Empreendedorismo Social Em Portugal

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O empreendedorismo social em Portugal não passa despercebido a quem o procura. Por cá temos a organização Ashoka Portugal, o projecto MIES, a agência SEA (Agência de Empreendedores Sociais), entre outras.

empreendedorismo social

A agência Ashoka tem o subtítulo de Innovators for the Public, e é uma organização internacional do sector do cidadão (nome adoptado por eles). Esta organização identifica, apoia e alimenta o progresso de empreendedores sociais, a quem eles chamam de Fellows Ashoka. A organização busca ajudar a desenvolver as ideias e tornar a missão dos seus empreendedores em algo concreto, produtivo e globalmente integrado.

No site de Ashoka Portugal poderá encontrar todas as informações relativas às suas acções e projectos, assim como aos requisitos necessários para se tornar um Fellow Ashoka.

Como projecto de raiz nacional temos o MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, uma iniciativa do Centro de Formação e Investigação em Empreendedorismo Social e Instituto Padre António Vieira, que por sua vez conta com o apoio do COMPETE, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP e pelo IAPMEI.

O objectivo do MIES é contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social. Fazem-no através de pesquisa, permitindo descobrir e mapear as iniciativas inovadoras, com o intuito de contribuir para o seu desenvolvimento.

Trabalham para promover novas oportunidades de investimento e criação de valor financeiro, económico e social como desafio para a resolução de problemas negligenciados com elevado potencial de transformação positiva na sociedade. Para saber mais informações sobre o MIES, consulte o site oficial.

Portuguesa também é a Agência de Empreendedores Sociais (SEA), criada em 2007 e tem como “objecto social o desenvolvimento e a implementação de projectos de empreendedorismo social que contribuam para a sustentabilidade ao nível social, económico, cultural e ambiental, em prol do desenvolvimento local e integrado.”

É a primeira agência de empreendedores sociais em Portugal, sem fins lucrativos e apresenta-se sob a forma jurídica de Cooperativa. Promove vários tipos de projectos, desde a criação de emprego, incubação de microiniciativas, animação territorial, entre outros. Nada melhor que espreitar o site oficial.

Uma das questões com mais pressão e especulações da actualidade é se no seio da sociedade actual, secular, exposta ao rigor do mercado global e baseada na escolha individual, pode existir um sentimento de pertença, confiança, respeito, coesão e empatia. Os empreendedores sociais mostram que sim. Concorda?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

2 respostas

  1. Olá! venho por este meio solicitar ajuda para colocar um ideia em pratica. Resido na ilha da madeira. Sou licenciada em Serviço Social, e com uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos. Quero muito colocar uma ideia em pratica . Por onde começar?

    1. A 1° coisa a fazer com uma boa ideia é transformá-la em um extraordinário projeto, este precisa ter um propósito bem definido, com isso em mãos você precisa fazer um planejamento de execução que mostre bem rápido o valor que esta ideia representa, entenda por valor o quanto ela irá fazer a diferença, depois de ser implantada, não tem nada haver com dinheiro e sim com transformação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Empreendedorismo Social Em Portugal

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.