Para quem não está familiarizado com o nome, crowdfunding é uma plataforma de financiamento coletivo. E como funciona? Existem diversos sites de crowdfunding, nos quais uma pessoa ou empresa criam uma conta e expõem um projeto com prazo pré-determinado, valor a ser arrecadado e recompensas para os doadores. A ideia é que um grupo de pessoas que gostem do projeto tenham a oportunidade de doar alguma quantia para ver esta ideia concretizada.
O crowdfunding é novo, estima-se que as primeiras plataformas web são de 2006, mas já são muito famosos e ajudaram milhares de empreendedores a realizarem seus sonhos. Uma passada pelo Kickstarter, o maior site de crowdfunding do mundo, é o bastante para ver a diversidade de projetos que necessitam de ajuda para existir. O universo do crowdfunding é diversificado, no qual é possível ajudar no financiamento desde projetos pessoais até industriais, até empreendimentos de artistas, tais como álbuns ou filmes.
Mas como o crowdfunding pode ajudar uma Startup? Neste artigo eu falei sobre a importância de se validar uma ideia antes de colocar sua startup no mercado ou antes de apresentá-la para um investidor. Com o crowdfunding, você resolve os dois problemas em uma única plataforma. Você pode validar seu modelo de negócio ou produto e também receber o financiamento para desenvolver seu produto ou serviço.
Um exemplo de sucesso é o do Pebble. Seus criadores conceberam um protótipo de um relógio que se conecta via bluetooth ao smartphone e exibe notificações e mensagens de texto. A ideia parecia incrível, mas como saber se o mercado realmente queria este tipo de dispositivo e, o mais importante, se alguém pagaria por um relógio assim. Ao criar o projeto no site Kickstarter, os criadores pediram U$100,000 para o financiamento dos primeiros Pebbles. O resultado foi uma surpresa, o produto chamou muito mais a atenção do que imaginaram e, em poucas semanas, eles já havia arrecadado U$10 milhões, tornando-se, de longe, o case de maior sucesso do Kickstarter.
O Pebble mostrou que seu produto era de interesse do mercado e ainda conseguiram 100x mais capital do que eles imaginavam, descartando assim a necessidade da entrada de um investidor externo. Mas o Kickstarter não foi só um mar de rosas para os criadores do Pebble. Junto do investimento de mais de 10 milhões de dólares, veio também uma enorme demanda, o que levou os criadores do projeto a adiarem por 2 vezes a entrega dos relógios, para que conseguissem tempo hábil para produzir todos.
Outro case curioso também da plataforma do Kickstarter, é o do projeto The 10-Year Hoodie. Os idealizadores estavam cansados de comprar roupas caras e de péssima qualidade, e idealizaram a fabricação de uma jaqueta com capuz que durasse pelo menos 10 anos e por um custo inferior a 100 dólares. A ousada proposta foi reprovada por diversos nomes do mundo da moda. O mercado estaria mesmo interessado em uma jaqueta que durasse 10 anos? Os fundadores pediram 50 mil dólares para comprar algumas máquinas e produzirem as primeiras peças com materiais de alta qualidade, mas ao fim do prazo no Kickstarter já haviam arrecadado U$1,053,830. Tornando-se outro case de grande sucesso de crowdfunding. Hoje o projeto virou uma loja virtual com diversas peças de roupa produzidas com material de qualidade e com duração de 10 anos.
As plataformas de crowdfunding têm se mostrado excelentes ferramentas de validação de projeto e de arrecadação de fundos. O empreendedor que não tem medo de se arriscar, de apresentar abertamente ao mundo o seu projeto, pode encontrar em sites como o Kickstarter, Catarse.me, Benfeitoria e muitos outros, a porta de entrada para o mercado e para o sucesso sendo dono de seu próprio negócio.