Duas jovens do movimento Just Stop Oil foram condenados a penas de prisão por terem atirado sopa de tomate sobre a icónica pintura Girassóis de Vincent van Gogh na National Gallery, em Londres, durante um protesto em outubro de 2022. Phoebe Plummer, de 23 anos, foi condenada a dois anos de prisão, e Anna Holland, de 22 anos, recebeu uma pena de 20 meses.
Ambas foram consideradas culpadas de danos criminais após o ato, que envolveu colarem-se à parede abaixo da obra de arte após atirarem a sopa, apesar de a pintura em si estar protegida por uma cobertura de vidro, o quadro sofreu danos estimados em até 10.000 libras devido aos efeitos corrosivos da sopa na moldura do século XVII, o juiz responsável pelo caso, Christopher Hehir, destacou que o ato esteve muito perto de causar um dano irreparável a uma obra de arte “provavelmente inestimável”.
A defesa das ativistas argumentou que a sua ação tinha como objetivo chamar a atenção para a crise climática e que era uma forma de desobediência civil não violenta, um grupo de mais de 100 artistas e profissionais das artes chegou a publicar uma carta aberta em apoio às ativistas, descrevendo a sua ação como uma manifestação artística em si mesma.
Este protesto foi um dos vários realizados pelo movimento Just Stop Oil nos últimos anos, que visa pressionar o governo do Reino Unido a interromper novos projetos de exploração de combustíveis fósseis.