Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Como Ser Mais Competente No Trabalho

Saiba como ser mais competente no trabalho. Ter competência ou ser competente?

Está frustrado porque foi selecionado para uma entrevista, esteve duas horas a conversar com o recrutador e não foi selecionado? Domina a 100% os conhecimentos exigidos para o cargo mas escolheram outra pessoa? Afinal, tem todo o direito de saber o que lhe faltou para ser o candidato certo para a vaga. Esta e outras dúvidas podem ser esclarecidas neste texto que distingue as suas competências da sua competência. Passamos a explicar…

Muitas vezes o facto de não ser a pessoa escolhida num processo de recrutamento onde as suas competências encaixam na perfeição nas exigências da empresa, prende-se não com aquilo que sabe fazer mas com a forma como o consegue fazer. As exigências dos recrutadores não se limitam aos conhecimentos técnicos dos candidatos, visam também as competências pessoais necessárias às expectativas das empresas, pois há muitos fatores a levar em linha de conta na hora de preencher determinada vaga de trabalho e, na maioria das vezes, nem são os conhecimentos técnicos os mais importantes. O perfil do candidato e as características do cargo a ser ocupado contam. E muito! Afinal, quem contrataria um vendedor que não tem um bom relacionamento com as pessoas ou quem admitiria um estudante para um cargo que exige muita experiência prática?

Quais as competências mais exigidas pelo mercado?

Como já deve ter percebido, as competências que os recrutadores mais procuram nos dias que correm são: pró-atividade, criatividade, flexibilidade, persuasão, liderança, trabalho em equipa, facilidade de comunicação oral e escrita, capacidade de liderança, boa relação interpessoal, etc.

Consegue uma pessoa reunir todas essas competências?

Pode conseguir, sim, se for verdadeiramente competente ou pode reunir apenas algumas delas. É quando combina umas competências com as outras que se torna num verdadeiro profissional!

Qual é a diferença entre ter competência e ser competente?

A palavra “competência” é diferente da palavra “competente”. Embora parecidas em teoria – e não obstante estarem relacionadas – divergem na prática. Ser competente faz parte de ter um bom desempenho em determinada tarefa e não garante o desempenho sempre positivo. Ou seja, há pessoas que são competentes apenas em alguns momentos. O que é uma pena… Ter competência, ao invés, significa possuir habilidade e atitudes compatíveis com a tarefa que desempenha e ao mesmo tempo ser capaz de colocar esse potencial em prática no momento certo. No fundo e se analisarmos a palavra à letra, competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem a uma pessoa desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquer situação, enquanto que ser competente significa ter capacidade para fazer algo em determinado momento. Por exemplo, pode ter formação em advocacia, mas nunca ter exercido a profissão, ou seja, apesar de ter conhecimento específico das matérias não tem seguramente experiência profissional, pelo que deve começar por cargos menos exigentes até ser mais competente. Também pode acontecer que tenha os conhecimentos específicos na área, muita experiência e habilidade mas que falhe no que toca ao relacionamento interpessoal. Às vezes é difícil ser competente e ter competência, se é!

O que define um profissional competente?

Uma pessoa competente é aquela que tem conhecimentos, capacidades e atitudes compatíveis com o cargo que ocupa e é capaz de colocá-las em prática sempre que necessário.

Pode a competência trazer desvantagens?

