Passo-a-passo para criar um podcast para a sua empresa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Passo-a-passo para criar um podcast

Em Portugal e no mundo, o formato áudio vive um período áureo e por isso está a pesquisar por informações sobre como criar um podcast para a sua empresa, correto? Pois saiba que veio parar ao artigo certo! Vamos fornecer-lhe um passo-a-passo básico e funcional para desenvolver novos conteúdos que misturem o formato tradicional da rádio com a tecnologia de gravação moderna para Internet. Objetivo? Atrair e reter audiências, interagir com clientes, informar, instruir, distrair, animar…

O que é um podcast?

Podcast é um conteúdo em áudio transmitido pela Internet e disponibilizado através de um arquivo ou streaming que pode ser ouvido quando e sempre que o utilizador desejar, em diversos tipos de dispositivos.

Ao contrário de outros formatos que usam texto, fotos e vídeos, o podcast é feito apenas para ser ouvido, o que permite que o utilizador realize outras atividades ao mesmo tempo, e isso faz deste recurso uma excelente estratégia de marketing digital, graças ao seu elevado potencial de comunicação, independentemente do tipo de assunto que está a abordar: notícias, entretenimento, educação, cultura, lazer, promoção de produtos e serviços, etc.

Como criar um podcast para sua empresa

Efetivamente, a criação, edição e publicação de podcasts é vantajosa para atrair e manter mais clientes, mas se não tem uma agência de marketing digital que lhe trate do assunto, convém tomar nota deste passo-a-passo para desenvolver conteúdos em áudio para a sua empresa:

1. Plano

Como em qualquer outra estratégia de marketing digital, o primeiro passo para criar um podcast é planear e definir os objetivos: atrair leads? Fidelizar clientes? Vender um produto? Aumentar a notoriedade da sua empresa?

2. Tema

Depois de definir objetivos, tem de escolher o tema do podcast para os atingir. Foque-se num assunto em específico que seja realmente interessante para o seu público-alvo, tal como faz noutras estratégias de marketing digital, como a produção de conteúdos para blog.

3. Modelo

Assim que escolher o tema, veja qual o modelo de podcast que melhor lhe convém: informativo, educativo, ao jeito de storytelling, numa entrevista, mesa redonda…

4. Conteúdo

Definido tema e modelo, pode passar ao conteúdo em si, ou seja, à elaboração do guião de podcast sobre o que vai dizer, para que não se esqueça de nada!

5. Estrutura

O seu guião de podcast deve seguir uma estrutura: começar com uma introdução, passar à apresentação do tema e do(s) convidado(s), depois fazer uma ligação para o conteúdo propriamente dito (pode ser através de um trecho de uma música, uma frase, etc) e por fim, passar ao tema do áudio, ao que realmente interessa ao ouvinte e potencial cliente da sua empresa. E lembre-se de não se alongar, porque a atenção que os utilizadores conseguem dar a um podcast é limitada, e por isso o podcast deve ser objetivo, para que o público não considere o conteúdo cansativo e desista de o ouvir até o final. Por último, faça uma conclusão e feche o podcast. E bem no final, lembre-se de colocar um CTA ou call-to-action para incitar o utilizador a interagir: clicar num link para um site, inscrever-se num evento, dar uma sugestão, etc. Se criar um podcast incrível, é bem provável que os utilizadores façam o que sugere no CTA e a sua empresa atinja os seus objetivos de marketing digital!

6. (H3) Público-alvo

Na hora de preparar o guião vai perceber que tem de identificar muito bem o público-alvo da sua empresa para usar o vocabulário e o estilo que esse grupo de pessoas prefere, não é verdade?

Clique aqui para saber como criar a persona da sua empresa. Este artigo vai ajudá-lo a conhecer a fundo o seu público-alvo!

7. Participantes

Dependendo do modelo de podcast que escolheu, pode ser necessário convidar participantes para o seu áudio ficar mais dinâmico e até para conferir maior notoriedade à sua empresa: consultores, clientes, parceiros, digital influencers ou qualquer pessoa que seja uma autoridade no assunto que escolheu para o seu podcast.

