Vamos ser muito honestos – a vida de um empreendedor de um pequena ou média empresa nem sempre é fácil. Entre gerir funcionários, lidar com fornecedores, manter os clientes satisfeitos e, claro, garantir que os números estejam sempre no verde, há muito a fazer. Mas, sabia que há uma ferramenta que pode facilitar muito a gestão do seu website e servidor? Claro que já adivinhou, sim, estou a falar do famoso cPanel!
O que é o cPanel?
O cPanel é um painel de controlo de gestão de alojamento web baseado em Linux, é usado para gerir a sua conta de alojamento web, o seu website e interaja com o funcionamento do servidor. Fornece uma interface gráfica, acessivel via browser, para a maioria das tarefas que podemos realizar no servidor do website, como por exemplo, carregar ficheiros, criar emails, definir tarefas cron, gerir bases de dados, etc.
Quem usa o cPanel?
O cPanel é instalado num sistema Linux pelo administrador do servidor. O Administrador pode criar Servidores Privados Virtuais ou pode dedicar todo o servidor a um ambiente de alojamento partilhado. O alojamento partilhado cPanel tem três níveis de utilizadores.
Conta de Utilizador
Estas são contas de utilizador normais, cada utilizador que inscreve-se para um alojamento web da nossa empresa, por exemplo, recebe este tipo de conta. A conta de utilizador não têm acesso ao WHM. A conta de utilizador pode alojar um ou múltiplos websites de acordo com os planos que adquiriram ao fornecedor de alojamento web.
Contas Revendedoras
Este utilizador é criado pelo administrador do servidor e o administrador do servidor pode escolher que tipo de permissões podem ser atribuídas às contas revendedoras. Uma conta revendedora pode criar contas de utilizador e tem acesso a todas as contas que criou e que seja dono. Uma conta revendedora não tem acesso às contas de utilizador que foram criadas por outras contas revendedoras, de outros donos, por normal têm acesso ao WHM, mas com permissões limitadas.
Administrador de Servidor
Este utilizador é o utilizador root de um Servidor Linux cPanel e tem todas as permissões sobre o servidor. O Administrador de Servidor pode criar, modificar ou eliminar qualquer conta do Servidor cPanel. O Administrador de Servidor tem acesso ao cPanel WHM (Gestor do Alojamento Web), que pode ser entendido como a área de administração do cPanel.
Vantagens de usar o cPanel
O cPanel é repleto de muitas funcionalidades que não são fornecidas por outros painéis de gestão de alojamento web. Tem um interface gráfico, acessível pelo browser, portanto, os utilizadores não técnicos também podem usa-lo perfeitamente. O cPanel é responsivo ao tamanho do ecrã, podendo assim ser utilizado em dispositivos móveis e tablets. Adapta-se automaticamente ao tamanho do ecrã do dispositivo.
O cPanel é muito fácil de usar e configurar. Ajusta automaticamente todas as definições avançadas para alojamento web. Um utilizador dificilmente precisa de recorrer à linha de comandos para configurar qualquer definição, pois já tem todas as funcionalidades incorporadas.
Algumas vantagens adicionais do cPanel
- É muito fácil alojar um website usando o cPanel.
- Disponível em muitos idiomas.
- É responsivo e adapta-se a qualquer tamanho de ecrã, podendo ser usado eficientemente em dispositivos móveis e tablets.
- O cPanel tem um Gestor de Ficheiros incorporado, que ajuda a gerir os seus ficheiros sem as complicações de um FTP.
- O cPanel tem um software de webmail integrado, que ajuda a enviar e receber emails através de um cliente de webmail online, acessível via browser.
- Pode facilmente criar uma cópia de segurança do seu website em poucos passos. Isto ajudará a restaurar a cópia de segurança, se o seu website encontrar algum erro.
- Pode facilmente gerir as bases de dados do seu website, pois o cPanel tem o phpMyAdmin integrado, que ajuda a gerir diretamente as bases de dados.
As poucas desvantagens do cPanel
O cPanel não tem desvantagens significativas, no entanto, aqui estão algumas das suas desvantagens notáveis.
- O cPanel é um software comercial e é necessário pagar uma licença para trabalhar com ele.
À medida que exploramos as vantagens e desvantagens desta útil ferramenta de gestão de websites, não podemos deixar de refletir sobre o papel da tecnologia nas nossas vidas e negócios. O cPanel é apenas um exemplo de como a inovação tecnológica pode simplificar e otimizar tarefas antes complicadas. Obrigado pela leitura e até ao nosso próximo artigo.