Cada vez há mais redes sociais disponíveis na Internet, mas a verdade é que o Facebook Ads para ecommerce continua a ser das melhores estratégias de marketing digital para uma loja online por um único e simples motivo: o número de utilizadores no Facebook não para de crescer!
Nada como promover a sua loja virtual na rede social com um ROI (return on investment) mais elevado. O Facebook Ads para ecommerce – ou para qualquer outro tipo de negócio – é muito eficaz a otimizar a performance de uma empresa, melhorar a presença online e trazer mais vendas. Claro que o Facebook não faz tudo sozinho, mas a verdade é que do seu lado fica apenas uma tarefa simples e rápida: ajustar a campanha ao seu objetivo de forma a ter um melhor desempenho. Para o conseguir, leia este artigo e fique a conhecer os melhores tipos de anúncios do Facebook Ads para ecommerce.
O que se entende por Facebook Ads?
Facebook Ads é uma plataforma de anúncios pagos para empresas e particulares que pretendam divulgar algo na rede social Facebook e alcançar resultados mais expressivos do que aqueles que estão a conseguir obter através de simples publicações.
Quais as principais vantagens do Facebook Ads para ecommerce?
A grande vantagem da utilização do Facebook Ads é ampliar o alcance de um conteúdo para um público-alvo específico, inclusive até outras redes sociais, como o Instagram. Além disso, o Facebook Ads permite a criação de diferentes formatos de anúncios, que são exibidos de forma direta e segmentada aos utilizadores da rede, ou seja, no seu feed de notícias ou timeline, juntamente com os outros posts. Para mais, e ao contrário do Google Ads, no Facebook Ads os anúncios ficam, por assim dizer, camuflados entre outras publicações orgânicas (não pagas), fazendo com que mais pessoas cliquem neles.
Por tudo isto, o Facebook Ads é uma das formas de publicidade paga mais eficiente e eficaz para alcançar objetivos de marketing digital, nomeadamente em empresas que fazem comércio digital.
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Quais os principais tipos de anúncios do Facebook Ads para ecommerce?
Antes de distinguimos os vários tipos de anúncio que pode usar para promover o seu ecommerce, temos de lhe explicar que por detrás do posicionamento de um anúncio, há sempre um sólido algoritmo que possui dados sobre o comportamento do consumidor. Esse algoritmo funciona porque instalou um pixel, ou seja, as tags de código para criar campanhas. Tags essas que ajudam o Facebook a cruzar informação sobre os visitantes da sua loja online e a base de registos da rede social e que, em última análise, permitem recolher dados de utilizadores que realizaram uma determinada ação, como adicionar produtos ao carrinho de compras, por exemplo.
São precisamente esses dados que garantem que atinge objetivos importantes, tais como aumentar o tráfego para a sua loja virtual. Mas para atingir resultados deve optar por um ou mesmo mais do que um dos formatos ideais de Facebook Ads para ecommerce. São eles:
Anúncios para geração de leads
Se a sua intenção é reunir dados sobre os seus potenciais clientes, deve optar por anúncios para geração de leads que o ajudem no processo de recolha de emails e outras informações úteis para a sua base de dados, de modo a que mais pessoas possam receber informações e promoções sobre a sua loja virtual por email marketing, por exemplo. Uma das grandes vantagens de usar o Facebook Ads para aumentar a sua base de emails é que ao fazê-lo dentro da rede social, a maioria das informações é preenchida automaticamente.
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Anúncios dinâmicos de produtos
Se a sua intenção é mostrar aos consumidores os produtos ou serviços da sua loja virtual, então opte por anúncios dinâmicos customizáveis que são aqueles anúncios que usam um código de rastreio para conversões de utilizadores que chegam ao seu site através do Facebook.
Anúncios de agradecimento
Se a sua intenção é manter os seus clientes, e transformá-los em clientes fieis, opte por anúncios de agradecimento (através de vídeos e outros materiais). Com eles, agradece a compra, claro, e enceta um relacionamento mais próximo.
Anúncios de novos produtos para clientes
Se a sua intenção é anunciar novos produtos para clientes, ou seja, para um leque de pessoas que à parida já conquistou, opte por campanhas focadas nos seus clientes.
Anúncios para tráfego novo
Se a sua intenção é gerar tráfego novo para a sua loja virtual, opte por anúncios que encontrem no Facebook potenciais clientes e os direcionem para o seu site. Claro que parte dessas pessoas não tem interesse em comprar os seus produtos/serviços, mas verá como a taxa de visitantes aumenta e como alguns desses visitantes, a dada altura, se tornarão clientes.
Anúncios para carrinhos de compras abandonados
Se a sua intenção é recuperar carrinhos de compras abandonados, deve optar por anúncios que ajudem os utilizadores indecisos a concluírem a compra. Como? Usando uma estratégia de redirecionamento ou remarketing para uma campanha de anúncios do Facebook personalizada. Escusado será dizer que estes anúncios quase sempre oferecem um incentivo, como entrega grátis ou desconto de 10% se o cliente voltar e concluir a compra.
Como avaliar o desempenho das suas campanhas de Facebook Ads para ecommerce?
Apesar de ter o tal pixel configurado, as audiências criadas e os tipos de anúncios escolhidos e personalizados, não quer dizer que se possa sentar à espera dos resultados. Ou melhor, pode sentar-se, sim, mas de preferência frente a um equipamento com acesso à Internet para poder monitorizar os resultados. É que é preciso avaliar o desempenho das campanhas constantemente, para perceber como é que os utilizadores estão a reagir e, em caso de necessidade, ajustar os dados, alterar uma variante ou mesmo o tipo de anúncio. Por isso, se se vai estrear no Facebook Ads para ecommerce, opte por campanhas de curta duração e acompanhe-as com regularidade para ver as suas vendas online aumentarem.
Seja através de anúncios dinâmicos de produtos, remarketing ou campanhas para atrair novo tráfego, entre outras possibilidades, o Facebook Ads para ecommerce garante excelentes resultados. Como o investimento é pequeno face ao retorno, na dúvida, não há por que não experimentar. Venham dai essas campanhas!
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