Vender online
Só descobriu essa experiência única e rentável que é vender online depois do novo coronavírus? Mas aguarda com expetativa a chegada de uma vacina para voltar a direcionar as suas estratégias de marketing para o mundo offline?! Hum… não o queremos desapontar, mas a vacina vai demorar a chegar e as suas estratégias de marketing – independentemente da pandemia – devem dar preferência ao digital. Sabe porquê? Porque seja qual for a sus área de atuação, os seus clientes e potencias clientes estão online, a pesquisar pelos produtos e serviços que precisam no Google e a comprar pela Internet!
Com o isolamento social motivado pela Covid-19, o hábito de comprar e vender online só se consolidou, pelo que o seu negócio, em lugar de estar a suspirar pelo regresso ao salutar funcionamento na rua, no espaço físico, deve apostar em estratégias de marketing digital para vender mais pela Internet.
Dicas para continuar a vender online… e melhorar as receitas da sua empresa através da Internet!
A ideia que lhe queremos passar com este conjunto de dicas para aumentar as vendas online da sua empresa é só uma: um e-commerce, mais do que uma ferramenta para vender produtos e serviços, é a base da rentabilidade no mundo virtual, um mercado lucrativo que tem sempre espaço para mais um negócio. Por isso, aproveite-o! Siga estas dicas e continue a vender online… mesmo depois da chegada da vacina!
1. Reveja o seu público-alvo
Para vender online tem de ter clientes para o seu produto ou serviço. E para vender MUITO online, tem de conhecer bem esses clientes. Analisar periodicamente a sua audiência e tecer um perfil de utilizador é importante para perceber quais os problemas, interesses e expectativas dessas pessoas e assim lhes dirigir uma comunicação ajustada, mostrando como o seu produto/serviço responde às suas necessidades.
2. Conquiste os primeiros lugares dos resultados de pesquisa
Tentar alcançar os primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google é outra dica para garantir e melhorar vendas online, e isso porque os três primeiros resultados têm, atualmente, cerca de 60% dos cliques orgânicos de todas as pesquisas realizadas! Logo, deve investir em conteúdos otimizados com SEO (Search Engine Optimization) para chegar a utilizadores que pesquisam pelo seu produto e serviço no Google… mas ainda não sabem da existência da sua loja online!
Alcançar as primeiras posições do Google de forma orgânica (gratuita) é um trabalho moroso que pode exigir os conhecimentos de uma empresa de criação de sites e marketing digital, como a PME!
3. Crie uma estratégia omnichannel ou multicanal
E por que é que, além da sua loja online, não está a usar outros canais digitais e tradicionais para atrair potenciais clientes e gerar leads? De redes sociais a aplicativos para dispositivos móveis, passando por lojas físicas, relacione tudo o que tem à mão para unir a venda online à venda offline e facilitar a vida aos seus clientes.
Basicamente, numa loja online omnichannel, o cliente consegue usar todos os canais (como chat, redes sociais, telefone, aplicativo, marketplace…) e assim adquirir produtos e serviços, mas também tirar duvidas, trocar ou devolver artigos, etc. Ou seja, se criar uma estratégia omnichannel, quando um potencial cliente entrar em contato com a sua empresa, o sistema consegue identificar qual é a sua plataforma preferida de comunicação e desse modo a sua empresa pode melhorar o relacionamento com esse cliente e até permitir-lhe comprar online e levantar numa loja física, por exemplo.
4. Melhore a experiência de utilização
Vender online implica almejar uma boa experiência de utilização, e por esse motivo você esforça-se por oferecer um e-commerce com informação clara e útil para o cliente, uma loja online fácil de usar e com capacidade para despertar o desejo de compra… Mas responder continuamente a todos estes requisitos não é fácil! Por isso deve ter em mente que, para melhorar a experiência do utilizador do seu e-commerce deve:
- Apostar em páginas intuitivas, interativas e equilibradas, no que toca a estética e informação.
- Criar conteúdos objetivos que mostrem as suas soluções com textos atraentes que revelem as características – e diferencial – do seu produto/serviço.
- Livrar-se de todos os elementos visuais desnecessários que possam estar a distrair os utilizadores.
- Manter um layout limpo, harmonioso e organizado.
- Distribuir os elementos gráficos de forma correta, para que o utilizador encontre rapidamente o que procura.
- Apostar num carregamento rápido porque se a sua loja virtual demorar mais de 3 segundos a abrir, corre o risco de perder clientes para a concorrência!
- Investir num e-commerce com design responsivo, ou seja, com boa legibilidade em ecrãs de menores dimensões como smartphones.
Precisando de ajuda para implementar todas as melhorias necessárias para a sua loja online oferecer uma boa experiência de utilização, contacte-nos!
5. Recupere os carrinhos de compras abandonados
O que tem feito em relação a carrinhos de compras abandonados? Nada!? Pois está na altura de analisar a taxa de carrinhos de compras abandonados e, caso seja média a alta, encetar algumas estratégias de marketing digital que possam ajudar a recuperar os clientes que desistiram da compra, sim?
Naturalmente que o primeiro passo a dar é no sentido de descobrir os motivos que levaram os clientes a desistir. Pode chegar à conclusão, por exemplo, de que se não exigir a criação de uma conta de utilizador, não há tantas desistências. Ou se retirar etapas ao processo de compra online, tornando-o mais simples e rápido, consegue recuperar os carrinhos. Mas existem outras causas para o abandono de carrinhos de compras, pelo que deve descobrir aquela que está a afetar o seu negócio e resolvê-la para continuar a vender online… mais e melhor!
6. Utilize redes sociais
Perfis em redes sociais só “porque sim” não são considerados ferramentas de marketing digital para vender online porque pouco ou nada contribuirão para o aumento das vendas do seu e-commerce. Nesse sentido, não só deve criar perfis em redes sociais onde sabe que os seus potenciais clientes estão, como desenvolver e publicar sistematicamente conteúdos relevantes que aproximem a sua marca da sua audiência, garantam a interação e identifiquem novas oportunidades. Lembre-se de que a cada novo post que publicar, está a potenciar conversões de leads em clientes e a abrir caminho para que outros utilizadores tomem conhecimento do seu produto/serviço e partilhem os seus conteúdos com os seus próprios amigos!
E não é tudo! Sabia que as redes sociais podem inclusive ajudá-lo a reduzir a taxa de abandono de carrinhos de compras? Com o login na rede social, o utilizador pode entrar no seu e-commerce e comprar sem ter de preencher um formulário ou criar uma conta de registo, pois as informações de que você precisa já estão a ser fornecidas pelo Facebook, YouTube e Instagram, entre outras redes sociais!
E por falar em redes sociais… Agora que conhece as dicas para continuar a vender online e aumentar a rentabilidade do seu negócio, aproveite para conhecer também as melhores ferramentas de gestão de redes sociais!