HTTP versus HTTPS: descubra as diferenças!

certificado ssl

HTTP versus HTTPS: descubra as diferenças!

Já reparou que a tradicional indicação HTTP utilizada em todos os endereços de sites tem sido, nos últimos anos, substituída pela indicação HTTPS? Mas será que sabe que esse “s” no final do nome do protocolo de comunicação HTTP é uma camada extra de segurança através dos protocolos SSL e TLS? Verdade! Uma letrinha faz toda a diferença!

Numa época em que as pessoas estão sempre online, numa altura em que começam a comprar cada vez mais em lojas virtuais, a conversar através de chats, a fazer reuniões por videoconferência e tanto mais… falar de cibersegurança é pouco. É preciso ir mais além! Agir em conformidade, adotando, entre outros procedimentos, o protocolo HTTPS em sites ou só entrando em páginas seguras que exibam o ícone de um cadeado, sim? Não ponha em causa a sua privacidade nem a privacidade dos seus clientes! Aposte em protocolos de comunicação seguros. Mas antes perceba a diferença entre HTTP versus HTTPS e o motivo pelo qual deve optar pelo segundo.

HTTP versus HTTPS | O que é HTTP?

Genericamente, HTTP ou Hypertext Transfer Protocol é um protocolo de comunicação utilizado para transmitir informação entre computadores ligados à Internet. Por outras palavras, o Hypertext Transfer Protocol possibilita a troca de informação entre diferentes sistemas, transferindo dados entre o servidor e o browser do utilizador, o que vai permitir ao último aceder e ver páginas na Internet, de forma rápida e fácil.

Na prática, o processo é o seguinte: o utilizador escreve um endereço num navegador, clica para entrar e nesse momento dá ordem ao seu computador (ou outro equipamento com que esteja a aceder à Internet) para estabelecer contacto com o computador onde está armazenada a informação da página/site que pretende ver. E do outro lado, o computador ao rececionar essa ordem, mostra a informação, sob a forma de uma página web.

Na verdade, esta tecnologia é a base do salutar funcionamento da World Wide Web tal como a conhecemos e aplica-se a todas as comunicações online.

HTTP | Vulnerabilidades do Hipertext Transfer Protocol

O protocolo HTTP é vulnerável a ataques (principalmente em redes de wi-fi públicas), ou seja, é possível que um hacker consiga intercetar a informação que está a ser partilhada entre um computador e um servidor sem que os utilizadores se apercebam disso. Como tal, o HTTP nem sempre consegue impedir o acesso a informações pessoais e confidenciais, como nomes de utilizador, passwords, emails, números de telefone e até dados bancários de clientes que se registaram num site ou loja online. E por esse motivo nasceu o HTTPS, que vamos conhecer melhor já de seguida!

HTTP versus HTTPS | O que é HTTPS?

Na segurança online, um “s” faz toda a diferença! O HTTPS, Hipertext Transfer Protocol Secure, embora seja o mesmo que o HTTP, tem um “s” de “secure” no fim e isso faz toda a diferença porque significa que usa um certificado SSL (Secure Sockets Layer) que encripta a informação entre o servidor e o utilizador, ou seja, protege as comunicações entre servidor e cliente. Portanto – e em conclusão – o protocolo Hipertext Transfer Protocol Secure é o somatório do HTTP com o SSL ou Secure Sockets Layers. Deste modo, o HTTPS protege a privacidade e a integridade da informação trocada entre o servidor e o cliente e garante que o site que gere ou a que acede é seguro.

Hipertext Transfer Protocol Secure | Funcionamento do HTTPS

É natural que se esteja a interrogar sobre o funcionamento do HTTPS, Hipertext Transfer Protocol Secure, mas embora seja um sistema complexo de implementar, é simples de explicar! No protocolo HTTPS a troca de informação entre o servidor e o cliente passa por um sistema com dois tipos de encriptação – Secure Sockets Layer (SSL) e Transport Layer Security (TLS) – que cifram a informação a ser transmitida através de uma troca de certificados que tem por objetivo verificar a autenticidade e identidade do servidor e do cliente. Só depois de se verificar que ambos estão a usar a mesma chave, é que a comunicação é possível. Logo, pode-se dizer que só com o protocolo HTTPS é que se consegue oferecer o sigilo dos dados no processo de comunicação entre navegador e servidor. Por exemplo, se tentar aceder à rede social mais conhecida no mundo, o Facebook, aparece o HTTPS no URL ou barra do endereço do site, além do ícone de um cadeado verde que significa que os seus dados no Facebook (supostamente) estão protegidos.

Noutro site sem cadeado nem HTTPS, os seus dados estão mais vulneráveis e é por isso que só deve facultar informações pessoais em sites com protocolo HTTPS e, do mesmo modo, só deve criar sites (principalmente se permitirem a venda online) com esta tecnologia de certificação para garantir a segurança dos utilizadores e dar tranquilidade aos clientes. Inclusive, há casos em que o próprio browser do utilizador desaconselhar ou impede o acesso a um site sem HTTPS.

Portanto, o HTTPS é a opção mais segura, particularmente se pretende aceder a um site ou gerir um site que recolha informações sigilosas.

Hipertext Transfer Protocol Secure | Importância do HTTPS

Não são só os sites dos bancos onde os clientes podem fazer transações online que devem investir em segurança! Hoje em dia, qualquer empresa deve preferir o protocolo HTTPS para proteger a privacidade dos seus clientes. E qualquer cliente deve preferir sites e lojas online HTTPS para manter a integridade e confidencialidade da informação trocada.

HTTPS Everywhere | Outra solução

Se o site a que pretende aceder não tiver protocolo HTTPS, mas mesmo assim quiser ver essa informação, pode recorrer a uma extensão para Google Chrome, que assegura o uso de ligações cifradas e bloqueia as inseguras, chamada HTTPS Everywhere.

Em alternativa, pode usar uma VPN (Virtual Private Network) que garanta a encriptação dos seus dados e proteja a informação de ataques de hackers.

Um último conselho sobre segurança em sites e lojas online? Adjudique o seu site a uma empresa que garanta certificado SSL, como a PME. Clique aqui para conhecer os nossos planos de alojamento web, com certificado SSL grátis!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário