Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Dados Sobre O Empreendedorismo Em Portugal

Portugal participa já há alguns anos no maior estudo mundial sobre o empreendedorismo – Global Entrepreuneurship Monitor (GEM), que compara os níveis de empreendedorismo em diferentes países, tendo em consideração diferenças económicas.

GEM iniciou em 1999 por duas universidades, uma Estadunidense e outra do Reino Unido, Babson College e London Business School, respectivamente. Contou com a participação de 10 países e funciona como um exercício de benchmarking internacional.

Para a realização do estudo, foi estabelecida uma fronteira na definição de empreendedorismo:

“Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização empresarial ou a expansão de um negócio existente, por parte de um indivíduo, de uma equipa de indivíduos, ou de negócios estabelecidos”.

GEM estabelece parcerias com instituições de alguns países participantes, e em Portugal conta com o apoio do ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa) e a Spi Ventures (empresa de consultadoria) para a realização dos estudos através de inquéritos.

O principal índice de comparação é a Taxa de Actividade Empreendedora Early-Stage (TEA), e é através desta taxa que sabemos que em 2012 Portugal encontrava-se em 44º lugar, de entre 69 países.

Para uma comparação justa, existe uma divisão de economias:

  • Economias orientadas por factores de produção (estádio avançado)
  • Economias orientadas para a eficiência (estádio intermédio)
  • Economias orientadas para a inovação (estádio avançado)

O país lusitano encontra-se no último tipo descrito, ou seja, no tipo de economias orientadas para a inovação, onde se encontram também países como o Reino Unido, Alemanha, França, Estados Unidos da América, entre outros.

As economias orientadas para a inovação são aquelas onde se vê uma mudança gradual para o sector dos serviços à medida que ocorre um amadurecimento e aumento da riqueza. Uma perspectiva bastante motivadora não lhe parece?

A inovação distorce o equilíbrio de mercado e é um agente de mudança que promove o crescimento da economia. Um empreendedor corre sempre o risco associado à inovação, mas ao introduzir novas combinações de produtos ou serviços e ao trazer consigo uma diferenciação da concorrência promove a mudança e fluidez económica.

Taxa de Actividade Empreendedora Early-Stage (TEA)
Taxa de Actividade Empreendedora TEA em diferentes países. Retirado do relatório GEM 2012.

Empreendedorismo Por Sectores

O sector com maior taxa de empreendedorismo em Portugal é o orientado ao consumidor, isto é, retalhistas, restauração, lazer, alojamento, saúde, educação, etc., com 44,9%.

Estando em segundo lugar o sector da transformação (construção, manufactura, transporte, comunicações, utilidades e distribuição grossista) com 26,2%.

O sector orientado ao cliente organizacional conta com a fatia de 23,8%, e o sector extractivo somente com 5,1%.

sectores2

Caracterização Demográfica Dos Empreendedores

Em termos de percentagem homens-mulheres, Portugal teve uma evolução na paridade em comparação com os anos anteriores, sendo que do global da população activa em Portugal contamos com 9,2% homens e 6,1% mulheres empreendedoras.

Em comparação com o estudo de 2011, conclui-se que a evolução da taxa TEA deve-se sobretudo ao aumento de número de mulheres empreendedoras.

Em termos percentuais de empreendedores em Portugal temos então o seguinte quadro:

homens vs mulheres2

A faixa etária com maior incidência de empreendedores é a entre os 25 e os 34 anos, com 10,6% da população total. Para melhor visualização traçamos o seguinte quadro, com valores aproximados, tendo em consideração o total de indivíduos empreendedores:

faixas etárias2

Motivações Dos Empreendedores

As motivações dos empreendedores portugueses situam-se sobretudo no campo das oportunidades com 58,3%. Este valor traduz uma vontade empreendedora e o reconhecimento de oportunidades, mesmo em tempos de crise.

A segunda causa do desenvolvimento de actividades empreendedoras é a necessidade, para sustento próprio, como saída do desemprego, entre outras, com 26,2%.

Uma mistura de motivos levou 15,6% dos empreendedores a iniciar actividade.

Opinião De Especialistas

O ISCTE-IUL e a Spi Ventures realizaram um senso entre especialistas nacionais sobre o empreendedorismo para saber a sua opinião em relação a 9 factores e as suas influências positivas e negativas para o desenvolvimento do empreendedorismo em Portugal.

Estes especialistas chegaram à conclusão que as estruturas mais favoráveis e facilitadoras para o empreendedorismo nacional são o “Acesso a Infraestruturas Físicas” e a “Infraestrutura Comercial e Profissional”. Contudo tanto a primeira como a segunda são influenciadas negativamente pelos custos elevados que envolvem.

As condições estruturais menos favoráveis, segundo os especialistas, são as “Políticas Governamentais”, que acarretam um excesso de burocracia e carga fiscal, funcionando como obstáculo para o empreendedorismo.

Ainda desfavorável é a condição “Normas Culturais e Sociais”. Os especialistas consideram a cultura nacional pouco orientada para o empreendedorismo, havendo falta de estímulo para o êxito individual.

Principal fonte:

“GEM Portugal 2012 – Estudo sobre o Empreendedorismo”

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

cPanel - O Guia Definitivo

Explore o poder do cPanel com nosso guia definitivo! Descubra como esta ferramenta intuitiva pode transformar a gestão do seu alojamento web, simplificando tarefas complexas e melhorando a eficiência. Ideal para PMEs e qualquer utilizador.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Dados Sobre O Empreendedorismo Em Portugal
Todos os recursos que os emails e o site da sua empresa precisam para ter sucesso.

Proteja o Seu Website WordPress com a Nossa Manutenção Especializada

3 em 1 Europa

O Plano Europa Black Friday é a sua oportunidade de fazer
o seu negócio descolar no mercado europeu!

Criar Site
Criar Site
Criamos o seu site numa poderosa ferramenta de vendas! Saiba mais!
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.