Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

O Lado Feminino Da Liderança

Liderança No Feminino

O número de mulheres em cargos de direção nas organizações em Portugal tem vindo a aumentar.

Apenas 28,2% dos cargos de liderança nas empresas estão nas mãos de mulheres. Ponto. O número tem crescido desde 2011 mas ainda assim revela que a presença feminina nas organizações em Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer.

Os resultados são do Estudo Barómetro Informa de março de 2015 e revelam também que as mulheres representam 42,3% dos empregados, exercem 33,8% das funções de gestão e desempenham 24,9% das funções de direção executiva. Apenas 28,2% ocupam cargos de liderança.

O mesmo estudo sobre a presença feminina nas organizações em Portugal, cujo objetivo era perceber a evolução da participação das mulheres em cargos de liderança e sensibilizar para a diversidade de géneros, revelou que o número de mulheres nas empresas (empregados, cargos de direção, gestão e liderança) tem vindo a aumentar nos últimos anos, em especial em funções de liderança. A par, ficamos ainda a saber que a percentagem de mulheres na força de trabalho é maior nas empresas que mais faturam (46%) mas é nessas empresas que estão menos representadas em cargos de gestão e liderança. A participação das mulheres na liderança diminui à medida que aumenta a dimensão da empresas e não há presenças femininas na liderança de empresas cotadas, mas 9,9% dos cargos dos seus conselhos de administração são ocupados por mulheres (outra subida desde 2011). Porém, as mulheres continuam em minoria nos cargos decisórios – o número de empresas com direção exclusivamente masculina continua a dominar – mas a sua presença em funções de liderança tem vindo a aumentar e houve também um aumento do número de organizações com gestão exclusivamente feminina. É nas Sociedades Anónimas que a presença de mulheres nos conselhos de administração é mais representativa

Já o Instituto Nacional de Estatística, numa publicação de 2013 intitulada “Trabalhar no Feminino”, havia demonstrado que as mulheres portuguesas representam apenas um terço dos profissionais em cargos de chefia e as que chegam ao topo são por regra mais jovens, mais qualificadas, casam-se menos e divorciam-se mais. A baixa representação feminina tinha colocado Portugal 7,7 pontos percentuais abaixo da média da União Europeia e muito longe da meta de 40% definida pela Comissão Europeia para 2020. O mesmo estudo determinou que a população feminina estava em minoria em quase todos os setores, apesar de predominar em algumas atividades de serviços, como saúde humana (74,2%), educação (64,2%) e alojamento e restauração (55,5%).

Mas o que diferencia as mulheres em cargos de liderança?
É difícil definir com clareza o que distingue as mulheres dos homens em cargos de liderança mas o certo é que há ideias enraizadas na sociedade de que a chefia feminina é mais branda que a masculina. Acredita-se que as mulheres são mais sensíveis, expressivas e os homens mais contidos e, de facto, revelam alguns estudos que as mulheres se preocupam mais em harmonizar o grupo. São mais preocupadas com o bem-estar da sua equipa e mais acolhedoras quer com os colegas quer com os clientes. Além disso, têm maior capacidade para adaptar a sua comunicação a diferentes ambientes e interlocutores.
A contribuição da liderança feminina para o desenvolvimento das organizações já está a ser medida e comprovada. Estudos recentes revelam que a diversidade de género na administração de uma empresa impulsiona a performance e aumenta as receitas.

Alguns motivos pelos quais as mulheres são líderes eficazes

1. As mulheres são ouvintes atentas

As mulheres sabem melhor do que os homens quando é a hora de ouvir e tendem a ser mais compreensivas do que eles. Por esse motivo são capazes de compreender melhor as necessidades dos outros (seja dos colegas seja dos clientes) e isso permite que se sintonizem com as suas necessidades alheias.

2. As mulheres são mais sociáveis

Vários estudos têm revelado que as mulheres são mais sociais do que os homens. Isso aumenta as taxas de colaboração e criatividade dentro de um negócio. O facto de serem mais sociáveis leva a que também se sintam mais confortáveis em ligar para conhecidos e desconhecidos, o que pode ser um grande impulso para novos negócios.

3. As mulheres estão mais atualizadas

As mulheres tem maior propensão para se manterem atualizadas com as notícias do que os homens e conseguem aplicar esses conhecimentos em casos de clientes e outras questões relacionadas com o trabalho.

4. As mulheres conseguem realizar mais tarefas em simultâneo

Os homens têm melhor capacidade para rotação mental, mas as mulheres superam-nos na chamada memória espacial e execução de várias tarefas em simultâneo. Isso também faz com que as mulheres sejam mais eficazes na elaboração de estratégias e soluções.

5. As mulheres são mais eficazes em grupos de trabalho

A capacidade natural feminina de comunicar e integrar permite melhores desenvolvimentos de trabalhos em grupos. Estudos recentes também revelam que os grupos com mulheres incluídas são mais produtivos do que aqueles exclusivamente masculinos.

Porém, apesar das vantagens em integrar uma mulher num cargo de liderança, muitas empresas preferem elementos masculinos. Serão necessários muitos mais ajustes culturais para que a liderança feminina realmente encontre seu espaço. Mas nós aguardamos.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

cPanel - O Guia Definitivo

Explore o poder do cPanel com nosso guia definitivo! Descubra como esta ferramenta intuitiva pode transformar a gestão do seu alojamento web, simplificando tarefas complexas e melhorando a eficiência. Ideal para PMEs e qualquer utilizador.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
O Lado Feminino Da Liderança
Todos os recursos que os emails e o site da sua empresa precisam para ter sucesso.

Proteja o Seu Website WordPress com a Nossa Manutenção Especializada

3 em 1 Europa

O Plano Europa Black Friday é a sua oportunidade de fazer
o seu negócio descolar no mercado europeu!

Criar Site
Criar Site
Criamos o seu site numa poderosa ferramenta de vendas! Saiba mais!
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.