Descubra os principais elementos da identidade visual de uma marca
Mesmo que tenha um excelente produto ou serviço, se não o conseguir diferenciar e destacar da concorrência, não o pode mostrar nem tão pouco vender, não é verdade? É precisamente por isso que deve investir em alguns dos principais elementos da identidade visual de uma marca: para dar uma personalidade ao seu negócio e uma promessa de qualidade aos seus prospects. E, claro, para ser reconhecido num primeiro olhar pelos seus clientes.
O que se entende por identidade visual de uma marca?
Identidade visual de uma empresa ou de uma marca, é o nome dado ao conjunto de elementos gráficos e visuais que a identificam e a deixam reconhecida para os consumidores. Esse conjunto de elementos, de que vamos falar de seguida, tem por objetivo passar um conceito de forma visual e sistematizada, que representa e reflete uma marca, uma empresa, uma ideia, um produto ou serviço. Por outras palavras, é tudo quanto diferencia uma empresa das demais, e por isso convém que a identidade visual de uma empresa diga aos consumidores quem é, o que faz e para quem o faz. Mas também deve dizer quais são os seus valores de forma a passar uma imagem de profissionalismo capaz de gerar interesse e confiança.
Quais os principais elementos da identidade visual de uma marca?
E agora sim, vamos nomear os principais elementos da identidade visual de uma marca que pode usar nas suas estratégias de marketing para ver a sua empresa, produto ou serviço, reconhecido e valorizado pelo público.
1. Elementos da identidade visual | Nome
Como é evidente, o nome da sua marca é o primeiro elemento a definir, pois vai refletir a essência da sua empresa, os valores do negócio e os benefícios do produto/serviço, dando ao público uma primeira ideia sobre o que pode esperar.
Existem várias opções para nomes – e até se pode arriscar a criar uma palavra nova para designar a sua empresa – mas em todo o caso lembre-se de ponderar bem porque aqui uma má escolha pode deitar por terra um excelente projeto.
2. Elementos da identidade visual | Logotipo
Havendo um nome, há necessidade de se criar um logotipo para que a marca se consiga distinguir e destacar no meio de tantas outras. Ora, o logo pode incluir palavras, mas na sua essência é composto apenas por um símbolo memorável que deve causar impacto visual (sem exageros!) e cujo objetivo é refletir a essência do negócio e ajudar o público a reconhecer a marca rápida e facilmente. No fundo, é outra forma de registar o nome de uma empresa que, nos tempos que correm, deve ser pensada para funcionar também e principalmente, no digital, em termos de definição, aplicação e responsividade.
3. Elementos da identidade visual | Cores
Também as cores ou a família cromática que vai usar nos materiais da sua empresa é importante para permitir um reconhecimento rápido e, claro, agradar e cativar os clientes.
É claro que pode escolher as cores com base no seu gosto pessoal, mas também não lhe fará mal algum conhecer a psicologia das cores para perceber que sensações e sentimentos induzem nas pessoas.
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4. Elementos da identidade visual | Tipografia
Com tantas fontes de letra à disposição, é natural que se sinta perdido na hora de escolher a tipografia da sua marca, mas se se concentrar na personalidade da sua empresa (mais séria, mais divertida, mais segura, mais amiga do ambiente, mais conservadora, mas abrangente, mais jovem, mais exclusiva, mais excêntrica…) consegue selecionar a ou as fontes de letra mais ajustadas para comunicar com o seu público.
5. Elementos da identidade visual | Texturas e padrões
Apesar de em alguns negócios as texturas e padrões serem desnecessárias como elementos de identidade visual, noutros fazem todo o sentido porque habituam o público a determinado esquema que é, regra geral, associado a profissionalismo e exclusividade, como é o caso do padrão das malas Louis Vuitton que leva os consumidores a reconhecer a marca sem ler o nome ou ver o logo.
6. Elementos da identidade visual | Aromas, sabores e sons
E se numas empresas se devem definir texturas e padrões na identidade visual, noutras devem-se designar aromas, sabores e sons. Definir um cheiro, um ingrediente, uma voz ou uma música que torne a marca audível e percetível ainda antes de ser mencionada através do nome.
7. Elementos da identidade visual | Fotografias
Também as fotografias que constam do seu catálogo, site, brochura de apresentação institucional, página do Facebook, etc, são importantes para passar uma mensagem alinhada com os objetivos do negócio. Nesse sentido, além de fotografias de qualidade, deve usar sempre o mesmo tipo de tratamento, composição e alinhamento, consoante os valores da sua empresa: muitas cores, preto e branco, fotografias engraçadas, sérias, enigmáticas, objetivas, criativas, convencionais, etc. O importante é que as imagens capturem a essência da sua empresa e combinem com a linha editorial de conteúdos e identidade visual da marca.
8. Elementos da identidade visual | Ícones
Os ícones são muito usados por empresas que querem acrescentar algo à sua identidade visual. E não obstante serem elementos primários, para serem eficazes e reconhecíveis, devem espelhar os valores da marca de forma simples, direta e visual.
9. Elementos da identidade visual | Slogans
E por fim aquelas frases curtas e memoráveis que identificam uma marca: os slogans! Os slogans são particularmente interessantes para reforçar e explicar uma marca através de palavras poderosas e significativas para uma audiência. Palavras capazes de apelar a emoções e sentimentos específicos em relação a determinados produtos ou serviços.
Como vê, a construção da identidade visual de uma marca é fundamental no processo de criação de uma empresa e também durante toda a sua evolução, para que as pessoas nunca se esqueçam dos seus produtos ou serviços!
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