Porém, os convidados devem ter uma boa dicção para serem compreendidos pelos ouvintes, devem dominar o tom de voz, falar com fluidez e confiança. E treinar, treinar muito antes de começar a gravar para conseguir criar um podcast fantástico!

8. Equipamento

Pegue no equipamento porque está tudo pronto para começar a gravar! Que equipamento? Não precisa de um grande investimento financeiro para adquirir as ferramentas necessárias para criar o seu podcast: basta um computador com acesso à Internet e um programa onde possa gravar, misturar e editar áudios, um bom microfone (até pode ser um microfone USB ou o microfone do seu smartphone) e um local para a gravação tranquilo, sem ruídos externos.

9. Gravação

Tudo a postos para começar a gravar? Ótimo! Estando a iniciar-se na criação de podcasts, o ideal é optar por gravar diretamente no seu computador usando um programa de gravação, até porque existem muitas ferramentas gratuitas de qualidade. Mesmo assim, verifique a acústica da sala ou do local onde vai gravar o seu podcast, não comprometa o seu áudio com ruídos que não fazem parte do alinhamento!

10. Edição

Editar um arquivo de áudio é talvez o passo mais difícil na criação de um podcast, mas é imprescindível para obter um bom resultado e chegar ao seu público com o aspeto mais profissional possível. Isto quer dizer que o seu áudio, apesar de estar gravado, não pode ser publicado e apresentado aos seus clientes tal qual como está, sem melhoramentos, misturas, efeitos, etc. E é isso que vai fazer agora! Editar o podcast de forma potenciar a qualidade do áudio: fazer ajustes, aumentar ou reduzir o volume do som, eliminar ruídos, cortar partes desnecessárias, colocar músicas de fundo, nivelar os picos altos e baixos, equiparar vozes, ajustar os graves e os agudos, etc.

E depois de editar o podcast, exporte-o para um arquivo de áudio em mp3.

11. Publicação

Estamos mesmo na reta final dos passos a dar para criar um podcast! Depois de gravado e editado, é tempo de ser publicado, pelo que deve escolher uma plataforma específica para a hospedagem de áudios. Na sua maioria são gratuitas e bem fáceis de utilizar (como Spotify e Sound Cloud), é uma questão de pesquisar na web pela oferta a nível de alojamento de podcast. E, de preferência, escolher uma ferramenta que faça a monitorização e análise dos resultados, pois vai precisar desses dados para perceber se alcançou os seus objetivos de marketing digital com o podcast.

12. Divulgação

Alojado e publicado numa plataforma própria, o seu podcast está pronto para ser divulgado Internet a fora! Nos canais de comunicação mais adequados para o conteúdo em específico e para a sua audiência: pode ser no seu site ou blog, mas também em redes sociais como YouTube ou numa landing page, por exemplo. E não se esqueça de o promover, elaborando chamadas de atenção atrativas sobre o podcast, capazes de difundir as suas vantagens, para atrair os consumidores e levá-los a ouvir. Assim, consegue que os seus prospects e clientes conheçam melhor a sua empresa, entendam melhor sua área de atuação e fiquem com vontade de adquirir os seus produtos ou serviços!

Nada como criar podcasts para captar leads e transformá-los em clientes! Não são o formato mais fácil de desenvolver, mas depois de se empenhar na construção do primeiro áudio, fica mais fácil continuar a gravar, editar e publicar consecutivamente.

É claro que esta receita para criar um podcast não é infalível, mas se adequar o conteúdo do áudio aos interesses do seu público e tentar produzir um podcast o mais profissional possível, alcança os seus objetivos de marketing digital, sim!

E para o garantir, aceite a nossa sugestão e mostre o seu podcast num site próprio, adicionando links para o áudio em qualquer plataforma onde os utilizadores possam ouvi-lo. Grande vantagem? O site é da sua empresa! Não está alojado no iTunes ou Google Play, por exemplo, e como tal pode dar aos ouvintes mais informações sobre o negócio.

Clique aqui e conheça o serviço site builder da PME!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Passo-a-passo para criar um podcast para a sua empresa

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.