Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

A entrega do IRS está à porta: Está preparado para o sprint final?

A entrega do IRS está à porta, a corrida contra o tempo para entregar a declaração de rendimentos

À medida que o sol de junho aquece os nossos dias, outro calor começa a fazer-se sentir, o da entrega da declaração anual do IRS. Este ritual anual, está prestes a chegar ao fim, trazendo consigo uma mistura de alívio e, para alguns, uma pitada de stress de última hora.

Prazo final de entrega

O relógio não pára, e o prazo para a entrega da declaração anual do IRS está a aproximar-se rapidamente, marquem nos vossos calendários: domingo, 30 de junho de 2024. Este é o dia D, o momento da verdade. E não, não haverá prolongamento, nem que o dia caia num fim de semana.

Número de declarações submetidas

Até à data, mais de 5.640.000 declarações já foram submetidas, parece muito? Mas são cerca de 700 mil declarações a menos em comparação com 2023. Será que os portugueses estão a deixar tudo para a última hora?

Das declarações submetidas, 3,61 milhões são de pessoas com rendimentos de trabalho dependente e/ou pensões (categorias A e H). Já 2,03 milhões são de contribuintes com rendimentos de outras categorias, como trabalho independente, rendas e capitais (categorias B, F e E).

Reembolsos já efetuados

Boas notícias para quem já tratou da papelada, até ao final da primeira semana de junho, foram pagos mais de 2.000 reembolsos, totalizando a soma de um pouco mais 2.000 milhões de euros.

Datas importantes a ter em conta

Depois da entrega, a festa não acaba. A liquidação das declarações deve ocorrer até 31 de julho. Os reembolsos podem ser pagos até 31 de agosto. E para quem receber notas de cobrança, o pagamento do imposto em falta também deve ser feito até 31 de agosto.

Consequências do atraso na entrega

Entregar a declaração fora do prazo, não faz boa impressão e pode sair caro. As multas podem variar entre 150 e 3.750 euros. É o suficiente para estragar o verão.

Por isso:

  • Organize os seus documentos com antecedência.
  • Verifique e confirme que tem a password de acesso ao Portal das Finanças.
  • Se tiver dúvidas, não hesite em pedir ajuda.


Sabia que…?
Em 2023, cerca de 1,3 milhões de declarações de IRS foram entregues nos últimos cinco dias do prazo.

Por mais enfadonha que possa parecer, a entrega do IRS é uma parte importante da nossa cidadania. É o nosso contributo para manter a máquina do Estado a funcionar, por mais que às vezes nos pareça que ela precisa de uma boa mudança.

Obrigado pela leitura. Até ao próximo artigo, e boa sorte com a vossa declaração!

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
A entrega do IRS está à porta: Está preparado para o sprint final?
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.