Passo-a-passo para criar um podcast
Em Portugal e no mundo, o formato áudio vive um período áureo e por isso está a pesquisar por informações sobre como criar um podcast para a sua empresa, correto? Pois saiba que veio parar ao artigo certo! Vamos fornecer-lhe um passo-a-passo básico e funcional para desenvolver novos conteúdos que misturem o formato tradicional da rádio com a tecnologia de gravação moderna para Internet. Objetivo? Atrair e reter audiências, interagir com clientes, informar, instruir, distrair, animar…
O que é um podcast?
Podcast é um conteúdo em áudio transmitido pela Internet e disponibilizado através de um arquivo ou streaming que pode ser ouvido quando e sempre que o utilizador desejar, em diversos tipos de dispositivos.
Ao contrário de outros formatos que usam texto, fotos e vídeos, o podcast é feito apenas para ser ouvido, o que permite que o utilizador realize outras atividades ao mesmo tempo, e isso faz deste recurso uma excelente estratégia de marketing digital, graças ao seu elevado potencial de comunicação, independentemente do tipo de assunto que está a abordar: notícias, entretenimento, educação, cultura, lazer, promoção de produtos e serviços, etc.
Como criar um podcast para sua empresa
Efetivamente, a criação, edição e publicação de podcasts é vantajosa para atrair e manter mais clientes, mas se não tem uma agência de marketing digital que lhe trate do assunto, convém tomar nota deste passo-a-passo para desenvolver conteúdos em áudio para a sua empresa:
1. Plano
Como em qualquer outra estratégia de marketing digital, o primeiro passo para criar um podcast é planear e definir os objetivos: atrair leads? Fidelizar clientes? Vender um produto? Aumentar a notoriedade da sua empresa?
2. Tema
Depois de definir objetivos, tem de escolher o tema do podcast para os atingir. Foque-se num assunto em específico que seja realmente interessante para o seu público-alvo, tal como faz noutras estratégias de marketing digital, como a produção de conteúdos para blog.
3. Modelo
Assim que escolher o tema, veja qual o modelo de podcast que melhor lhe convém: informativo, educativo, ao jeito de storytelling, numa entrevista, mesa redonda…
4. Conteúdo
Definido tema e modelo, pode passar ao conteúdo em si, ou seja, à elaboração do guião de podcast sobre o que vai dizer, para que não se esqueça de nada!
5. Estrutura
O seu guião de podcast deve seguir uma estrutura: começar com uma introdução, passar à apresentação do tema e do(s) convidado(s), depois fazer uma ligação para o conteúdo propriamente dito (pode ser através de um trecho de uma música, uma frase, etc) e por fim, passar ao tema do áudio, ao que realmente interessa ao ouvinte e potencial cliente da sua empresa. E lembre-se de não se alongar, porque a atenção que os utilizadores conseguem dar a um podcast é limitada, e por isso o podcast deve ser objetivo, para que o público não considere o conteúdo cansativo e desista de o ouvir até o final. Por último, faça uma conclusão e feche o podcast. E bem no final, lembre-se de colocar um CTA ou call-to-action para incitar o utilizador a interagir: clicar num link para um site, inscrever-se num evento, dar uma sugestão, etc. Se criar um podcast incrível, é bem provável que os utilizadores façam o que sugere no CTA e a sua empresa atinja os seus objetivos de marketing digital!
6. (H3) Público-alvo
Na hora de preparar o guião vai perceber que tem de identificar muito bem o público-alvo da sua empresa para usar o vocabulário e o estilo que esse grupo de pessoas prefere, não é verdade?
Clique aqui para saber como criar a persona da sua empresa. Este artigo vai ajudá-lo a conhecer a fundo o seu público-alvo!
7. Participantes
Dependendo do modelo de podcast que escolheu, pode ser necessário convidar participantes para o seu áudio ficar mais dinâmico e até para conferir maior notoriedade à sua empresa: consultores, clientes, parceiros, digital influencers ou qualquer pessoa que seja uma autoridade no assunto que escolheu para o seu podcast.
