O Poder Do Crowdfunding Para Uma Startup

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Para quem não está familiarizado com o nome, crowdfunding é uma plataforma de financiamento coletivo. E como funciona? Existem diversos sites de crowdfunding, nos quais uma pessoa ou empresa criam uma conta e expõem um projeto com prazo pré-determinado, valor a ser arrecadado e recompensas para os doadores. A ideia é que um grupo de pessoas que gostem do projeto tenham a oportunidade de doar alguma quantia para ver esta ideia concretizada.

O crowdfunding é novo, estima-se que as primeiras plataformas web são de 2006, mas já são muito famosos e ajudaram milhares de empreendedores a realizarem seus sonhos. Uma passada pelo Kickstarter, o maior site de crowdfunding do mundo, é o bastante para ver a diversidade de projetos que necessitam de ajuda para existir. O universo do crowdfunding é diversificado, no qual é possível ajudar no financiamento desde projetos pessoais até industriais, até empreendimentos de artistas, tais como álbuns ou filmes.

Mas como o crowdfunding pode ajudar uma Startup? Neste artigo eu falei sobre a importância de se validar uma ideia antes de colocar sua startup no mercado ou antes de apresentá-la para um investidor. Com o crowdfunding, você resolve os dois problemas em uma única plataforma. Você pode validar seu modelo de negócio ou produto e também receber o financiamento para desenvolver seu produto ou serviço.

Um exemplo de sucesso é o do Pebble. Seus criadores conceberam um protótipo de um relógio que se conecta via bluetooth ao smartphone e exibe notificações e mensagens de texto. A ideia parecia incrível, mas como saber se o mercado realmente queria este tipo de dispositivo e, o mais importante, se alguém pagaria por um relógio assim. Ao criar o projeto no site Kickstarter, os criadores pediram U$100,000 para o financiamento dos primeiros Pebbles. O resultado foi uma surpresa, o produto chamou muito mais a atenção do que imaginaram e, em poucas semanas, eles já havia arrecadado U$10 milhões, tornando-se, de longe, o case de maior sucesso do Kickstarter.

poder crowdfunding

O Pebble mostrou que seu produto era de interesse do mercado e ainda conseguiram 100x mais capital do que eles imaginavam, descartando assim a necessidade da entrada de um investidor externo. Mas o Kickstarter não foi só um mar de rosas para os criadores do Pebble. Junto do investimento de mais de 10 milhões de dólares, veio também uma enorme demanda, o que levou os criadores do projeto a adiarem por 2 vezes a entrega dos relógios, para que conseguissem tempo hábil para produzir todos.

Outro case curioso também da plataforma do Kickstarter, é o do projeto The 10-Year Hoodie. Os idealizadores estavam cansados de comprar roupas caras e de péssima qualidade, e idealizaram a fabricação de uma jaqueta com capuz que durasse pelo menos 10 anos e por um custo inferior a 100 dólares. A ousada proposta foi reprovada por diversos nomes do mundo da moda. O mercado estaria mesmo interessado em uma jaqueta que durasse 10 anos? Os fundadores pediram 50 mil dólares para comprar algumas máquinas e produzirem as primeiras peças com materiais de alta qualidade, mas ao fim do prazo no Kickstarter já haviam arrecadado U$1,053,830. Tornando-se outro case de grande sucesso de crowdfunding. Hoje o projeto virou uma loja virtual com diversas peças de roupa produzidas com material de qualidade e com duração de 10 anos.

poder crowdfunding 2

As plataformas de crowdfunding têm se mostrado excelentes ferramentas de validação de projeto e de arrecadação de fundos. O empreendedor que não tem medo de se arriscar, de apresentar abertamente ao mundo o seu projeto, pode encontrar em sites como o Kickstarter, Catarse.me, Benfeitoria e muitos outros, a porta de entrada para o mercado e para o sucesso sendo dono de seu próprio negócio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

O Poder Do Crowdfunding Para Uma Startup

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.