O Lado Feminino Da Liderança

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Liderança No Feminino

O número de mulheres em cargos de direção nas organizações em Portugal tem vindo a aumentar.

Apenas 28,2% dos cargos de liderança nas empresas estão nas mãos de mulheres. Ponto. O número tem crescido desde 2011 mas ainda assim revela que a presença feminina nas organizações em Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer.

Os resultados são do Estudo Barómetro Informa de março de 2015 e revelam também que as mulheres representam 42,3% dos empregados, exercem 33,8% das funções de gestão e desempenham 24,9% das funções de direção executiva. Apenas 28,2% ocupam cargos de liderança.

O mesmo estudo sobre a presença feminina nas organizações em Portugal, cujo objetivo era perceber a evolução da participação das mulheres em cargos de liderança e sensibilizar para a diversidade de géneros, revelou que o número de mulheres nas empresas (empregados, cargos de direção, gestão e liderança) tem vindo a aumentar nos últimos anos, em especial em funções de liderança. A par, ficamos ainda a saber que a percentagem de mulheres na força de trabalho é maior nas empresas que mais faturam (46%) mas é nessas empresas que estão menos representadas em cargos de gestão e liderança. A participação das mulheres na liderança diminui à medida que aumenta a dimensão da empresas e não há presenças femininas na liderança de empresas cotadas, mas 9,9% dos cargos dos seus conselhos de administração são ocupados por mulheres (outra subida desde 2011). Porém, as mulheres continuam em minoria nos cargos decisórios – o número de empresas com direção exclusivamente masculina continua a dominar – mas a sua presença em funções de liderança tem vindo a aumentar e houve também um aumento do número de organizações com gestão exclusivamente feminina. É nas Sociedades Anónimas que a presença de mulheres nos conselhos de administração é mais representativa

Já o Instituto Nacional de Estatística, numa publicação de 2013 intitulada “Trabalhar no Feminino”, havia demonstrado que as mulheres portuguesas representam apenas um terço dos profissionais em cargos de chefia e as que chegam ao topo são por regra mais jovens, mais qualificadas, casam-se menos e divorciam-se mais. A baixa representação feminina tinha colocado Portugal 7,7 pontos percentuais abaixo da média da União Europeia e muito longe da meta de 40% definida pela Comissão Europeia para 2020. O mesmo estudo determinou que a população feminina estava em minoria em quase todos os setores, apesar de predominar em algumas atividades de serviços, como saúde humana (74,2%), educação (64,2%) e alojamento e restauração (55,5%).

Mas o que diferencia as mulheres em cargos de liderança?
É difícil definir com clareza o que distingue as mulheres dos homens em cargos de liderança mas o certo é que há ideias enraizadas na sociedade de que a chefia feminina é mais branda que a masculina. Acredita-se que as mulheres são mais sensíveis, expressivas e os homens mais contidos e, de facto, revelam alguns estudos que as mulheres se preocupam mais em harmonizar o grupo. São mais preocupadas com o bem-estar da sua equipa e mais acolhedoras quer com os colegas quer com os clientes. Além disso, têm maior capacidade para adaptar a sua comunicação a diferentes ambientes e interlocutores.
A contribuição da liderança feminina para o desenvolvimento das organizações já está a ser medida e comprovada. Estudos recentes revelam que a diversidade de género na administração de uma empresa impulsiona a performance e aumenta as receitas.

Alguns motivos pelos quais as mulheres são líderes eficazes

liderança feminina

1. As mulheres são ouvintes atentas

As mulheres sabem melhor do que os homens quando é a hora de ouvir e tendem a ser mais compreensivas do que eles. Por esse motivo são capazes de compreender melhor as necessidades dos outros (seja dos colegas seja dos clientes) e isso permite que se sintonizem com as suas necessidades alheias.

2. As mulheres são mais sociáveis

Vários estudos têm revelado que as mulheres são mais sociais do que os homens. Isso aumenta as taxas de colaboração e criatividade dentro de um negócio. O facto de serem mais sociáveis leva a que também se sintam mais confortáveis em ligar para conhecidos e desconhecidos, o que pode ser um grande impulso para novos negócios.
 
3. As mulheres estão mais atualizadas

As mulheres tem maior propensão para se manterem atualizadas com as notícias do que os homens e conseguem aplicar esses conhecimentos em casos de clientes e outras questões relacionadas com o trabalho.

4. As mulheres conseguem realizar mais tarefas em simultâneo

Os homens têm melhor capacidade para rotação mental, mas as mulheres superam-nos na chamada memória espacial e execução de várias tarefas em simultâneo. Isso também faz com que as mulheres sejam mais eficazes na elaboração de estratégias e soluções.
 
5. As mulheres são mais eficazes em grupos de trabalho

A capacidade natural feminina de comunicar e integrar permite melhores desenvolvimentos de trabalhos em grupos. Estudos recentes também revelam que os grupos com mulheres incluídas são mais produtivos do que aqueles exclusivamente masculinos.

Porém, apesar das vantagens em integrar uma mulher num cargo de liderança, muitas empresas preferem elementos masculinos. Serão necessários muitos mais ajustes culturais para que a liderança feminina realmente encontre seu espaço. Mas nós aguardamos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

O Lado Feminino Da Liderança

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.