Como perceber se está na hora de mudar o logotipo da empresa?
Se está aqui, a ler este artigo, é porque o seu sexto sentido o está a alertar para a necessidade de mudar o logotipo da sua empresa. Força nisso! Um logotipo é concebido com o propósito de durar, mas nenhum negócio tem a obrigatoriedade de o usar para sempre. Na verdade, com o passar do tempo as tendências de mercado alteram-se e pode mesmo ser necessário substituir um grafismo que noutros tempos o deixou satisfeito…
Toda a mudança é uma oportunidade e, neste caso, mudar o logotipo da sua empresa pode ser uma mais-valia para o seu negócio. Porém, esta não é uma questão que possa levar de ânimo leve, porque não se tratando da altura certa, a alteração de um logo pode ser um fracasso em vez de ser um sucesso. Ou seja, pode impedir os seus clientes de reconhecer a sua marca em vez de os surpreender e atrair com a alteração gráfica. Pelo que a pergunta que se segue é: qual a altura certa? Bom, apesar de não existirem fórmulas exatas para determinar a data da mudança de um logotipo, vamos colocar-lhe algumas perguntas às quais deve responder com sinceridade. Se algumas ou pelo uma das respostas for positiva, troque o logo, sem medos! A forma como apresenta a sua empresa é fundamental para se destacar da concorrência num mercado cada vez mais competitivo.
Não hesite em mudar o logotipo da sua empresa. Clique aqui e conheça os nossos serviços de criação de logotipos.
O logotipo foi feito por si?
Se sim, é bem provável que esteja na hora de renovar o logotipo. Não estamos a pôr em causa os seus dotes artísticos, atenção! Mas sabemos que em início de atividade, muitos empreendedores acabam por tentar poupar dinheiro e produzem eles próprios o logo (ou pedem a um familiar mais habilidoso), só que neste momento já tem forma de pagar por uma nova identidade visual e contratar o serviço a uma empresa de web design, certo? Não se esqueça que empresas com um logotipo amador não passam uma imagem de credibilidade e profissionalismo!
Não foi feito por si, mas já não gosta dele?
Os gostos mudam, e se a dada altura olha de esguelha para o logotipo – mesmo que tenha sido desenhado um profissional – é capaz de ser o momento certo para mudar o logotipo da sua empresa. Ainda que outras pessoas gostem do logo, não vacile: se não se identifica com ele, como é que vai querer que os consumidores se identifiquem?
Até gosta do logo, mas ele não se adapta a diferentes materiais?
Se o seu logotipo não tem definição suficiente para um outdoor, se não tem legibilidade num formato maior nem está preparado para o ambiente digital, é melhor trocá-lo por um mais adequado a diversos materiais e meios, ou seja, um que não apresente problemas de legibilidade, dimensão ou proporção cada vez que é usado fora da tradicional folha A4.
À procura de serviços de criação de logotipos? Temos vários planos, para várias necessidades! Consulte-nos para renovar o logotipo, mudar o logotipo ou criar um logotipo inovador.
Pior! Os seus concorrentes têm logotipos melhores?
Hum… Isso não pode ser! Se os seus concorrentes diretos têm logotipos mais interessantes, não fique atrás! Apresse-se a renovar o logotipo porque o facto de este não gozar do mesmo impacto e visibilidade dos logos de outras marcas, pode estar a impedi-lo de conquistar mais clientes.
O seu logotipo apenas tem um design antiquado?
Se opera há alguns anos, é normal que o seu logotipo esteja démodé. Outra coisa não seria de esperar num mundo em constante mudança. Felizmente há solução para isso, é só contratar uma agência de design para modernizar o grafismo do seu logo ou mesmo criar um logotipo inovador e diferente (desde que os seus clientes o continuem a reconhecer como a cara da sua marca). O que não pode é acomodar-se a um logo com cores e formas ultrapassadas porque isso é o mesmo que gritar a plenos pulmões que a sua empresa parou no tempo. Nunca se esqueça que um logotipo, por melhor que seja, nunca deve representar graficamente o que a sua empresa foi, mas sim o que a sua empresa é ou quer ser.
O design continua moderno, mas gostava de o alterar só para mostrar ao seu público que a sua empresa está a crescer?
E tem todo o direito de o fazer! Mesmo que goste do logotipo, acredite que vai gostar ainda mais do novo design. O que importa é poder mostrar que a sua empresa cresceu, evoluiu e tem cada vez mais clientes. É a altura certa de mudar o logotipo da sua empresa!
Se pretende mudar o logotipo, contacte-nos! A renovação de um logótipo – entre melhorar e alterar completamente o design – é um assunto sério que merece a atenção de profissionais qualificados.