Tudo o que precisa de saber sobre Geomarketing

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O conceito de Geomarketing não é recente, mas muitos empreendedores podem não o reconhecer pelo nome próprio. No entanto, se falarmos em utilizar a localização dos potenciais clientes para segmentá-los, reconhecem a ideia. Uma excelente ideia, diga-se de passagem, pois nada como conhecer a localização do público para traçar estratégias de comunicação, promoção e vendas.

Geomarketing ou marketing geográfico é um processo de mapeamento que envolve o uso de dados de localização do público e é usado em marketing para visualizar e analisar informações de modo a adaptar as tomadas de decisão de uma empresa ao modo como o mercado se organiza no espaço. A técnica permite assim a análise de variáveis relevantes através da visualização de dados em mapas geográficos graças ao endereço IP ou sinal do GPS do smartphone do utilizador em causa.

O conceito de Geomarketing começou por ser usado pelas empresas para analisar as características do público de uma região e para determinar a localização de uma nova loja física, as áreas mais promissoras para vendas ou a melhor linha de atuação em cada local. Contudo, o conceito de Geomarketing alargou-se para acompanhar o crescimento do marketing digital – e também o uso generalizado de smartphones – e hoje em dia assume um significado muito amplo: estratégia de marketing que engloba inteligência sobre localização para otimizar campanhas e alcançar o consumidor no local e na hora certa.

Como usar o Geomarketing na sua empresa?

Empresas de sucesso usam estratégias de Geomarketing para relacionarem de forma eficiente informações do próprio negócio com as características do território em que atuam. E a sua empresa não pode ficar para trás!

O Geomarketing é um recurso indicado para qualquer tipo de negócio, sejam pequenas, médias ou grandes empresas, e por isso convém saber como usar o Geomarketing com eficácia. Não é complicado! Basta definir um objetivo e escolher a ou as estratégias que se podem adotar a nível de marketing geográfico. São elas…

1. Geotargeting – para segmentar

Geotargeting é uma formas mais comuns de utilizar o Geomarketing. Trata-se de uma estratégia de segmentação de mercado de acordo com a localização das pessoas, que permite a uma empresa segmentar uma campanha ou filtrar de acordo com o seu objetivo estratégico. Por exemplo, pode segmentar por país (Portugal, se pretende chegar a todos os consumidores portugueses), segmentar por cidade (Lisboa, se pretende chegar apenas a pessoas que vivem ou trabalham na capital), segmentar por rua (Av. da Liberdade, se pretende segmentar apenas por pessoas que frequentem essa rua em particular), etc.
O geotargeting é possível na maior parte das plataformas online pagas, nomeadamente no Google Adwords e Facebook Ads, que recolhem dados a partir do endereço IP dos utilizadores.

Gostava de saber como fazer uma campanha de marketing bem-sucedida?

2. Geofencing – para oferecer conteúdo em tempo real

O Geofencing consiste em oferecer conteúdo em tempo real de acordo com a movimentação do utilizador que é captada pelo GPS. Ou seja, quando o smartphone do potencial consumidor entra numa área pré-determinada pela empresa, essa pessoa recebe um conteúdo por meio de uma notificação (email ou SMS), o que é particularmente útil e interessante no comércio local. Imagine, por exemplo, que consegue identificar um potencial cliente perto da sua loja física e que dispara uma notificação para o seu smartphone com um cupão de desconto de modo a atraí-lo para uma compra! Fantástico, não é verdade? Claro que para usar esta estratégia é necessário que o consumidor tenha um aplicativo da sua empresa e tenha autorizado a partilha da sua localização.

Não se esqueça de medir os resultados do seu marketing online. Use todas as métricas a que tem direito para perceber se atingiu os seus objetivos.

3. Geotagging – para localizar um utilizador numa publicação

Geotagging é uma estratégia de marketing que marca a localização de um utilizador numa publicação. Muitas pessoas usam este recurso em redes sociais como o Facebook e Instagram, quando estão num evento, numa festa, numa zona turística, de férias, etc. E as empresas podem assim agregar informações sobre os locais onde os utilizadores se encontram e promover novos negócios, aí perto, através da experiência da sua rede de contatos.

4. Geofiltros – para identificar a localização do utilizador

Os geofiltros, introduzidos pelo Snapchat, possibilitam a inserção de filtros em fotos e vídeos que por sua vez, permitem identificar a localização do utilizador e, como essa área é carregada automaticamente para a plataforma, as empresas podem criar os seus próprios geofiltros, seja em redes sociais, seja noutras plataformas.

Por falar em Snapchat, sabe como é que a sua empresa deve usar o Snapchat?

Benefícios da aplicação do Geomarketing na sua empresa

Apesar de existirem formas diferentes de trabalhar com Geomarketing, a técnica entrega sempre bastantes benefícios. Entre eles…

  • Conhecer melhor o mercado onde a sua empresa atua, nomeadamente identificar com maior assertividade o seu tamanho.
  • Segmentar o mercado.
  • Reconhecer quais os locais de maior potencial de consumo do seu produto/serviço.
  • Enviar promoções personalizadas ao utilizador.
  • Aumentar as hipóteses de interação entre a sua empresas e os clientes.
  • Desenhar o perfil do público-alvo.
  • Perceber o posicionamento da concorrência.
  • Descobrir comportamentos de consumo e cobertura de vendas em países, cidades, bairros, ruas…
  • Usar os dados de localização dos consumidores para a tomada de decisões estratégicas.
  • Reduzir riscos de negócio.
  • Otimizar investimentos.
  • Melhorar resultados comerciais.
  • Explorar oportunidades.
  • Ajudar a fortalecer a marca regionalmente, se for o caso.

Contra factos, não há argumentos. Hoje em dia, os consumidores fazem-se acompanhar de smartphones com GPS para onde quer que vão e a sua empresa deve tirar partido disso para saber onde se encontra o seu público-alvo e usar essa informação nas estratégias de marketing digital, nomeadamente na otimização de campanhas.

Leia também o nosso artigo sobre vantagens do SMS marketing.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Tudo o que precisa de saber sobre Geomarketing

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.