Principais elementos da identidade visual de uma marca

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Descubra os principais elementos da identidade visual de uma marca

Mesmo que tenha um excelente produto ou serviço, se não o conseguir diferenciar e destacar da concorrência, não o pode mostrar nem tão pouco vender, não é verdade? É precisamente por isso que deve investir em alguns dos principais elementos da identidade visual de uma marca: para dar uma personalidade ao seu negócio e uma promessa de qualidade aos seus prospects. E, claro, para ser reconhecido num primeiro olhar pelos seus clientes.

O que se entende por identidade visual de uma marca?

Identidade visual de uma empresa ou de uma marca, é o nome dado ao conjunto de elementos gráficos e visuais que a identificam e a deixam reconhecida para os consumidores. Esse conjunto de elementos, de que vamos falar de seguida, tem por objetivo passar um conceito de forma visual e sistematizada, que representa e reflete uma marca, uma empresa, uma ideia, um produto ou serviço. Por outras palavras, é tudo quanto diferencia uma empresa das demais, e por isso convém que a identidade visual de uma empresa diga aos consumidores quem é, o que faz e para quem o faz. Mas também deve dizer quais são os seus valores de forma a passar uma imagem de profissionalismo capaz de gerar interesse e confiança.

Quais os principais elementos da identidade visual de uma marca?

E agora sim, vamos nomear os principais elementos da identidade visual de uma marca que pode usar nas suas estratégias de marketing para ver a sua empresa, produto ou serviço, reconhecido e valorizado pelo público.

1. Elementos da identidade visual | Nome

Como é evidente, o nome da sua marca é o primeiro elemento a definir, pois vai refletir a essência da sua empresa, os valores do negócio e os benefícios do produto/serviço, dando ao público uma primeira ideia sobre o que pode esperar.

Existem várias opções para nomes – e até se pode arriscar a criar uma palavra nova para designar a sua empresa – mas em todo o caso lembre-se de ponderar bem porque aqui uma má escolha pode deitar por terra um excelente projeto.

2. Elementos da identidade visual | Logotipo

Havendo um nome, há necessidade de se criar um logotipo para que a marca se consiga distinguir e destacar no meio de tantas outras. Ora, o logo pode incluir palavras, mas na sua essência é composto apenas por um símbolo memorável que deve causar impacto visual (sem exageros!) e cujo objetivo é refletir a essência do negócio e ajudar o público a reconhecer a marca rápida e facilmente. No fundo, é outra forma de registar o nome de uma empresa que, nos tempos que correm, deve ser pensada para funcionar também e principalmente, no digital, em termos de definição, aplicação e responsividade.

3. Elementos da identidade visual | Cores

Também as cores ou a família cromática que vai usar nos materiais da sua empresa é importante para permitir um reconhecimento rápido e, claro, agradar e cativar os clientes.

É claro que pode escolher as cores com base no seu gosto pessoal, mas também não lhe fará mal algum conhecer a psicologia das cores para perceber que sensações e sentimentos induzem nas pessoas.

Clique aqui para conhecer a psicologia das cores para empresas!

4. Elementos da identidade visual | Tipografia

Com tantas fontes de letra à disposição, é natural que se sinta perdido na hora de escolher a tipografia da sua marca, mas se se concentrar na personalidade da sua empresa (mais séria, mais divertida, mais segura, mais amiga do ambiente, mais conservadora, mas abrangente, mais jovem, mais exclusiva, mais excêntrica…) consegue selecionar a ou as fontes de letra mais ajustadas para comunicar com o seu público.

5. Elementos da identidade visual | Texturas e padrões

Apesar de em alguns negócios as texturas e padrões serem desnecessárias como elementos de identidade visual, noutros fazem todo o sentido porque habituam o público a determinado esquema que é, regra geral, associado a profissionalismo e exclusividade, como é o caso do padrão das malas Louis Vuitton que leva os consumidores a reconhecer a marca sem ler o nome ou ver o logo.

6. Elementos da identidade visual | Aromas, sabores e sons

E se numas empresas se devem definir texturas e padrões na identidade visual, noutras devem-se designar aromas, sabores e sons. Definir um cheiro, um ingrediente, uma voz ou uma música que torne a marca audível e percetível ainda antes de ser mencionada através do nome.

7. Elementos da identidade visual | Fotografias

Também as fotografias que constam do seu catálogo, site, brochura de apresentação institucional, página do Facebook, etc, são importantes para passar uma mensagem alinhada com os objetivos do negócio. Nesse sentido, além de fotografias de qualidade, deve usar sempre o mesmo tipo de tratamento, composição e alinhamento, consoante os valores da sua empresa: muitas cores, preto e branco, fotografias engraçadas, sérias, enigmáticas, objetivas, criativas, convencionais, etc. O importante é que as imagens capturem a essência da sua empresa e combinem com a linha editorial de conteúdos e identidade visual da marca.

8. Elementos da identidade visual | Ícones

Os ícones são muito usados por empresas que querem acrescentar algo à sua identidade visual. E não obstante serem elementos primários, para serem eficazes e reconhecíveis, devem espelhar os valores da marca de forma simples, direta e visual.

9. Elementos da identidade visual | Slogans

E por fim aquelas frases curtas e memoráveis que identificam uma marca: os slogans! Os slogans são particularmente interessantes para reforçar e explicar uma marca através de palavras poderosas e significativas para uma audiência. Palavras capazes de apelar a emoções e sentimentos específicos em relação a determinados produtos ou serviços.

Como vê, a construção da identidade visual de uma marca é fundamental no processo de criação de uma empresa e também durante toda a sua evolução, para que as pessoas nunca se esqueçam dos seus produtos ou serviços!

Contacte a PME se pretende encetar ou reformular a identidade visual da sua empresa e melhorar a perceção que o seu público tem do seu negócio!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Principais elementos da identidade visual de uma marca

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.