O Que É Um Logótipo? Curiosidades Dalguns Logótipos Famosos

logotipo

A marca, pode ou não, conter em si um logótipo, e um logótipo pode estar presente independentemente da existência da marca. Trata-se de uma assinatura institucional, podendo ser utilizado, por exemplo, em estabelecimentos, anúncios, impressos ou correspondência.

O logótipo é o sinal adequado a identificar uma entidade que preste serviços ou comercialize produtos, distinguindo-a das demais, podendo ser utilizado, nomeadamente, em estabelecimentos, anúncios, impressos ou correspondência. É o modo pelo qual uma determinada entidade pretende ser conhecida junto do público.

logotipo

Ao contrário da marca que, geralmente, é o nome propriamente dito, o logótipo é a utilização específica de letra, desenhada ou adaptada para compor o nome.

Curiosidades Dalguns Logótipos Famosos

 
Chupa-Chups

A famosa marca de chupa-chupas orgulha-se de ter tido como autor um dos mais famosos artistas contemporâneos – Salvador Dali. Para a maioria do público, isto é uma grande surpresa.

Salvador Dali inspirou-se nas cores da bandeira espanhola para a elaboração deste logótipo.

Chupa-chups.svg
 
 
Coca-Cola

Criado por um contabilista americano, Frank Mason Robinson, o logótipo da Coca-Cola encontra-se escrito pela fonte mais formal da altura. Robinson optou por desafiar a América com esta pequena brincadeira, nome forma, bebida divertida. É de notar que desde o seu aparecimento, o logo da Coca-Cola sofreu não sofreu alterações muito significativas.

coca-cola-logo

FedEx

Desenvolvido por Lindon Leader em 1994, o novo logótipo da FedEx Express tem uma pequena ilusão de óptica, que só os mais atentos reparam à primeira – uma seta entre o “E” e o “X”.
 
 
FedEx_Express.svg
 
 
Adidas

O nome da marca resultou numa mescla entre o primeiro e o último nome do seu fundados, Adolf Dassler. As três riscas presentes no logo referem-se aos três filhos de Dassler.
 
Adidas_Logo.svg
 
 
Nike

O logótipo desta famosíssima marca de desporto contém em si uma grande carga mitológica que passa despercebida para muitos. Nike é o nome de uma deusa grega que representa a personificação da vitória.

A criadora do logo da Nike, Carolyn Davidson, recebeu aquando da criação do mesmo, somente 35$.

nike

Sobre Iryna Shev
Iryna Shev
Iryna Shev, licenciada em Comunicação Social e Cultural, pela Faculdade De Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa.
Deixe um Comentário