Porém, os convidados devem ter uma boa dicção para serem compreendidos pelos ouvintes, devem dominar o tom de voz, falar com fluidez e confiança. E treinar, treinar muito antes de começar a gravar para conseguir criar um podcast fantástico!
8. Equipamento
Pegue no equipamento porque está tudo pronto para começar a gravar! Que equipamento? Não precisa de um grande investimento financeiro para adquirir as ferramentas necessárias para criar o seu podcast: basta um computador com acesso à Internet e um programa onde possa gravar, misturar e editar áudios, um bom microfone (até pode ser um microfone USB ou o microfone do seu smartphone) e um local para a gravação tranquilo, sem ruídos externos.
9. Gravação
Tudo a postos para começar a gravar? Ótimo! Estando a iniciar-se na criação de podcasts, o ideal é optar por gravar diretamente no seu computador usando um programa de gravação, até porque existem muitas ferramentas gratuitas de qualidade. Mesmo assim, verifique a acústica da sala ou do local onde vai gravar o seu podcast, não comprometa o seu áudio com ruídos que não fazem parte do alinhamento!
10. Edição
Editar um arquivo de áudio é talvez o passo mais difícil na criação de um podcast, mas é imprescindível para obter um bom resultado e chegar ao seu público com o aspeto mais profissional possível. Isto quer dizer que o seu áudio, apesar de estar gravado, não pode ser publicado e apresentado aos seus clientes tal qual como está, sem melhoramentos, misturas, efeitos, etc. E é isso que vai fazer agora! Editar o podcast de forma potenciar a qualidade do áudio: fazer ajustes, aumentar ou reduzir o volume do som, eliminar ruídos, cortar partes desnecessárias, colocar músicas de fundo, nivelar os picos altos e baixos, equiparar vozes, ajustar os graves e os agudos, etc.
E depois de editar o podcast, exporte-o para um arquivo de áudio em mp3.
11. Publicação
Estamos mesmo na reta final dos passos a dar para criar um podcast! Depois de gravado e editado, é tempo de ser publicado, pelo que deve escolher uma plataforma específica para a hospedagem de áudios. Na sua maioria são gratuitas e bem fáceis de utilizar (como Spotify e Sound Cloud), é uma questão de pesquisar na web pela oferta a nível de alojamento de podcast. E, de preferência, escolher uma ferramenta que faça a monitorização e análise dos resultados, pois vai precisar desses dados para perceber se alcançou os seus objetivos de marketing digital com o podcast.
12. Divulgação
Alojado e publicado numa plataforma própria, o seu podcast está pronto para ser divulgado Internet a fora! Nos canais de comunicação mais adequados para o conteúdo em específico e para a sua audiência: pode ser no seu site ou blog, mas também em redes sociais como YouTube ou numa landing page, por exemplo. E não se esqueça de o promover, elaborando chamadas de atenção atrativas sobre o podcast, capazes de difundir as suas vantagens, para atrair os consumidores e levá-los a ouvir. Assim, consegue que os seus prospects e clientes conheçam melhor a sua empresa, entendam melhor sua área de atuação e fiquem com vontade de adquirir os seus produtos ou serviços!
Nada como criar podcasts para captar leads e transformá-los em clientes! Não são o formato mais fácil de desenvolver, mas depois de se empenhar na construção do primeiro áudio, fica mais fácil continuar a gravar, editar e publicar consecutivamente.
É claro que esta receita para criar um podcast não é infalível, mas se adequar o conteúdo do áudio aos interesses do seu público e tentar produzir um podcast o mais profissional possível, alcança os seus objetivos de marketing digital, sim!
E para o garantir, aceite a nossa sugestão e mostre o seu podcast num site próprio, adicionando links para o áudio em qualquer plataforma onde os utilizadores possam ouvi-lo. Grande vantagem? O site é da sua empresa! Não está alojado no iTunes ou Google Play, por exemplo, e como tal pode dar aos ouvintes mais informações sobre o negócio.
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