Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Dress code no local de trabalho

Dress code no local de trabalho: porque deve definir uma política de imagem na sua empresa

Braço tatuado, calças de ganga rasgadas, chinelos nos pés… já teve de chamar a atenção a um colaborador por se apresentar ao serviço assim? Em caso afirmativo, é de considerar a implementação de um dress code no local de trabalho, pois a indefinição de uma política de imagem pode levar os seus trabalhadores a ultrapassarem alguns limites em horário de expediente.

Para muitos é uma questão de bom senso… para outros não. Efetivamente, alguns colaboradores da sua empresa precisam de uma indicação clara sobre o dress code no local de trabalho. Se a sua empresa não tem orientações definidas em relação à forma como as pessoas se devem apresentar, deixa ao critério de cada um o que usar. Até pode correr bem, porque os seus funcionários apresentam-se sempre de forma adequada ou nem precisam de se apresentar de forma adequada porque não contactam diretamente com o público nem exercem funções perigosas ou delicadas que exijam farda ou equipamento de proteção. Mas pode mal… e ver chegar a Manuela com um grande decote e o Bruno com uma t-shirt a dizer “homem que é homem não bebe o leite, come a vaca” ou (bem pior) “last clean tshirt”. Pois é, como não definiu um dress code para o local de trabalho, não se pode queixar, é deixá-los atender os clientes assim… hoje! Porque se ler este artigo, amanhã terá os seus colaboradores vestidos de acordo com a imagem e missão da sua empresa!

O que é dress code no local de trabalho?

Código de vestuário ou dress code no local de trabalho é um conjunto de normas (que podem ou não estar escritas) que uma empresa estabelece para indicar aos seus colaboradores o tipo de roupa que devem usar tanto no interior da organização, como quando a representam no exterior.

O objetivo é que os colaboradores passem uma imagem uniforme, ordenada e coerente da empresa e sejam facilmente identificados pelos clientes e parceiros de negócio, independentemente de se tratar de um dress code no local de trabalho mais formal e rígido ou mais descontraído e informal, e tendo em conta também que em algumas instituições, o código de vestuário pode ser importante por questões de saúde e segurança: caso das pessoas que trabalham em hospitais ou em locais onde há elevado risco de acidente, como a construção civil.

O dress code no local de trabalho está legislado?

Não, não é uma lei, é apenas uma orientação em relação às regras de estilo profissional de uma empresa. Como vimos, o dress code no local de trabalho é aconselhado de forma a garantir que os colaboradores se vestem de forma apropriada e uniforme. Se por um lado, todas as pessoas têm o direito a vestir-se como gostam e muitas vezes essa escolha está relacionada com o sexo, idade, personalidade, poder económico, etc. Por outro, no local de trabalho devem obedecer ao dress code instituído. E apesar de não existir uma lei sobre o assunto, as empresas podem implementar um manual de dress code desde que não seja abusivo ou discriminatório e, por uma questão de bom senso e respeito pela entidade patronal, os trabalhadores devem respeitar esse manual.

Caso os seus colaboradores se mostrem descontentes por terem de respeitar o código de vestuário da empresa, leia o nosso artigo “Dicas para manter os colaboradores felizes” e saiba como os compensar!

Qual a importância do dress code numa empresa?

O dress code numa empresa é de suma importância porque o vestuário dos colaboradores passa uma imagem da instituição, quer se queira quer não, e convém que essa imagem seja de profissionalismo e mostre o posicionamento da empresa no mercado, de modo a que clientes e parceiros de negócio a reconheçam e reconheçam também a sua reputação e notoriedade.

É verdade que não se devem julgar as pessoas pelo jeito de vestir, mas também é verdade que um colaborador vestido de forma desleixada, com roupas sujas e amarotadas, com o rosto por barbear e o cabelo por pentear, passa uma imagem de desleixo e pode afastar (ainda que inconscientemente) a clientela. E contra factos, não há argumentos. Os seus funcionários são a cara do negócio e é por isso que deve considerar a importância do dress code numa empresa e instigar os seus colaboradores a verem estas diretrizes não como algo negativo, mas como uma orientação positiva. Uma orientação que tem por foco a transmissão para os diferentes públicos da imagem da empresa, seja ela qual for, tanto através de fato e gravata, como de farda ou de uma simples t-shirt com o logotipo da marca impresso!

Deve ter um dress code na sua empresa?

Depende… Se o dress code melhorar a imagem e os serviços da sua empresa, deve implementá-lo sim, seja verbalmente ou por escrito. Por exemplo, empresas que atuam na área dos serviços – como bancos, hotéis, seguradoras, clínicas, companhias aéreas entre outras instituições onde há atendimento ao público e contacto direto com os clientes – devem ter um dress code, sim. Noutros casos, os trabalhadores podem ser livres de se vestirem como entenderem, mas ainda assim: vigie os excessos! Afinal, seja qual for a sua área de atuação, os colaboradores são parte – e grande parte! – da imagem corporativa da sua empresa.

Como estabelecer um dress code numa empresa?

Muitas vezes, o dress code no local de trabalho pode ser passado boca-a-boca: dos trabalhadores mais antigos para os estreantes. Outras vezes é necessário escrever um manual de dress code de modo a que todos possam tomar conhecimento das “regras” a respeito de vestuário. Sendo que, nalguns casos essas regras são informais e fáceis de cumprir, noutros casos mais rígidas e até cumpridas com alguma contrariedade. E noutros casos ainda, é a entidade patronal que fornece as fardas e/ou equipamentos de proteção individual (EPIs) e… é para vesti-los e usá-los obrigatoriamente. Ponto.

É evidente que neste contexto não é só o trabalhador que tem de usar de todo o seu bom senso para cumprir com a orientação, a administração também deve conseguir identificar a cultura, valores, missão e metas da empresa, bem como o tipo de produto ou serviço prestado e o tipo de clientes, sem cair em exageros nem desajustes na hora de definir o grau de formalidade no vestuário dos colaboradores.

Sentindo dificuldades em estabelecer um dress code na sua empresa, recorra por exemplo a pequenas ações de formação que complementem a informação do manual de dress code, na transmissão dos valores da empresa e do vestuário mais adequado para quem nela trabalha.

Este artigo sobre dress code no local de trabalho, não ficaria completo sem uma chamada de atenção para o código de vestuário para uma entrevista de emprego. Se tem alguma agendada, clique aqui e saiba com que roupa se deve apresentar!

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

cPanel - O Guia Definitivo

Explore o poder do cPanel com nosso guia definitivo! Descubra como esta ferramenta intuitiva pode transformar a gestão do seu alojamento web, simplificando tarefas complexas e melhorando a eficiência. Ideal para PMEs e qualquer utilizador.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Dress code no local de trabalho
Todos os recursos que os emails e o site da sua empresa precisam para ter sucesso.

Proteja o Seu Website WordPress com a Nossa Manutenção Especializada

3 em 1 Europa

O Plano Europa Black Friday é a sua oportunidade de fazer
o seu negócio descolar no mercado europeu!

Criar Site
Criar Site
Criamos o seu site numa poderosa ferramenta de vendas! Saiba mais!
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.