Por muitos seguidores que a sua empresa tenha, quer sempre mais. Por muito que se tente convencer de que os números não são importantes – que o que interessa é ter seguidores de qualidade – não deixa de ficar encantado a cada novo fã que conquista. Não se culpabilize! Isso é sinal de que sabe que quanto mais pessoas seguirem a sua empresa mais autoridade social ela tem, mais elevada é a contagem nos motores de busca e mais potenciais clientes vão julga-lo um especialista na matéria. É assim que funciona. Não há como mudar. Mas há estratégias que pode adotar para angariar mais seguidores no Twitter. Conheça-as!
Quer mais seguidores no Twitter para estender a sua influência? Ótimo, é porque já percebeu que esta rede é uma ótima ferramenta para a difusão das ideias. E se a sua empresa tem ideias que valham a pena partilhar, por que não espalhá-las pelo maior número de pessoas possível? Se atingir um grande número de pessoas, angaria mais seguidores e se angariar mais seguidores mais hipóteses tem de vender. No Twitter isso é extremamente fácil, sabia?
Quer se trate de uma marca, um produto, um serviço ou até mesmo uma causa, mais seguidores oferecem a oportunidade de gerar mais oportunidades e mais conversões no Twitter. Conheça as principais formas de obtê-los.
1. Mostre a sua empresa
Certifique-se de que colocou uma foto da empresa/logotipo no seu perfil do Twitter. A ausência de imagem nos dias que correm só pode significar que é spammer ou é um novato.
2. Crie um perfil interessante
Nunca deixe o perfil em branco pois este espaço é onde os seguidores poderão ficar a conhecer um pouco mais sobre a sua empresa. Explique o que faz, onde faz, para quem faz, com que objetivo. Use palavras-chaves e hashtags relevantes para que as suas hipóteses de ser encontrado, aumentem. E não se esqueça de que o Twitter não vai incluir a sua empresa nos resultados de pesquisa se não apresentar um nome de usuário, nome completo e biografia.
3. Torne a sua presença no Twitter visível
De que interessa ter um visitante interessado numa publicação da sua empresa se ele depois não consegue “twittar” o link nem encontrar o autor username do Twitter? Facilite esta tarefa. Exiba links para sua conta do Twitter na assinatura de email da empresa, blog ou site, cartões de visita, etc.
4. Utilize fotos
A utilização de fotos nos tweets aumenta a partilha, tanto mais que agora o Twitter carrega e disponibiliza a visualização diretamente na linha do tempo, sem necessidade do clique.
5. Publique conteúdo interessante
Escreva e partilhe conteúdo relevante. Se precisar de ajuda, pesquise na Internet entre sites e blogues populares no seu mercado pelos temas que geram mais partilhas e veja se se adequam ao perfil do seu negócio. Se sim, use o modelo. Só tem a ganhar!
Também pode simplesmente partilhar links relevantes, mas se o fizer tente dar a opinião da empresa num comentário breve. As hipóteses de retweet aumentam!
Outro modelo que funciona lindamente é a publicação de conselhos úteis, truques e dicas. Regra geral as pessoas gostam de informação proveitosa e gostam mais ainda de partilhá-la com os seus conhecidos.
6. Publique com frequência
Não se deixe dominar pela preguiça. Publique com frequência e de preferência logo de manhã e no final do dia.
7. Mantenha os seus tweets entre 120 e 130 caracteres
Apesar do Twitter permitir 140 caracteres, convém deixar sempre um espaço a mais para que outros utilizadores possam retweetar o seu conteúdo e até adicionar comentários. O ideal é manter os seus tweets curtos o suficiente para que as pessoas adicionem o símbolo RT e nome de usuário. Facilite a vida dos seguidores da sua empresa!
8. Responda
Responda a todos os comentários e perguntas dos seus seguidores. Ajude-os, interaja e socialize um pouco.
9. Interaja sempre
Tire meia hora por dia para ler os tweets das pessoas que segue e interaja com elas sempre que possível. Responda, envie mensagens diretas e retweets quando gostar. Se necessário, use a funcionalidade de Listas para selecionar influenciadores ou pessoas em que a sua empresa tem mais interesse para facilitar a leitura do conteúdo, mas participe. É ótimo para ganhar mais clientes!
10. Siga de volta
Muitas empresas dão pouco valor à relação entre seguidores e pessoas que estão a seguir, ou seja, gostam de ter muitos seguidores e poucas ou nenhumas pessoas a seguir. Parece que se tornou um símbolo de status. Mas que a sua empresa não siga este rácio. Sempre que seja possível e minimamente interessante, siga de volta quem o seguir. Mas verifique o perfil da pessoa não vá tratar-se de um robô, spammer ou perfil com conteúdo impróprio.
11. Siga as pessoas certas
Seguir sim, mas as pessoas certas (principalmente!). Por isso, verifique quem são as pessoas, instituições, empresas e marcas mais conceituadas na sua área de atuação. Siga-as e aguarde que sigam a sua empresa de volta. É particularmente importante acompanhar os principais líderes e influenciadores para ficar por dentro do mercado e compreender o que funciona melhor para o seu público-alvo.
12. Faça promoção
No meio de tanto post, pode perfeitamente aproveitar para promover os seus produtos ou serviços no Twitter, mas tenha cuidado para não exagerar e ser entendido como spammer.
13. Não use respostas automáticas
Não use respostas automáticas nem sequer para agradecer a todos os que o seguiram ou para indicar um link para uma promoção ou download de um ebook.
14. Controle-se no uso de hashtags
O hashtag é uma palavra-chave com o símbolo “#” à frente. Estas palavras foram criadas para facilitar a procura e agrupar assuntos ou discussões específicas dentro do Twitter.
O uso correto das hashtags pode aumentar o número de pessoas que encontram o seu perfil e o número de tweets, atraindo mais seguidores. Mas não exagere! Ninguém quer ler uma frase onde metade dos caracteres são hashtags. Além de dificultar a leitura, não fica bem à imagem da sua empresa. Por outro lado, se o seu conteúdo não tiver relação com o hashtag, não fique tentado a usá-lo sem necessidade. Se a sua empresa usar um hashtag popular só porque sim vai acabar por ver o seu conteúdo perdido no meio de tanta informação.
15. Agradeça a quem o seguir
Seja educado e agradeça a quem seguir a sua empresa. Quando atingir muitos, mas mesmo muitos seguidores pode automatizar o processo, mas por enquanto personalize de forma a conquistar mais amigos e clientes. E não dê uma resposta automática dizendo simplesmente obrigado, pense antes de responder, acrescente a sua opinião ou convide a outra pessoa a visitar o seu site ou blog.
26. Use links
Use links mas tente encurtá-los para não ocuparem espaço desnecessário (usando, por exemplo, o bitly.com). Tente colocar o link logo no início do post para aumentar a chance de gerar cliques.
27. Saiba qual o melhor horário para publicar
Faça testes para descobrir qual a melhor hora para enviar tweets. Antes dos resultados dos testes, envie mensagens em vários horários diferentes e veja quando consegue maior interação, e verifique se isso depende ou não do tipo de conteúdo. O início da manhã e o final da tarde, genericamente, funcionam bem para a maioria dos negócios mas nada como chegar às suas próprias conclusões.
E agora siga estas sugestões para aumentar o número de seguidores no Twitter ou ponha o departamento de marketing da sua empresa a faze-lo por si. Demora algum tempo, sim, mas compensa esperar porque através desta rede é possível ganhar milhares de seguidores… Milhares de clientes!