A marca, pode ou não, conter em si um logótipo, e um logótipo pode estar presente independentemente da existência da marca. Trata-se de uma assinatura institucional, podendo ser utilizado, por exemplo, em estabelecimentos, anúncios, impressos ou correspondência.
O logótipo é o sinal adequado a identificar uma entidade que preste serviços ou comercialize produtos, distinguindo-a das demais, podendo ser utilizado, nomeadamente, em estabelecimentos, anúncios, impressos ou correspondência. É o modo pelo qual uma determinada entidade pretende ser conhecida junto do público.
Ao contrário da marca que, geralmente, é o nome propriamente dito, o logótipo é a utilização específica de letra, desenhada ou adaptada para compor o nome.
Curiosidades Dalguns Logótipos Famosos
Chupa-Chups
A famosa marca de chupa-chupas orgulha-se de ter tido como autor um dos mais famosos artistas contemporâneos – Salvador Dali. Para a maioria do público, isto é uma grande surpresa.
Salvador Dali inspirou-se nas cores da bandeira espanhola para a elaboração deste logótipo.
Coca-Cola
Criado por um contabilista americano, Frank Mason Robinson, o logótipo da Coca-Cola encontra-se escrito pela fonte mais formal da altura. Robinson optou por desafiar a América com esta pequena brincadeira, nome forma, bebida divertida. É de notar que desde o seu aparecimento, o logo da Coca-Cola sofreu não sofreu alterações muito significativas.
FedEx
Desenvolvido por Lindon Leader em 1994, o novo logótipo da FedEx Express tem uma pequena ilusão de óptica, que só os mais atentos reparam à primeira – uma seta entre o “E” e o “X”.
Adidas
O nome da marca resultou numa mescla entre o primeiro e o último nome do seu fundados, Adolf Dassler. As três riscas presentes no logo referem-se aos três filhos de Dassler.
Nike
O logótipo desta famosíssima marca de desporto contém em si uma grande carga mitológica que passa despercebida para muitos. Nike é o nome de uma deusa grega que representa a personificação da vitória.
A criadora do logo da Nike, Carolyn Davidson, recebeu aquando da criação do mesmo, somente 35$.