O conceito de Geomarketing não é recente, mas muitos empreendedores podem não o reconhecer pelo nome próprio. No entanto, se falarmos em utilizar a localização dos potenciais clientes para segmentá-los, reconhecem a ideia. Uma excelente ideia, diga-se de passagem, pois nada como conhecer a localização do público para traçar estratégias de comunicação, promoção e vendas.
Geomarketing ou marketing geográfico é um processo de mapeamento que envolve o uso de dados de localização do público e é usado em marketing para visualizar e analisar informações de modo a adaptar as tomadas de decisão de uma empresa ao modo como o mercado se organiza no espaço. A técnica permite assim a análise de variáveis relevantes através da visualização de dados em mapas geográficos graças ao endereço IP ou sinal do GPS do smartphone do utilizador em causa.
O conceito de Geomarketing começou por ser usado pelas empresas para analisar as características do público de uma região e para determinar a localização de uma nova loja física, as áreas mais promissoras para vendas ou a melhor linha de atuação em cada local. Contudo, o conceito de Geomarketing alargou-se para acompanhar o crescimento do marketing digital – e também o uso generalizado de smartphones – e hoje em dia assume um significado muito amplo: estratégia de marketing que engloba inteligência sobre localização para otimizar campanhas e alcançar o consumidor no local e na hora certa.
Como usar o Geomarketing na sua empresa?
Empresas de sucesso usam estratégias de Geomarketing para relacionarem de forma eficiente informações do próprio negócio com as características do território em que atuam. E a sua empresa não pode ficar para trás!
O Geomarketing é um recurso indicado para qualquer tipo de negócio, sejam pequenas, médias ou grandes empresas, e por isso convém saber como usar o Geomarketing com eficácia. Não é complicado! Basta definir um objetivo e escolher a ou as estratégias que se podem adotar a nível de marketing geográfico. São elas…
1. Geotargeting – para segmentar
Geotargeting é uma formas mais comuns de utilizar o Geomarketing. Trata-se de uma estratégia de segmentação de mercado de acordo com a localização das pessoas, que permite a uma empresa segmentar uma campanha ou filtrar de acordo com o seu objetivo estratégico. Por exemplo, pode segmentar por país (Portugal, se pretende chegar a todos os consumidores portugueses), segmentar por cidade (Lisboa, se pretende chegar apenas a pessoas que vivem ou trabalham na capital), segmentar por rua (Av. da Liberdade, se pretende segmentar apenas por pessoas que frequentem essa rua em particular), etc.
O geotargeting é possível na maior parte das plataformas online pagas, nomeadamente no Google Adwords e Facebook Ads, que recolhem dados a partir do endereço IP dos utilizadores.
Gostava de saber como fazer uma campanha de marketing bem-sucedida?
2. Geofencing – para oferecer conteúdo em tempo real
O Geofencing consiste em oferecer conteúdo em tempo real de acordo com a movimentação do utilizador que é captada pelo GPS. Ou seja, quando o smartphone do potencial consumidor entra numa área pré-determinada pela empresa, essa pessoa recebe um conteúdo por meio de uma notificação (email ou SMS), o que é particularmente útil e interessante no comércio local. Imagine, por exemplo, que consegue identificar um potencial cliente perto da sua loja física e que dispara uma notificação para o seu smartphone com um cupão de desconto de modo a atraí-lo para uma compra! Fantástico, não é verdade? Claro que para usar esta estratégia é necessário que o consumidor tenha um aplicativo da sua empresa e tenha autorizado a partilha da sua localização.
Não se esqueça de medir os resultados do seu marketing online. Use todas as métricas a que tem direito para perceber se atingiu os seus objetivos.
3. Geotagging – para localizar um utilizador numa publicação
Geotagging é uma estratégia de marketing que marca a localização de um utilizador numa publicação. Muitas pessoas usam este recurso em redes sociais como o Facebook e Instagram, quando estão num evento, numa festa, numa zona turística, de férias, etc. E as empresas podem assim agregar informações sobre os locais onde os utilizadores se encontram e promover novos negócios, aí perto, através da experiência da sua rede de contatos.
4. Geofiltros – para identificar a localização do utilizador
Os geofiltros, introduzidos pelo Snapchat, possibilitam a inserção de filtros em fotos e vídeos que por sua vez, permitem identificar a localização do utilizador e, como essa área é carregada automaticamente para a plataforma, as empresas podem criar os seus próprios geofiltros, seja em redes sociais, seja noutras plataformas.
Por falar em Snapchat, sabe como é que a sua empresa deve usar o Snapchat?
Benefícios da aplicação do Geomarketing na sua empresa
Apesar de existirem formas diferentes de trabalhar com Geomarketing, a técnica entrega sempre bastantes benefícios. Entre eles…
- Conhecer melhor o mercado onde a sua empresa atua, nomeadamente identificar com maior assertividade o seu tamanho.
- Segmentar o mercado.
- Reconhecer quais os locais de maior potencial de consumo do seu produto/serviço.
- Enviar promoções personalizadas ao utilizador.
- Aumentar as hipóteses de interação entre a sua empresas e os clientes.
- Desenhar o perfil do público-alvo.
- Perceber o posicionamento da concorrência.
- Descobrir comportamentos de consumo e cobertura de vendas em países, cidades, bairros, ruas…
- Usar os dados de localização dos consumidores para a tomada de decisões estratégicas.
- Reduzir riscos de negócio.
- Otimizar investimentos.
- Melhorar resultados comerciais.
- Explorar oportunidades.
- Ajudar a fortalecer a marca regionalmente, se for o caso.
Contra factos, não há argumentos. Hoje em dia, os consumidores fazem-se acompanhar de smartphones com GPS para onde quer que vão e a sua empresa deve tirar partido disso para saber onde se encontra o seu público-alvo e usar essa informação nas estratégias de marketing digital, nomeadamente na otimização de campanhas.
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