Como ter mais seguidores no Twitter

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Por muitos seguidores que a sua empresa tenha, quer sempre mais. Por muito que se tente convencer de que os números não são importantes – que o que interessa é ter seguidores de qualidade – não deixa de ficar encantado a cada novo fã que conquista. Não se culpabilize! Isso é sinal de que sabe que quanto mais pessoas seguirem a sua empresa mais autoridade social ela tem, mais elevada é a contagem nos motores de busca e mais potenciais clientes vão julga-lo um especialista na matéria. É assim que funciona. Não há como mudar. Mas há estratégias que pode adotar para angariar mais seguidores no Twitter. Conheça-as!

Quer mais seguidores no Twitter para estender a sua influência? Ótimo, é porque já percebeu que esta rede é uma ótima ferramenta para a difusão das ideias. E se a sua empresa tem ideias que valham a pena partilhar, por que não espalhá-las pelo maior número de pessoas possível? Se atingir um grande número de pessoas, angaria mais seguidores e se angariar mais seguidores mais hipóteses tem de vender. No Twitter isso é extremamente fácil, sabia?

Quer se trate de uma marca, um produto, um serviço ou até mesmo uma causa, mais seguidores oferecem a oportunidade de gerar mais oportunidades e mais conversões no Twitter. Conheça as principais formas de obtê-los.

1. Mostre a sua empresa

Certifique-se de que colocou uma foto da empresa/logotipo no seu perfil do Twitter. A ausência de imagem nos dias que correm só pode significar que é spammer ou é um novato.

2. Crie um perfil interessante

Nunca deixe o perfil em branco pois este espaço é onde os seguidores poderão ficar a conhecer um pouco mais sobre a sua empresa. Explique o que faz, onde faz, para quem faz, com que objetivo. Use palavras-chaves e hashtags relevantes para que as suas hipóteses de ser encontrado, aumentem. E não se esqueça de que o Twitter não vai incluir a sua empresa nos resultados de pesquisa se não apresentar um nome de usuário, nome completo e biografia.

3. Torne a sua presença no Twitter visível

De que interessa ter um visitante interessado numa publicação da sua empresa se ele depois não consegue “twittar” o link nem encontrar o autor username do Twitter? Facilite esta tarefa. Exiba links para sua conta do Twitter na assinatura de email da empresa, blog ou site, cartões de visita, etc.

4. Utilize fotos

A utilização de fotos nos tweets aumenta a partilha, tanto mais que agora o Twitter carrega e disponibiliza a visualização diretamente na linha do tempo, sem necessidade do clique.

5. Publique conteúdo interessante

Escreva e partilhe conteúdo relevante. Se precisar de ajuda, pesquise na Internet entre sites e blogues populares no seu mercado pelos temas que geram mais partilhas e veja se se adequam ao perfil do seu negócio. Se sim, use o modelo. Só tem a ganhar!

Também pode simplesmente partilhar links relevantes, mas se o fizer tente dar a opinião da empresa num comentário breve. As hipóteses de retweet aumentam!

Outro modelo que funciona lindamente é a publicação de conselhos úteis, truques e dicas. Regra geral as pessoas gostam de informação proveitosa e gostam mais ainda de partilhá-la com os seus conhecidos.

6. Publique com frequência

Não se deixe dominar pela preguiça. Publique com frequência e de preferência logo de manhã e no final do dia.

7. Mantenha os seus tweets entre 120 e 130 caracteres

Apesar do Twitter permitir 140 caracteres, convém deixar sempre um espaço a mais para que outros utilizadores possam retweetar o seu conteúdo e até adicionar comentários. O ideal é manter os seus tweets curtos o suficiente para que as pessoas adicionem o símbolo RT e nome de usuário. Facilite a vida dos seguidores da sua empresa!

8. Responda

Responda a todos os comentários e perguntas dos seus seguidores. Ajude-os, interaja e socialize um pouco.

9. Interaja sempre

Tire meia hora por dia para ler os tweets das pessoas que segue e interaja com elas sempre que possível. Responda, envie mensagens diretas e retweets quando gostar. Se necessário, use a funcionalidade de Listas para selecionar influenciadores ou pessoas em que a sua empresa tem mais interesse para facilitar a leitura do conteúdo, mas participe. É ótimo para ganhar mais clientes!

10. Siga de volta

Muitas empresas dão pouco valor à relação entre seguidores e pessoas que estão a seguir, ou seja, gostam de ter muitos seguidores e poucas ou nenhumas pessoas a seguir. Parece que se tornou um símbolo de status. Mas que a sua empresa não siga este rácio. Sempre que seja possível e minimamente interessante, siga de volta quem o seguir. Mas verifique o perfil da pessoa não vá tratar-se de um robô, spammer ou perfil com conteúdo impróprio.

11. Siga as pessoas certas

Seguir sim, mas as pessoas certas (principalmente!). Por isso, verifique quem são as pessoas, instituições, empresas e marcas mais conceituadas na sua área de atuação. Siga-as e aguarde que sigam a sua empresa de volta. É particularmente importante acompanhar os principais líderes e influenciadores para ficar por dentro do mercado e compreender o que funciona melhor para o seu público-alvo.

12. Faça promoção

No meio de tanto post, pode perfeitamente aproveitar para promover os seus produtos ou serviços no Twitter, mas tenha cuidado para não exagerar e ser entendido como spammer.

13. Não use respostas automáticas

Não use respostas automáticas nem sequer para agradecer a todos os que o seguiram ou para indicar um link para uma promoção ou download de um ebook.

14. Controle-se no uso de hashtags

O hashtag é uma palavra-chave com o símbolo “#” à frente. Estas palavras foram criadas para facilitar a procura e agrupar assuntos ou discussões específicas dentro do Twitter.

O uso correto das hashtags pode aumentar o número de pessoas que encontram o seu perfil e o número de tweets, atraindo mais seguidores. Mas não exagere! Ninguém quer ler uma frase onde metade dos caracteres são hashtags. Além de dificultar a leitura, não fica bem à imagem da sua empresa. Por outro lado, se o seu conteúdo não tiver relação com o hashtag, não fique tentado a usá-lo sem necessidade. Se a sua empresa usar um hashtag popular só porque sim vai acabar por ver o seu conteúdo perdido no meio de tanta informação.

15. Agradeça a quem o seguir

Seja educado e agradeça a quem seguir a sua empresa. Quando atingir muitos, mas mesmo muitos seguidores pode automatizar o processo, mas por enquanto personalize de forma a conquistar mais amigos e clientes. E não dê uma resposta automática dizendo simplesmente obrigado, pense antes de responder, acrescente a sua opinião ou convide a outra pessoa a visitar o seu site ou blog.

26. Use links

Use links mas tente encurtá-los para não ocuparem espaço desnecessário (usando, por exemplo, o bitly.com). Tente colocar o link logo no início do post para aumentar a chance de gerar cliques.

27. Saiba qual o melhor horário para publicar

Faça testes para descobrir qual a melhor hora para enviar tweets. Antes dos resultados dos testes, envie mensagens em vários horários diferentes e veja quando consegue maior interação, e verifique se isso depende ou não do tipo de conteúdo. O início da manhã e o final da tarde, genericamente, funcionam bem para a maioria dos negócios mas nada como chegar às suas próprias conclusões.

E agora siga estas sugestões para aumentar o número de seguidores no Twitter ou ponha o departamento de marketing da sua empresa a faze-lo por si. Demora algum tempo, sim, mas compensa esperar porque através desta rede é possível ganhar milhares de seguidores… Milhares de clientes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como ter mais seguidores no Twitter

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.