Pode! Atualmente, num mercado absolutamente competitivo, as empresas procuram pessoas cujo comportamento seja ele próprio um diferencial competitivo. E essas pessoas, por seu lado, procuram empresas onde possam ascender profissionalmente. Contudo, numa época em que é difícil quer encontrar quer manter um posto de trabalho, ser competente até assusta. Porquê? Porque a chefia se pode sentir ameaçada, porque se é competente vai trabalhar mais do que os seus colegas incompetentes (e muitas vezes pelo mesmo salário), porque pode perder o apoio dos colegas… Numa cultura em que só se fala do que está mal, é ainda natural que uma pessoa competente que faz o seu trabalho muito bem feito só seja recordada se falhar em alguma coisa. Muitas vezes quando um funcionário competente consegue superar os objetivos, acaba por receber trabalho extra em vez de elogios. E os colegas incompetentes ficam a ganhar porque ainda lhes é retirada uma fatia do (pouco) trabalho que têm. O que vale ao competente é que lá consegue encontrar motivação extra para superar consecutivamente novos objetivos sem se queixar d
Pode! Atualmente, num mercado absolutamente competitivo, as empresas procuram pessoas cujo comportamento seja ele próprio um diferencial competitivo. E essas pessoas, por seu lado, procuram empresas onde possam ascender profissionalmente. Contudo, numa época em que é difícil quer encontrar quer manter um posto de trabalho, ser competente até assusta. Porquê? Porque a chefia se pode sentir ameaçada, porque se é competente vai trabalhar mais do que os seus colegas incompetentes (e muitas vezes pelo mesmo salário), porque pode perder o apoio dos colegas… Numa cultura em que só se fala do que está mal, é ainda natural que uma pessoa competente que faz o seu trabalho muito bem feito só seja recordada se falhar em alguma coisa. Muitas vezes quando um funcionário competente consegue superar os objetivos, acaba por receber trabalho extra em vez de elogios. E os colegas incompetentes ficam a ganhar porque ainda lhes é retirada uma fatia do (pouco) trabalho que têm. O que vale ao competente é que lá consegue encontrar motivação extra para superar consecutivamente novos objetivos sem se queixar da sobrecarga de trabalho e sem acusar de incompetentes aqueles colegas que não fazem nada.

como ser mais competente no trabalho

Como ser mais competente no trabalho?

Se mesmo sabendo que a competência lhe vai trazer mais trabalho, quer ser um profissional exemplar, aqui ficam algumas dicas para aliar da melhor forma possível os conhecimentos que já tem à competência que deseja ter. Siga-as!

1. Tenha atitude

Tenha atitude! Um profissional competente tem um elevado espírito de iniciativa, é dinâmico e procura atingir os seus objetivos com esmero. A apatia e a omissão não lhe assistem.

2. Aprenda sempre

Um profissional competente está sempre a aprender. E no seu processo de aprendizagem, inspeciona os dados disponíveis, separa os verdadeiros dos falsos, os importantes dos irrelevantes e chega assim a conclusões que se podem pôr em prática. Além disso, a pessoa competente memoriza (ortografia, imagens, tabelas, fórmulas…) e sabe, assim que seja necessário, para que serve a informação que decorou, como e quando usá-la. O processo de aprendizagem para uma pessoa competente é contínuo e não significa armazenar informação mas obter novas compreensões e melhores formas de fazer as coisas.

3. Pratique

Um profissional competente aplica o que aprende, ou seja, procura executar na prática o que sabe na teoria. A capacidade e a destreza devem ser desenvolvidas para acompanharem a velocidade da época em que vivemos. E isso é conseguido com a prática. Em qualquer atividade, muito do que vimos como talento não passa de muita prática, ou seja, o advogado que mais se exercitou é naturalmente o advogado com mais sucesso e um vendedor que não têm experiência prática vai ser despedido na primeira oportunidade.

4. Tenha paciência

Um profissional competente não pode ser nem intolerante nem intransigente. Pelo contrário, tem de ser paciente porque tem de lidar (bem) com uma série de problemas e pressões inerentes ao cargo e à empresa onde trabalha e com uma série de respostas negativas comuns a qualquer organização.

5. Foque-se no que realmente interessa

Um profissional competente precisa de identificar qual é o alvo que quer atingir, qual o objetivo que tem de alcançar, e focar-se no caminho que delineou para lá chegar. Só assim chega ao final do percurso. Quem não tem a capacidade para se focar num objetivo, fica pelo meio do caminho.

6. Comunique

Um profissional competente tem uma excelente capacidade de comunicação verbal e não-verbal porque de outra forma não conseguia transmitir com clareza a sua mensagem para os colegas. Além disso, a habilidade de ouvir e de gerar empatia, são fundamentais para que possa ter a capacidade de identificar o que as outras pessoas estão a sentir.

7. Seja humilde

Um profissional competente não pode ser arrogante e orgulhoso senão afasta as pessoas. E sozinho não vai a lado nenhum. Deve ser modesto e humilde para que as pessoas possam reconhecê-lo como alguém que não se considera superior na organização. Isso é competência!

8. Tenha competência interpessoal

Um profissional competente não sobrevive sem a sua equipa. Sozinho não seria capaz de atingir os objetivos que a empresa lhe impôs e por isso valoriza o todo, ou seja, tem competências interpessoais: quando há um erro, todos erraram e quando há uma vitória, todos acertaram.

