O assunto é interessante. O webinário está pensado até ao último detalhe. Os oradores escolhidos aceitaram o convite. O dia está marcado, o evento publicitado… mas não angariou muitos participantes? Calma… Ainda vai a tempo de empreender esforços para chegar a mais pessoas. Perceba como!
1. Aproveite os seus contactos de email
Envie informações sobre o webinário por email para a sua rede de contactos, se necessário uma primeira vez convidando as pessoas a participar e uma segunda vez recordando-as de que a data limite para se inscreverem está a terminar. Nesses emails mostre que o seu webinário é relevante, não deixe que a mensagem seja confundida com publicidade.
2. Use redes sociais, blogues e site
Qualquer rede social pode ajudá-lo na hora de angariar participantes para o seu webinário. Utilize o Twitter, Facebook, LinkedIn e Google+ (e ainda o seu blogue e site) para notificar os seus contactos sobre o evento, e faça-o também nos grupos em que a sua empresa está incluída e em fóruns de discussão (mas avise os moderadores desses grupos, para evitar que a sua informação seja banida).
3. Faça vídeos de promoção
Um pequeno vídeo promocional sobre o webinário dará sempre resultados. Não é complicado, não acarreta grandes custos e pode colocá-lo com facilidade no canal do YouTube da sua empresa. Depois pode usar links do seu site ou páginas de redes sociais para esse mesmo vídeo e chegar a cada vez mais pessoas!
4. Prepare um infográfico
Já que tem de fazer os slides da sua apresentação do webinário, aproveite a informação para criar um slide específico com dados importantes para ser partilhado antes do evento. Vai deixar o seu público-alvo curioso e interessado em participar.
5. Contacte os seus parceiros
Peça aos seus parceiros ajuda na promoção do webinário. Convença-os através de uma comissão ou publicidade gratuita. Faça o mesmo com os convidados do webinário. Há oradores que farão um bom trabalho em proveito próprio a divulgar o evento da sua empresa.
6. Ofereça algumas inscrições
Aproveite para agradar aos seus clientes e ao mesmo tempo angariar mais participantes para o evento, oferecendo “entradas”. Indique a quem fizer uma subscrição na sua newsletter que pode participar gratuitamente no webinário, ou a quem participar num passatempo da sua empresa, ou a quem deixar um depoimento positivo, etc, etc.
7. Envie uma mensagem de alerta antes de começar o webinário
Ofereça aos inscritos a opção de deixarem o número do telemóvel para receberem um lembrete uma hora antes do evento com uma mensagem de texto. Isso ajuda.
8. Grave o webinário
Grave o seu webinário mas não disponibilize a gravação, banalizando o conteúdo. Os interessados em ver à posterior podem contactar a sua empresa que, nesse caso, deve disponibilizar link para upload do evento gravado para o YouTube, configurado em modo não listado.
E agora prepare-se. Se levar a cabo todas estas estratégias, se não fosse um webinário não teria cadeiras suficientes!