que seja clara de forma a que os seus clientes a identifiquem imediatamente. Mais do que se prender com questões como “o domínio de um site é importante para SEO”, deve investir num nome que faça sentido para o seu público-alvo.

Esteja ou não com a preocupação de fazer SEO com o seu nome de domínio, a verdade é que para pôr o site da sua empresa online, precisa de comprar e registar domínio.
A pme.pt aconselha um domínio curto, claro e relacionado com a sua marca para conquistar mais clientes na Internet. Para mais informações, clique aqui!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Qual o melhor dominio para site e SEO?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.