Metas SMART, objetivos SMART!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Metas SMART – O Que São Objetivos SMART?

Meta. Limite. Marco. Alvo. Baliza… Não importa o nome que dá aos objetivos que a sua empresa pretende atingir. Interessa, sim, ter propósitos claros como metas SMART para desenhar uma forma eficaz de apresentar bons resultados.

Qualquer negócio precisa de metas para evoluir e o seu não é exceção. Porém, muitas vezes a sua definição é morosa e confusa e nesse sentido vamos apresentar-lhe as metas SMART, uma forma simples e eficaz de definir marcos e motivar os seus colaboradores a atingi-los no prazo previsto. Seja o seu objetivo aumentar as vendas, multiplicar o número de clientes, contratar mais colaboradores, descobrir melhores fornecedores, investir em formação profissional, desenvolver um novo produto ou simplesmente, aumentar o volume de publicações revelantes em redes sociais. Com as metas SMART – a dada altura – chega lá!

O que são metas SMART?

Metas SMART são uma forma de definir metas ou objetivos de modo eficiente e de acordo com os 5 fatores, observados e avaliados individualmente para atingir os resultados pretendidos, que vamos nomear de seguida:

Metas SMART – S (specific ou meta especifica)

Uma meta precisa de ser especifica para que todas as pessoas envolvidas na sua concretização percebam do que se trata. Por exemplo, a meta “aumentar o número de clientes” não é clara. Se os clientes aumentarem 0,5% o objetivo é atingido? Se os clientes da loja online aumentarem e os clientes da loja física baixarem, o objetivo é atingido? Hum… Efetivamente esta não é uma meta especifica porque não explica quais são os objetivos dentro da meta que se pretendem alcançar: onde, como, porquê e por quem? Portanto, para ser uma meta especifica teria de ser mais objetiva, por exemplo: “aumentar o número de clientes da loja online em 15%”. Ou seja, o objetivo aqui é aumentar o número de clientes em 15%, a equipa de marketing será a responsável por esta meta que vai ser concretizada online através da produção e divulgação de conteúdos relevantes que atraiam visitantes e os convertam em clientes.

Metas SMART – M (measurable ou meta mensurável)

Uma meta precisa também de ser medida. Imagine que pretende “aumentar a satisfação dos clientes”. A meta só será alcançada se tiver ferramentas para medir o nível de satisfação das pessoas e se conseguir indicar qual o resultado esperado e em quanto tempo. Logo, uma meta mensurável seria “aumentar o nível de satisfação dos clientes em 6 meses” ou, se quiser outro exemplo, “duplicar o número de publicações no blog em 6 meses”.

Metas SMART – A (attainable ou meta atingível)

E agora vamos transformar um dos exemplos anteriores numa meta atingível, sim? Imagine que pretende “aumentar a satisfação dos clientes em 50% nas próximas 2 horas”… A meta não é propriamente atingível, não é verdade? E por não ser atingível desmotiva a sua equipa e piora os resultados da sua empresa. É por isso que uma meta precisa de ser atingível e realista, ou seja, possível de alcançar. Por exemplo: “aumentar a satisfação dos clientes em 50% no ano de 2020” ou mesmo “investir 10% do lucro do ano de 2019 em 3 ações de formação para os colaboradores do departamento de marketing, a decorrerem nos próximos 4 meses”.

Metas SMART – R (relevant ou meta relevante)

Quanto à relevância da meta, repare no seguinte: uma meta alcançável como “contratar mais 2 pessoas para a área de marketing este ano” ou “aumentar a satisfação dos clientes em 50% no ano de 2020” motiva os seus colaboradores porque além de ser especifica, mensurável e alcançável, é uma meta relevante. Neste caso, se a atingir quer a notoriedade quer a faturação da sua empresa melhoram substancialmente!

Metas SMART – T (time based ou meta temporal)

E por fim, o último dos fatores das metas SMART: o fator temporal ou meta temporal. Como supõe e bem, qualquer meta deve ter um timing e os exemplos que enumerámos até agora incluem quase todos um prazo, de forma a poderem ser executados e alcançados. Assim, e rescrevendo aquela que poderia ser a meta SMART da sua empresa este ano, temos o seguinte: “a equipa de marketing digital pretende aumentar o número de clientes da loja online em 15% durante este ano de 2020 através de marketing de conteúdo capaz de melhorar a presença online da marca, aumentar a notoriedade e a faturação da empresa”. Esta meta responde a todos os fatores das metas SMART! E tem tudo para ser alcançada!

E agora, percebeu porque é que deve usar metas SMART na sua empresa?

É isso mesmo! Deve usar metas SMART para definir objetivos concretos, esclarecer as prioridades do seu negócio e aumentar a motivação e produtividade dos seus colaboradores. No fundo, em vez de metas confusas, com os objetivos SMART consegue chegar a premissas claras que permitem que toda a equipa saiba o que tem de fazer e saiba gerir melhor o seu tempo e os seus recursos para alcançar os resultados esperados.

Em conclusão, para definir as metas ou objetivos SMART da sua empresa deve ser específico e colocar todas as perguntas possíveis ou pelo menos responder ao “o quê”, “quem”, “quando”, “como”, “onde” e “porquê”. Depois, definir ferramentas e indicadores para dar resposta a essas questões, sabendo que a sua equipa está motivada e empenhada em alcançar os objetivos traçados no prazo determinado. Objetivos esses que devem estar, obviamente, alinhados com a missão da empresa. Assim, os objetivos SMART, além de simples e intuitivos, são bastante eficazes e permitem estabelecer metas (pessoais e profissionais) de forma clara e exequível.

E por falar em metas… Clique aqui e fique a par das metas 2020 ou resoluções de ano novo que deve tomar pela sua empresa!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Metas SMART, objetivos SMART!

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.