9. Tenha competência intrapessoal

Um profissional competente tem a capacidade de lidar com as próprias emoções. Essa é uma das maiores habilidades que deve possuir. O equilíbrio interior ajuda a suportar com tranquilidade as pressões do dia-a-dia e evita que o profissional se altere e perca a razão.

E agora verifique, na prática, se além de ter competências é uma pessoa competente e diga-nos a que conclusão chegou.a sobrecarga de trabalho e sem acusar de incompetentes aqueles colegas que não fazem nada.

Como ser mais competente no trabalho?

Se mesmo sabendo que a competência lhe vai trazer mais trabalho, quer ser um profissional exemplar, aqui ficam algumas dicas para aliar da melhor forma possível os conhecimentos que já tem à competência que deseja ter. Siga-as!

1. Tenha atitude

Tenha atitude! Um profissional competente tem um elevado espírito de iniciativa, é dinâmico e procura atingir os seus objetivos com esmero. A apatia e a omissão não lhe assistem.

2. Aprenda sempre

Um profissional competente está sempre a aprender. E no seu processo de aprendizagem, inspeciona os dados disponíveis, separa os verdadeiros dos falsos, os importantes dos irrelevantes e chega assim a conclusões que se podem pôr em prática. Além disso, a pessoa competente memoriza (ortografia, imagens, tabelas, fórmulas…) e sabe, assim que seja necessário, para que serve a informação que decorou, como e quando usá-la. O processo de aprendizagem para uma pessoa competente é contínuo e não significa armazenar informação mas obter novas compreensões e melhores formas de fazer as coisas.

3. Pratique

Um profissional competente aplica o que aprende, ou seja, procura executar na prática o que sabe na teoria. A capacidade e a destreza devem ser desenvolvidas para acompanharem a velocidade da época em que vivemos. E isso é conseguido com a prática. Em qualquer atividade, muito do que vimos como talento não passa de muita prática, ou seja, o advogado que mais se exercitou é naturalmente o advogado com mais sucesso e um vendedor que não têm experiência prática vai ser despedido na primeira oportunidade.

4. Tenha paciência

Um profissional competente não pode ser nem intolerante nem intransigente. Pelo contrário, tem de ser paciente porque tem de lidar (bem) com uma série de problemas e pressões inerentes ao cargo e à empresa onde trabalha e com uma série de respostas negativas comuns a qualquer organização.

5. Foque-se no que realmente interessa

Um profissional competente precisa de identificar qual é o alvo que quer atingir, qual o objetivo que tem de alcançar, e focar-se no caminho que delineou para lá chegar. Só assim chega ao final do percurso. Quem não tem a capacidade para se focar num objetivo, fica pelo meio do caminho.

6. Comunique

Um profissional competente tem uma excelente capacidade de comunicação verbal e não-verbal porque de outra forma não conseguia transmitir com clareza a sua mensagem para os colegas. Além disso, a habilidade de ouvir e de gerar empatia, são fundamentais para que possa ter a capacidade de identificar o que as outras pessoas estão a sentir.

7. Seja humilde

Um profissional competente não pode ser arrogante e orgulhoso senão afasta as pessoas. E sozinho não vai a lado nenhum. Deve ser modesto e humilde para que as pessoas possam reconhecê-lo como alguém que não se considera superior na organização. Isso é competência!

8. Tenha competência interpessoal

Um profissional competente não sobrevive sem a sua equipa. Sozinho não seria capaz de atingir os objetivos que a empresa lhe impôs e por isso valoriza o todo, ou seja, tem competências interpessoais: quando há um erro, todos erraram e quando há uma vitória, todos acertaram.

9. Tenha competência intrapessoal

Um profissional competente tem a capacidade de lidar com as próprias emoções. Essa é uma das maiores habilidades que deve possuir.  O equilíbrio interior ajuda a suportar com tranquilidade as pressões do dia-a-dia e evita que o profissional se altere e perca a razão.

E agora verifique, na prática, se além de ter competências é uma pessoa competente e diga-nos a que conclusão chegou.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

3 Responses

  1. Artigo muito interessante de ler. Pois, abrangeu a minha mente, facilitando a maneira como lhe dar em um ambiente coorporativo e principalmente no âmbito interpessoal e intrapessoal. Parabéns por esse texto maravilhoso. 🤝👏😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Como Ser Mais Competente No Trabalho
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.