Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Domine o cPanel: A Ferramenta Essencial para Gerir o Seu Site com Facilidade

Vamos ser muito honestos – a vida de um empreendedor de um pequena ou média empresa nem sempre é fácil. Entre gerir funcionários, lidar com fornecedores, manter os clientes satisfeitos e, claro, garantir que os números estejam sempre no verde, há muito a fazer. Mas, sabia que há uma ferramenta que pode facilitar muito a gestão do seu website e servidor? Claro que já adivinhou, sim, estou a falar do famoso cPanel!

O que é o cPanel?

O cPanel é um painel de controlo de gestão de alojamento web baseado em Linux, é usado para gerir a sua conta de alojamento web, o seu website e interaja com o funcionamento do servidor. Fornece uma interface gráfica, acessivel via browser, para a maioria das tarefas que podemos realizar no servidor do website, como por exemplo, carregar ficheiros, criar emails, definir tarefas cron, gerir bases de dados, etc.

Quem usa o cPanel?

O cPanel é instalado num sistema Linux pelo administrador do servidor. O Administrador pode criar Servidores Privados Virtuais ou pode dedicar todo o servidor a um ambiente de alojamento partilhado. O alojamento partilhado cPanel tem três níveis de utilizadores.

Conta de Utilizador

Estas são contas de utilizador normais, cada utilizador que inscreve-se para um alojamento web da nossa empresa, por exemplo, recebe este tipo de conta. A conta de utilizador não têm acesso ao WHM. A conta de utilizador pode alojar um ou múltiplos websites de acordo com os planos que adquiriram ao fornecedor de alojamento web.

Contas Revendedoras

Este utilizador é criado pelo administrador do servidor e o administrador do servidor pode escolher que tipo de permissões podem ser atribuídas às contas revendedoras. Uma conta revendedora pode criar contas de utilizador e tem acesso a todas as contas que criou e que seja dono. Uma conta revendedora não tem acesso às contas de utilizador que foram criadas por outras contas revendedoras, de outros donos, por normal têm acesso ao WHM, mas com permissões limitadas.

Administrador de Servidor

Este utilizador é o utilizador root de um Servidor Linux cPanel e tem todas as permissões sobre o servidor. O Administrador de Servidor pode criar, modificar ou eliminar qualquer conta do Servidor cPanel. O Administrador de Servidor tem acesso ao cPanel WHM (Gestor do Alojamento Web), que pode ser entendido como a área de administração do cPanel.

Vantagens de usar o cPanel

O cPanel é repleto de muitas funcionalidades que não são fornecidas por outros painéis de gestão de alojamento web. Tem um interface gráfico, acessível pelo browser, portanto, os utilizadores não técnicos também podem usa-lo perfeitamente. O cPanel é responsivo ao tamanho do ecrã, podendo assim ser utilizado em dispositivos móveis e tablets. Adapta-se automaticamente ao tamanho do ecrã do dispositivo.

Vantagens de usar o cPanel

O cPanel é muito fácil de usar e configurar. Ajusta automaticamente todas as definições avançadas para alojamento web. Um utilizador dificilmente precisa de recorrer à linha de comandos para configurar qualquer definição, pois já tem todas as funcionalidades incorporadas.

Algumas vantagens adicionais do cPanel

  • É muito fácil alojar um website usando o cPanel.
  • Disponível em muitos idiomas.
  • É responsivo e adapta-se a qualquer tamanho de ecrã, podendo ser usado eficientemente em dispositivos móveis e tablets.
  • O cPanel tem um Gestor de Ficheiros incorporado, que ajuda a gerir os seus ficheiros sem as complicações de um FTP.
  • O cPanel tem um software de webmail integrado, que ajuda a enviar e receber emails através de um cliente de webmail online, acessível via browser.
  • Pode facilmente criar uma cópia de segurança do seu website em poucos passos. Isto ajudará a restaurar a cópia de segurança, se o seu website encontrar algum erro.
  • Pode facilmente gerir as bases de dados do seu website, pois o cPanel tem o phpMyAdmin integrado, que ajuda a gerir diretamente as bases de dados.

As poucas desvantagens do cPanel

O cPanel não tem desvantagens significativas, no entanto, aqui estão algumas das suas desvantagens notáveis.

  • O cPanel é um software comercial e é necessário pagar uma licença para trabalhar com ele.

À medida que exploramos as vantagens e desvantagens desta útil ferramenta de gestão de websites, não podemos deixar de refletir sobre o papel da tecnologia nas nossas vidas e negócios. O cPanel é apenas um exemplo de como a inovação tecnológica pode simplificar e otimizar tarefas antes complicadas. Obrigado pela leitura e até ao nosso próximo artigo.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Domine o cPanel: A Ferramenta Essencial para Gerir o Seu Site com Facilidade
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.