Ferramentas de gestão de redes sociais para 2020

ferramentas de gestão de redes sociais para 2020

Ferramentas de gestão de redes sociais para 2020: Hootsuite, Buffer, AgoraPulse, Sprout Social, Brandwatch, SocialFlow, Synthesio e HubSpot

Já lá vai o tempo em que uma empresa só precisava de ter um site para marcar presença na Internet. Hoje, precisa de ter também perfil em diferentes plataformas de social media e usar ferramentas de gestão de redes sociais para atrair utilizadores, fomentar relacionamentos positivos e até vender à distância de um clique!

Ora, é precisamente por isso que vamos falar-lhe de ferramentas de gestão de redes sociais para 2020 que podem auxiliar – e muito! – na expansão da sua marca web a fora! É que a falta de tempo e de recursos especializados para trabalhar redes sociais, pode ser colmatada este ano com a utilização de aplicações que permitem cuidar dos seus perfis empresariais de forma rápida, fácil e eficaz. Atualizando as páginas, planeando conteúdos, publicando posts relevantes, agradando e envolvendo os seguidores, conquistando novos consumidores, gerando leads e mais receitas!

1. Hootsuite – Ferramenta de gestão de redes sociais

É considerada uma das melhores ferramentas de gestão de redes sociais, e não é por acaso! A Hootsuite trabalha com um sistema de streaming e tem uma vasta variedade de opções e configurações para publicações em Facebook, LinkedIn, Twitter e Google+, entre outras redes sociais. Permite não só o agendamento de posts (definição de conteúdos para todas as redes em horários e datas específicas acompanhando-os num só ecrã), mas também a monitorização em tempo real através de um engenhoso sistema de análise que elabora relatórios automatizados. A Hootsuite possibilita ainda a criação de alertas sobre comentários dos utilizadores a respeito da sua empresa, de modo a dar-lhe a oportunidade de responder imediatamente. E o melhor de tudo é que a versão gratuita Hootsuite tem funcionalidades qb para uma gestão de redes sociais eficiente!

2. Buffer – Ferramenta de gestão de redes sociais

A Buffer não fica atrás da Hootsuite na gestão de redes sociais, pois também permite a automatização de publicações, acompanhamento de várias plataformas em simultâneo, com a vantagem de monitorizar, gerar relatórios de desempenho e indicar-lhe o melhor horário para publicar em cada uma das redes sociais da sua empresa de modo a que as suas mensagens alcancem mais utilizadores. A Buffer é gratuita até 3 contas ou perfis diferentes, tem um layout muito simples e intuitivo e oferece uma boa variedade de extensões de navegação e aplicativos mobile.

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3. AgoraPulse – Ferramenta de gestão de redes sociais

Com funcionalidades muito úteis, a AgoraPulse permite-lhe poupar muito tempo na gestão de redes sociais em 2020 porque pode, em primeiro lugar, programar e publicar conteúdo para os seus seguidores e responder a todas as mensagens das suas redes sociais numa única plataforma. A AgoraPulse também gera relatórios de desempenho no Facebook, Instagram, Twitter, etc, fornecendo informação útil para conseguir atingir os seus objetivos de marketing digital em social media. Inclusive, tem uma funcionalidade para lançamento de passatempos, sondagens, etc, que ajuda a aumentar o envolvimento com os seguidores.

Esta é uma das ferramentas de gestão de redes sociais paga, mas o valor é relativamente acessível mesmo para pequenas empresas.

4. Sprout Social – Ferramenta de gestão de redes sociais

A Sprout Social é outra das ferramentas de gestão de redes sociais em 2020 que permite gerir de forma eficaz diversos perfis, medir resultados e melhorar a performance através, por exemplo, de palavras-chaves e hashtags que possibilitam o acompanhamento em tempo real das publicações para verificar quem diz o quê sobre a sua empresa. A Sprout Social usa métricas e KPIs (indicadores de desempenho) que ajudam a planear as próximas ações de marketing digital em redes sociais, permitindo a gestão simultânea de projetos diferentes.

Sim, é uma ferramenta paga, mas quem já investiu nela diz que vale a pena, pois a Sprout Social disponibiliza bastantes recursos para programar publicações, cultivar relacionamentos, contactar com clientes de forma ágil, recolher dados analíticos e emitir relatórios para medição de KPIs.

Clique aqui para conhecer a real importância dos indicadores de desempenho ou KPIs.

5. Brandwatch – Ferramenta de gestão de redes sociais

A Brandwatch serve para encontrar e analisar os públicos mais importantes para a sua empresa através de pesquisas sobre informações demográficas, interesses, localizações, profissões, etc. Permite-lhe usar esses dados para comparar o seu público-alvo com o público da concorrência, desenvolvendo novas oportunidades de negócio através de uma estratégia de marketing digital mais direcionada a quem realmente se interessa – ou se pode interessar – pela sua marca.

A Brandwatch, além de avaliar a experiência do utilizador, faz marketing de influência para potenciar a relação entre o seu negócio e os consumidores e até faz gestão de crise para superar pequenos problemas que possam ocorrer na Internet. Esta é uma das ferramentas de gestão de redes sociais em 2020 que é paga, mas que se tem revelado ideal para profissionais de marketing de grandes marcas e agências.

6. SocialFlow – Ferramenta de gestão de redes sociais

A SocialFlow é a ferramenta de gestão de redes sociais ideal para avaliar o melhor horário para publicar porque, além de ter em consideração a mensagem mais relevante e com potencial para vir a ter reações, determina o público certo: as pessoas que estão online e têm interesse no seu produto/serviço, e a hora e dia mais indicado para publicar. E tenha em conta que a SocialFlow analisa automaticamente a performance das suas publicações e os horários onde os seus seguidores veem os seus posts.

7. Synthesio – Ferramenta de gestão de redes sociais

Uma só ferramenta, várias funcionalidades! A Synthesio ajuda-o em pesquisas de mercado, segmentação de audiências, gestão de marca, lançamento de produtos/serviços, campanhas, gestão de crise, etc. E com esta recolha exaustiva sobre dados dos seus clientes e potenciais clientes – e respetiva monitorização de comportamentos – consegue informações aprofundadas sobre o seu público-alvo de modo a conquistar mais leads para o seu negócio e a transformar os clientes que já tem, em clientes fiéis! Porém, é uma ferramenta paga, mais indicada para empresas de médio e grande porte ou agências de marketing digital e particularmente interessante para negócios com loja online.

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8. HubSpot – Ferramenta de gestão de redes sociais

E por fim o gigante das ferramentas de gestão de redes sociais para 2020: HubSpot! Não é um recurso grátis nem simples de usar e por isso é recomendado essencialmente a agências de marketing digital, mas permite o cálculo do retorno sobre redes sociais, bem como todos os outros canais de marketing digital da sua empresa. Com a Hubspot – uma espécie de tudo em 1 – acompanha os comentários dos utilizadores, agenda publicações em diferentes redes, partilha conteúdos de blog e landing pages e ainda compara os resultados de todas as suas ações na Internet!

Claro que existem outras ferramentas de gestão de redes sociais em 2020 igualmente eficazes, pelo que lhe cabe a si fazer mais pesquisas e comparações para chegar ao melhor recurso para a sua empresa marcar presença, atrair leads e até fechar mais vendas através de social media.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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