Email gratuito ou email pago

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Email gratuito ou email pago?

Naturalmente que nos dias que correm uma conta de email faz sempre parte da equação, mas muitas empresas – particularmente em início de atividade – ficam na dúvida entre email gratuito ou email pago. E têm alguma razão, porque na verdade qualquer modelo permite comunicar com uma audiência por mensagem eletrónica… mas as semelhanças ficam-se por aqui!

Ainda assim, não precisa de pesquisar mais por email gratuito ou email pago para perceber se uma conta de email grátis é suficiente para o seu negócio. Com a leitura deste artigo terá a resposta!

Email gratuito ou email pago | O que é um email gratuito?

Email gratuito ou email profissional grátis, como o nome indica, é uma conta de email sem custos que pode ser criada em provedores como o Gmail, Yahoo, Hotmail, Sapo, etc. Regra geral, destina-se a utilizadores particulares, mas algumas pequenas empresas e negócios em nome individual também usam contas grátis. Apesar de ficarem mais expostas a ataques criminosos e sofrerem mais com a prática do phishing do que as contas pagas, as contas de email grátis são muitos fáceis de aceder e manusear, pois, regra geral, possuem uma interface à qual os utilizadores acedem rapidamente através do navegador web para poderem ver, ler e responder aos seus emails.

Email gratuito ou email pago | O que é um email pago?

O email pago ou email profissional é uma conta de email com custos que, ao contrário do email grátis, permite que o utilizador coloque o nome do seu negócio. Por exemplo: miguelsantos@omeunegocio.pt ou mariarodrigues@aminhaempresa.com.
Por esse motivo também se costuma chamar ao email pago, email profissional (já que passa uma imagem de profissionalismo), email institucional, email comercial, email corporativo ou mesmo email personalizado, pois em vez de raulmendes@gmail.com o utilizador passa a ter um email do género raulmendes@nomeempresa.pt ou geral@nomeempresa.com, por exemplo.
Ainda assim, se para um negócio de menores dimensões um email como geral@pequenonegocio.pt é suficiente, para empresas de maior porte é necessário um comercial@, marketing@, tesouraria@, apoioaocliente@, etc. Isso de forma a permitir que os clientes identifiquem a conta de email que querem usar e de forma também a direcionar os assuntos rápida e facilmente para os respetivos departamentos.

Email gratuito ou email pago | Desvantagens das contas de email gratuitas para empresas

Vamos agora falar-lhe das principais desvantagens das contas de email gratuitas para empresas porque vantagens… não há nenhuma! Nem o facto de não terem custos para o utilizador é um benefício, já que neste caso, manifestamente, “o barato sai caro”.
Na verdade, as contas de email gratuitas não são aconselhadas a empresas. E sabe porquê?

  • As contas de email gratuitas não permitem que personalize o seu próprio domínio e por isso não poder usar o nome da sua empresa. Logo, não consegue que os consumidores identifiquem de imediato o remetente da mensagem, nem consegue passar uma imagem de profissionalismo e confiança.
  • As contas de email gratuitas podem ficar inacessíveis sem aviso prévio.
  • São alvo de publicidade em excesso.
  • Podem ser utilizadas para enviar Spam, se o seu computador estiver infetado com um vírus e a sua password for roubada. E se isso acontecer, o fornecedor do serviço de email grátis pode suspender a conta sem aviso, e com toda a legitimidade. Pior! Será praticamente impossível recuperar a sua conta de email.
  • Mesmo que o seu computador não seja infetado por vírus, numa conta de email gratuita sem criptografia SSL, é relativamente fácil intercetar uma password ou mensagens enviadas em texto simples.

Email gratuito ou email pago | Vantagens das contas de email pagas para empresas

Tal como não há vantagens nas contas de email grátis para empresas, também nas contas de email pagas não existem propriamente desvantagens. Mas existem muitos motivos para preferir um email profissional e personalizado no seu negócio!

  • Um endereço personalizado é mais profissional e passa uma imagem de confiança aos seus clientes. Muitas vezes o endereço também é mais curto e mais fácil de memorizar que um endereço de uma conta de email grátis.
  • Com email pago, em cada mensagem enviada está a promover a sua marca, porque está a usar o nome da sua empresa.
  • As contas de email pagas são seguras. Nelas pode guardar informação confidencial.
  • Pode sincronizar a conta de email com o seu desktop, portátil, smartphone, tablet e até aceder via web.
  • Em contas de email profissional pagas, existem backups diários e por esse motivo nunca perderá a informação.
  • Contas de email pagas são livres de publicidade.
  • Numa conta de email paga pode ter o espaço de armazenamento que bem desejar.
  • Pode ter mais do que uma conta de email.
  • Pode anexar ficheiros pesados.
  • Têm proteção antivírus.
  • Usufrui de um serviço de suporte especializado, agregado ao seu provedor, para esclarecer dúvidas e/ou resolver algum problema com a sua conta.
  • Uma conta de email profissional, por ser usada para assuntos estritamente relacionados com o trabalho, ajuda-o a organizar melhor o seu dia. Além disso, existem serviços de email que fornecem, sem custos adicionais, ferramentas de agenda que também podem maximizar a sua produtividade.

Está, então, decido a optar por uma conta de email profissional paga, não é verdade? Convencido da importância de um email institucional com o nome da sua empresa para passar mais confiança e credibilidade para o seu público? Ótimo, porque nós temos a solução para contas de email profissional aqui, à distância de um clique!

  • Contas de email associadas ao domínio da sua empresa
  • 5, 10 ou 25 emails com 2, 5 ou 10 GB de espaço
  • cPanel para emails
  • Webmail
  • POP3 + IMAP
  • Antivírus + antispam
  • Reencaminhamentos e respostas automáticas
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Email gratuito ou email pago

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.