A entrega do IRS está à porta, a corrida contra o tempo para entregar a declaração de rendimentos
À medida que o sol de junho aquece os nossos dias, outro calor começa a fazer-se sentir, o da entrega da declaração anual do IRS. Este ritual anual, está prestes a chegar ao fim, trazendo consigo uma mistura de alívio e, para alguns, uma pitada de stress de última hora.
Prazo final de entrega
O relógio não pára, e o prazo para a entrega da declaração anual do IRS está a aproximar-se rapidamente, marquem nos vossos calendários: domingo, 30 de junho de 2024. Este é o dia D, o momento da verdade. E não, não haverá prolongamento, nem que o dia caia num fim de semana.
Número de declarações submetidas
Até à data, mais de 5.640.000 declarações já foram submetidas, parece muito? Mas são cerca de 700 mil declarações a menos em comparação com 2023. Será que os portugueses estão a deixar tudo para a última hora?
Das declarações submetidas, 3,61 milhões são de pessoas com rendimentos de trabalho dependente e/ou pensões (categorias A e H). Já 2,03 milhões são de contribuintes com rendimentos de outras categorias, como trabalho independente, rendas e capitais (categorias B, F e E).
Reembolsos já efetuados
Boas notícias para quem já tratou da papelada, até ao final da primeira semana de junho, foram pagos mais de 2.000 reembolsos, totalizando a soma de um pouco mais 2.000 milhões de euros.
Datas importantes a ter em conta
Depois da entrega, a festa não acaba. A liquidação das declarações deve ocorrer até 31 de julho. Os reembolsos podem ser pagos até 31 de agosto. E para quem receber notas de cobrança, o pagamento do imposto em falta também deve ser feito até 31 de agosto.
Consequências do atraso na entrega
Entregar a declaração fora do prazo, não faz boa impressão e pode sair caro. As multas podem variar entre 150 e 3.750 euros. É o suficiente para estragar o verão.
Por isso:
- Organize os seus documentos com antecedência.
- Verifique e confirme que tem a password de acesso ao Portal das Finanças.
- Se tiver dúvidas, não hesite em pedir ajuda.
Sabia que…?
Em 2023, cerca de 1,3 milhões de declarações de IRS foram entregues nos últimos cinco dias do prazo.
Por mais enfadonha que possa parecer, a entrega do IRS é uma parte importante da nossa cidadania. É o nosso contributo para manter a máquina do Estado a funcionar, por mais que às vezes nos pareça que ela precisa de uma boa mudança.
Obrigado pela leitura. Até ao próximo artigo, e boa sorte com a vossa declaração!