Dress code no local de trabalho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Dress code no local de trabalho: porque deve definir uma política de imagem na sua empresa

Braço tatuado, calças de ganga rasgadas, chinelos nos pés… já teve de chamar a atenção a um colaborador por se apresentar ao serviço assim? Em caso afirmativo, é de considerar a implementação de um dress code no local de trabalho, pois a indefinição de uma política de imagem pode levar os seus trabalhadores a ultrapassarem alguns limites em horário de expediente.

Para muitos é uma questão de bom senso… para outros não. Efetivamente, alguns colaboradores da sua empresa precisam de uma indicação clara sobre o dress code no local de trabalho. Se a sua empresa não tem orientações definidas em relação à forma como as pessoas se devem apresentar, deixa ao critério de cada um o que usar. Até pode correr bem, porque os seus funcionários apresentam-se sempre de forma adequada ou nem precisam de se apresentar de forma adequada porque não contactam diretamente com o público nem exercem funções perigosas ou delicadas que exijam farda ou equipamento de proteção. Mas pode mal… e ver chegar a Manuela com um grande decote e o Bruno com uma t-shirt a dizer “homem que é homem não bebe o leite, come a vaca” ou (bem pior) “last clean tshirt”. Pois é, como não definiu um dress code para o local de trabalho, não se pode queixar, é deixá-los atender os clientes assim… hoje! Porque se ler este artigo, amanhã terá os seus colaboradores vestidos de acordo com a imagem e missão da sua empresa!

O que é dress code no local de trabalho?

Código de vestuário ou dress code no local de trabalho é um conjunto de normas (que podem ou não estar escritas) que uma empresa estabelece para indicar aos seus colaboradores o tipo de roupa que devem usar tanto no interior da organização, como quando a representam no exterior.

O objetivo é que os colaboradores passem uma imagem uniforme, ordenada e coerente da empresa e sejam facilmente identificados pelos clientes e parceiros de negócio, independentemente de se tratar de um dress code no local de trabalho mais formal e rígido ou mais descontraído e informal, e tendo em conta também que em algumas instituições, o código de vestuário pode ser importante por questões de saúde e segurança: caso das pessoas que trabalham em hospitais ou em locais onde há elevado risco de acidente, como a construção civil.

O dress code no local de trabalho está legislado?

Não, não é uma lei, é apenas uma orientação em relação às regras de estilo profissional de uma empresa. Como vimos, o dress code no local de trabalho é aconselhado de forma a garantir que os colaboradores se vestem de forma apropriada e uniforme. Se por um lado, todas as pessoas têm o direito a vestir-se como gostam e muitas vezes essa escolha está relacionada com o sexo, idade, personalidade, poder económico, etc. Por outro, no local de trabalho devem obedecer ao dress code instituído. E apesar de não existir uma lei sobre o assunto, as empresas podem implementar um manual de dress code desde que não seja abusivo ou discriminatório e, por uma questão de bom senso e respeito pela entidade patronal, os trabalhadores devem respeitar esse manual.

Caso os seus colaboradores se mostrem descontentes por terem de respeitar o código de vestuário da empresa, leia o nosso artigo “Dicas para manter os colaboradores felizes” e saiba como os compensar!

Qual a importância do dress code numa empresa?

O dress code numa empresa é de suma importância porque o vestuário dos colaboradores passa uma imagem da instituição, quer se queira quer não, e convém que essa imagem seja de profissionalismo e mostre o posicionamento da empresa no mercado, de modo a que clientes e parceiros de negócio a reconheçam e reconheçam também a sua reputação e notoriedade.

É verdade que não se devem julgar as pessoas pelo jeito de vestir, mas também é verdade que um colaborador vestido de forma desleixada, com roupas sujas e amarotadas, com o rosto por barbear e o cabelo por pentear, passa uma imagem de desleixo e pode afastar (ainda que inconscientemente) a clientela. E contra factos, não há argumentos. Os seus funcionários são a cara do negócio e é por isso que deve considerar a importância do dress code numa empresa e instigar os seus colaboradores a verem estas diretrizes não como algo negativo, mas como uma orientação positiva. Uma orientação que tem por foco a transmissão para os diferentes públicos da imagem da empresa, seja ela qual for, tanto através de fato e gravata, como de farda ou de uma simples t-shirt com o logotipo da marca impresso!

Deve ter um dress code na sua empresa?

Depende… Se o dress code melhorar a imagem e os serviços da sua empresa, deve implementá-lo sim, seja verbalmente ou por escrito. Por exemplo, empresas que atuam na área dos serviços – como bancos, hotéis, seguradoras, clínicas, companhias aéreas entre outras instituições onde há atendimento ao público e contacto direto com os clientes – devem ter um dress code, sim. Noutros casos, os trabalhadores podem ser livres de se vestirem como entenderem, mas ainda assim: vigie os excessos! Afinal, seja qual for a sua área de atuação, os colaboradores são parte – e grande parte! – da imagem corporativa da sua empresa.

Como estabelecer um dress code numa empresa?

Muitas vezes, o dress code no local de trabalho pode ser passado boca-a-boca: dos trabalhadores mais antigos para os estreantes. Outras vezes é necessário escrever um manual de dress code de modo a que todos possam tomar conhecimento das “regras” a respeito de vestuário. Sendo que, nalguns casos essas regras são informais e fáceis de cumprir, noutros casos mais rígidas e até cumpridas com alguma contrariedade. E noutros casos ainda, é a entidade patronal que fornece as fardas e/ou equipamentos de proteção individual (EPIs) e… é para vesti-los e usá-los obrigatoriamente. Ponto.

É evidente que neste contexto não é só o trabalhador que tem de usar de todo o seu bom senso para cumprir com a orientação, a administração também deve conseguir identificar a cultura, valores, missão e metas da empresa, bem como o tipo de produto ou serviço prestado e o tipo de clientes, sem cair em exageros nem desajustes na hora de definir o grau de formalidade no vestuário dos colaboradores.

Sentindo dificuldades em estabelecer um dress code na sua empresa, recorra por exemplo a pequenas ações de formação que complementem a informação do manual de dress code, na transmissão dos valores da empresa e do vestuário mais adequado para quem nela trabalha.

Este artigo sobre dress code no local de trabalho, não ficaria completo sem uma chamada de atenção para o código de vestuário para uma entrevista de emprego. Se tem alguma agendada, clique aqui e saiba com que roupa se deve apresentar!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Dress code no local de trabalho

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.