Metas SMART – O Que São Objetivos SMART?
Meta. Limite. Marco. Alvo. Baliza… Não importa o nome que dá aos objetivos que a sua empresa pretende atingir. Interessa, sim, ter propósitos claros como metas SMART para desenhar uma forma eficaz de apresentar bons resultados.
Qualquer negócio precisa de metas para evoluir e o seu não é exceção. Porém, muitas vezes a sua definição é morosa e confusa e nesse sentido vamos apresentar-lhe as metas SMART, uma forma simples e eficaz de definir marcos e motivar os seus colaboradores a atingi-los no prazo previsto. Seja o seu objetivo aumentar as vendas, multiplicar o número de clientes, contratar mais colaboradores, descobrir melhores fornecedores, investir em formação profissional, desenvolver um novo produto ou simplesmente, aumentar o volume de publicações revelantes em redes sociais. Com as metas SMART – a dada altura – chega lá!
O que são metas SMART?
Metas SMART são uma forma de definir metas ou objetivos de modo eficiente e de acordo com os 5 fatores, observados e avaliados individualmente para atingir os resultados pretendidos, que vamos nomear de seguida:
Metas SMART – S (specific ou meta especifica)
Uma meta precisa de ser especifica para que todas as pessoas envolvidas na sua concretização percebam do que se trata. Por exemplo, a meta “aumentar o número de clientes” não é clara. Se os clientes aumentarem 0,5% o objetivo é atingido? Se os clientes da loja online aumentarem e os clientes da loja física baixarem, o objetivo é atingido? Hum… Efetivamente esta não é uma meta especifica porque não explica quais são os objetivos dentro da meta que se pretendem alcançar: onde, como, porquê e por quem? Portanto, para ser uma meta especifica teria de ser mais objetiva, por exemplo: “aumentar o número de clientes da loja online em 15%”. Ou seja, o objetivo aqui é aumentar o número de clientes em 15%, a equipa de marketing será a responsável por esta meta que vai ser concretizada online através da produção e divulgação de conteúdos relevantes que atraiam visitantes e os convertam em clientes.
Metas SMART – M (measurable ou meta mensurável)
Uma meta precisa também de ser medida. Imagine que pretende “aumentar a satisfação dos clientes”. A meta só será alcançada se tiver ferramentas para medir o nível de satisfação das pessoas e se conseguir indicar qual o resultado esperado e em quanto tempo. Logo, uma meta mensurável seria “aumentar o nível de satisfação dos clientes em 6 meses” ou, se quiser outro exemplo, “duplicar o número de publicações no blog em 6 meses”.
Metas SMART – A (attainable ou meta atingível)
E agora vamos transformar um dos exemplos anteriores numa meta atingível, sim? Imagine que pretende “aumentar a satisfação dos clientes em 50% nas próximas 2 horas”… A meta não é propriamente atingível, não é verdade? E por não ser atingível desmotiva a sua equipa e piora os resultados da sua empresa. É por isso que uma meta precisa de ser atingível e realista, ou seja, possível de alcançar. Por exemplo: “aumentar a satisfação dos clientes em 50% no ano de 2020” ou mesmo “investir 10% do lucro do ano de 2019 em 3 ações de formação para os colaboradores do departamento de marketing, a decorrerem nos próximos 4 meses”.
Metas SMART – R (relevant ou meta relevante)
Quanto à relevância da meta, repare no seguinte: uma meta alcançável como “contratar mais 2 pessoas para a área de marketing este ano” ou “aumentar a satisfação dos clientes em 50% no ano de 2020” motiva os seus colaboradores porque além de ser especifica, mensurável e alcançável, é uma meta relevante. Neste caso, se a atingir quer a notoriedade quer a faturação da sua empresa melhoram substancialmente!
Metas SMART – T (time based ou meta temporal)
E por fim, o último dos fatores das metas SMART: o fator temporal ou meta temporal. Como supõe e bem, qualquer meta deve ter um timing e os exemplos que enumerámos até agora incluem quase todos um prazo, de forma a poderem ser executados e alcançados. Assim, e rescrevendo aquela que poderia ser a meta SMART da sua empresa este ano, temos o seguinte: “a equipa de marketing digital pretende aumentar o número de clientes da loja online em 15% durante este ano de 2020 através de marketing de conteúdo capaz de melhorar a presença online da marca, aumentar a notoriedade e a faturação da empresa”. Esta meta responde a todos os fatores das metas SMART! E tem tudo para ser alcançada!
E agora, percebeu porque é que deve usar metas SMART na sua empresa?
É isso mesmo! Deve usar metas SMART para definir objetivos concretos, esclarecer as prioridades do seu negócio e aumentar a motivação e produtividade dos seus colaboradores. No fundo, em vez de metas confusas, com os objetivos SMART consegue chegar a premissas claras que permitem que toda a equipa saiba o que tem de fazer e saiba gerir melhor o seu tempo e os seus recursos para alcançar os resultados esperados.
Em conclusão, para definir as metas ou objetivos SMART da sua empresa deve ser específico e colocar todas as perguntas possíveis ou pelo menos responder ao “o quê”, “quem”, “quando”, “como”, “onde” e “porquê”. Depois, definir ferramentas e indicadores para dar resposta a essas questões, sabendo que a sua equipa está motivada e empenhada em alcançar os objetivos traçados no prazo determinado. Objetivos esses que devem estar, obviamente, alinhados com a missão da empresa. Assim, os objetivos SMART, além de simples e intuitivos, são bastante eficazes e permitem estabelecer metas (pessoais e profissionais) de forma clara e exequível.
E por falar em metas… Clique aqui e fique a par das metas 2020 ou resoluções de ano novo que deve tomar pela sua empresa!