Coronavírus: 10 Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise

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Coronavírus: Conheça 10 dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise

A Covid-19 está a dizimar a saúde pública e a colocar a economia nacional e mundial numa situação delicada, da qual o seu negócio não está a conseguir escapar. Precisamente por isso reunimos algumas das melhores dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise, que pode e deve seguir para resistir e sair mais forte desta pandemia.

Se para as grandes empresas a crise provocada pelo novo coronavírus faz mossa, imagine-se para pequenas empresas e start-ups! Efetivamente, depois de colocadas em práticas todas as diretrizes da Organização Mundial de Saúde para evitar o contágio e proteger os trabalhadores e clientes, é hora de se procurarem por dicas para contrabalançar o baixo volume de vendas durante o período de isolamento social. Porque a pandemia foi anunciada, a crise instalada e agora a questão não é tanto como evitar que o seu negócio seja afetado – porque vai ser! – mas como sair o melhor possível desta recessão económica.

 

1. Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise | Cortar todas as despesas desnecessárias

A primeira coisa a fazer para enfrentar a crise provocada pela Covid-19 é reduzir todas as despesas desnecessárias aí na empresa. E não vale a pena pensar que não há nenhum custo que possa diminuir porque, tal como em sua casa, também aí no escritório há sempre uma despesa supérflua consequente da má utilização de recursos. E não falamos em despedimentos, em cortes em formação profissional ou na qualidade da sua matéria prima. Falamos, sim, de cortes que não originem mais despesas e não manchem a imagem da sua empresa! De cortes relacionados com o uso de equipamentos que consumem muita energia, a cortes relacionados com poupança de luz e água, alugueres de equipamentos e serviços, etc. Veja a dica em baixo e considere, por exemplo, uma redução da fatura a pagar aos seus fornecedores!

2. Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise | Reduzir o stock

Se os seus produtos saem menos, pode reduzir o stock e adequar a quantidade de produtos que tem de ter disponível nesta fase de pandemia, e assim reduzir também a fatura a pagar aos seus fornecedores. Aliás, aconselhamo-lo ainda a considerar renegociar os pagamentos com os seus fornecedores até a situação económica se normalizar, mesmo que consiga reduzir o stock.

3. Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise | Renegociar dívidas

Caso tenha dívidas à banca, a fornecedores, etc, esta é uma excelente altura para renegociar as suas condições de pagamento, afim de não complicar ainda mais a saúde financeira da sua empresa.

4. Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise | Apostar em marketing digital

Cesse ou reduza o investimento em marketing tradicional e invista em marketing digital porque face à pandemia, em isolamento social, os seus clientes e potenciais clientes estão em casa a procurar por informação sobre produtos e serviços na Internet. Além disso, convém que a sua empresa seja sempre lembrada para não permitir que uma concorrente tome o seu lugar. Um lugar conquistado com tanto trabalho e determinação!

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5. Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise | Manter um relacionamento com os clientes

Aproveite os seus canais digitais (site, blog, redes sociais, email marketing, etc) para manter um relacionamento com os seus clientes de modo a que estes não se esqueçam da sua marca. E aproveite para retirar dessas comunicações, todas as informações relevantes para identificar novas necessidades e desejos do seu público-alvo e tentar a adequar o seu negócio às tendências do momento: já pensou vender online e entregar o seu produto via CTT, por exemplo?

6. Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise | Disponibilizar diferentes canais de vendas

Se for possível, aumente os seus canais de venda, criando uma loja online, implementando um serviço de delivery ou usando o Facebook e o WhatsApp, por exemplo, como canais de venda e apoio ao cliente. O importante é continuar a vender durante a pandemia, principalmente se tem uma loja física de portas fechadas devido ao perigo de contágio da Covid-19.

7. Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise | Oferecer novos serviços

Se a venda online não é uma alternativa para a sua empresa, por que não oferecer novos serviços mesmo que não lucre, a curto prazo, com eles? Por exemplo, pode ter o seu ginásio de portas fechadas, mas pode disponibilizar treinos online para os seus clientes fazerem exercício físico em casa, não é verdade? Deste modo, além de manter um relacionamento com os seus clientes, dá alguma continuidade ao serviço que presta e ainda consegue atrair novos clientes!

8. Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise | Fazer promoções

Melhor ganhar pouco do que nada, certo? É por isso que as promoções são bem-vindas nesta fase de pandemia! Os consumidores estão com dificuldades físicas e económicas para abrir os cordões à bolsa, e nada melhor que um desconto para os incentivar a voltar a comprar!

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9. Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise | Formar uma equipa multifacetada

Tempos difíceis exigem medidas inovadoras. Talvez uma forma de manter a sua empresa à tona seja envolver os seus colaboradores neste esforço para manter a atividade, colocando-os a efetuar tarefas diferentes daquelas que costumam desempenhar. Os resultados serão para todos, por isso o esforço tem de ser conjunto: se um comercial passar a estafeta e uma professora de aeróbica a produtora de conteúdos para Internet, qual é o problema?

10. Dicas para pequenas empresas enfrentarem a crise | Ser criativo

Este é o momento para mostrar toda a sua criatividade como empreendedor. E ouvir e aceitar as sugestões mais inovadoras dos seus colaboradores, também! Muitas vezes uma boa ideia é tudo o que precisa para ultrapassar a crise. Se as consultas médicas passaram a acontecer por videoconferência, se os restaurantes passaram a take away, se as aulas são dadas remotamente, por que é que a sua empresa não haveria de encontrar uma forma criativa de subsistir?

Acredite que a crise não vai derrubar a sua empresa, apenas a vai tornar mais forte, inovadora e competitiva. Aceite as nossas sugestões e mantenha o seu negócio à tona durante a pandemia, preparado para ultrapassar este e outros desafios com medalha de distinção!

E se está a operar através de teletrabalho, clique aqui e conheça também as nossas dicas para a sua empresa não perder a produtividade durante o surto do coronavírus!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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