9 passos para criar uma marca de sucesso
Gostava de conhecer o segredo para criar uma marca de sucesso? Ponha-se na fila! É que ao longo dos tempos inúmeros empreendedores procuraram pela fórmula secreta para lançar marcas vencedoras, mas sem sucesso… porque ela não existe! Mas existem (isso sim) algumas etapas ou passos fundamentais para tornar a sua ideia rentável.
Se pensada, lançada e gerida da forma correta, uma marca pode captar cada vez mais clientes e acrescentar valor a uma empresa. É por isso que lhe queremos apresentar já de seguida um passo-a-passo bem simples para criar uma marca de sucesso que pode encetar ainda hoje.
1º Passo para criar uma marca de sucesso | Definir a proposta de valor
Antes de pensar num logotipo todo bonito e num site cheio de funcionalidades, é necessário definir o propósito ou a razão de ser da sua marca, ou seja, para que serve? Qual a sua proposta de valor? O que a diferencia das marcas da concorrência? Como vai cativar potenciais consumidores e reter os clientes? E seja inovador! A proposta de valor da sua marca, quer esteja relacionada com durabilidade, qualidade, beleza, economia, atendimento ou tecnologia, entre tantos outros atributos e benefícios, é o que, supostamente, a vai distinguir de outras marcas existentes no mercado e lhe vai permitir deixar o seu público satisfeito, com vontade de comprar… e de repetir a compra!
2º Passo para criar uma marca de sucesso | Conhecer o público-alvo
Naturalmente que para ter uma marca de sucesso precisa de ter vendas, e só as vai conseguir se souber quem é o seu público-alvo e como se comporta (o que quer, onde e como quer e quanto está disposto a pagar por isso). Só desta forma consegue direcionar às pessoas certas os seus esforços a nível de marketing e vendas.
Se necessário, defina a persona da sua marca (cliente ideal) para entender melhor o perfil do seu consumidor: sexo, idade, estado civil, localização, gostos, preferências, desejos, expetativas, valores e hábitos de consumo, entre outros dados valiosos para criar uma marca de sucesso que faça o seu público-alvo identificar-se imediatamente com o seu produto/serviço.
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3º Passo para criar uma marca de sucesso | Conhecer o mercado de atuação
Mas além de ser necessário conhecer bem o perfil do seu potencial cliente, também é importante conhecer o seu mercado, ou seja, a sua área de atuação e os seus principais concorrentes, nomeadamente os pontos fortes e os pontos fracos dessas marcas.
4º Passo para criar uma marca de sucesso | Escolher um bom nome
Atenção que além de ser obrigatório verificar a disponibilidade do nome que quer dar à sua marca, ainda deve pensar num nome que seja memorável e que faça a associação rápida ao produto ou serviço que está a vender, sem deixar de corresponder – dentro do possível – aos interesses e à linguagem do seu público-alvo: de preferência um nome forte, positivo, curto, fácil de escrever, de memorizar e pronunciar.
5º Passo para criar uma marca de sucesso | Desenhar o logotipo
E agora que tem um nome para a sua marca, é tempo de pensar no logotipo! Numa representação gráfica adequada ao gosto do seu público, com cores, formas, tipografias e/ou símbolos que reflitam a marca de forma criativa e positiva.
6º Passo para criar uma marca de sucesso | Desenvolver o design
Mas o logotipo não chega para ter uma identidade visual, é preciso recorrer a designers e programadores para desenvolver o design de uma marca e dar-lhe visibilidade offline e – principalmente – online. E isso partindo do princípio de que tem consciência de que a criação de um site é o primeiro passo para dar a conhecer a sua marca e, como é óbvio, começar a vender. Felizmente, na Internet é fácil e rápido fazer alterações e por isso até pode usar uma versão de teste do site para verificar o comportamento dos visitantes e depois ajustar o design e outras estratégias de marketing digital aos interesses desses utilizadores.
7º Passo para criar uma marca de sucesso | Pensar num slogan
Apesar de não ser propriamente obrigatório, o slogan de uma marca (aquela frase curta e apelativa que costuma acompanhar o logotipo) é importante para comunicar o propósito do seu produto/serviço e mostrar aos consumidores o que tem para oferecer de forma imperativa.
8º Passo para criar uma marca de sucesso | Comunicar
E agora está tudo a postos para comunicar a sua marca aos consumidores através de mensagens e campanhas de publicidade online e offline que passem uma ideia clara sobre os valores da sua empresa. E lembre-se de que mais importante de que o nome e o slogan, é o facto de a sua marca disponibilizar produtos/serviços relevantes, que facilitam a vida dos consumidores, que os levam a identificarem-se com eles e que por isso, potenciam boas experiências e motivam as compras!
9º Passo para criar uma marca de sucesso | Nunca desapontar os clientes
E por último, deve zelar para que a sua equipa se mantenha sempre inovadora e empenhada em oferecer o que prometeu, seja um produto de qualidade ímpar seja um serviço exclusivo, seja um artigo ultramoderno ou qualquer outro item que esteja a satisfazer e fidelizar clientes. Um erro em qualquer fase após o lançamento e consolidação da sua marca e pode deitar tudo a perder! Por isso, mantenha-se sempre fiel aos valores da sua empresa.
Naturalmente que poderão existir outros passos a incluir nesta lista de sugestões para criar uma marca de sucesso, mas uma coisa é certa, certinha e certeira: a construção da identidade visual online e a criação de um site para a sua marca é fundamental e por isso não é um passo que possa simplesmente pular!
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