Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Como Ser Líder De Uma Empresa

Saiba como ser lider de uma empresa.

Uma equipa, um trabalho, múltiplos objetivos, uma timeline. Como garantir que todas estas variáveis de uma equação tão complexa se relacionam e desmultiplicam com o intuito de obter o único resultado que se pretende e que é a conclusão eficaz das tarefas planeadas? A variável chave faz parte da equipa, mas destaca-se por ser o líder.

como ser líder

Atualmente as questões relacionadas com o tema da liderança são cada vez mais estudadas, dando-lhes elevada preponderância, visto ser considerada um fator para o sucesso do negócio. Uma das questões mais desenvolvidas sobre esta temática relaciona-se com o tentar saber quais os fatores que fazem um grande líder e se qualquer pessoa pode ser um, ou se simplesmente já se nasce com aptidão para sê-lo. Até agora as conclusões têm sido claras – qualquer um pode ser um bom líder, desde que para isso trabalhe diariamente com ânimo e de forma persistente de forma a que consiga:

Possuir visão e ambição – Para se incentivarem pessoas é necessário que estas sintam que alguém as está a levar a cumprir uma missão maior e significativa. Um bom líder tem que projetar a ambição e a visão que possui no sentido de gerar nos seus colaboradores o mesmo desejo de cumprimento de um propósito maior.

Ser responsável por si e pela equipa – Líderes de sucesso imprimem responsabilidades sobre todos os membros da equipa, inclusive sobre si próprio, a fim de que todos possam sentir que o seu trabalho é importante e deve ser realizado da forma mais profissional possível. Ao agir de forma responsável com os compromissos diante dos outros o líder está também a transmitir a necessidade de todos se comportarem dessa forma.

Garantir segurança à sua equipa – Para ser visto como um verdadeiro líder tem de transmitir coragem e segurança aos que com ele trabalham. Ao encorajarem todos os colegas a expressar as suas opiniões e ao incentivar a equipa a fazê-lo de uma forma geral, estará a garantir a criação de um ambiente seguro, descontraído e consequentemente mais produtivo, onde todos se sentirão dispostos a partilhar os seus pontos de vista.

Desenvolver a cada dia a capacidade de resolução de problemas – Problemas e desvios aos planos são o prato do dia nas empresas, e é exatamente nessa altura que se reconhece um bom líder. Um bom líder não é aquele que não tem receio ou que se apresenta algo apreensivo quando estes desvios acontecem, mas sim aquele que reúne toda a equipa para pensar em conjunto como é que se conseguirá ultrapassar o obstáculo com que se depararam.

Comunicar expectativas e acompanhar processos – A comunicação tem de ser uma das grandes capacidades de um líder. Sem a capacidade de explicar, justificar e questionar um líder será apenas um acompanhante do processo. A comunicação permite ao líder participar e imbuir-se nos processos de decisão transmitindo as diretrizes sob as quais é suposto toda a equipa reger-se.

Estimular o raciocínio em equipa – Bons líderes conhecem a capacidade da equipa com quem trabalham, por isso sabem exatamente como desenvolver as características de cada elemento. Ao fazer uso do seu próprio conhecimento procuram estimular nos outros as suas capacidades desafiando-os a elaborar trabalhos que os façam sentir desconfortáveis no início, mas que serão importantíssimos para a sua evolução profissional.

Ter poder de decisão e poder de execução – Tomar decisões é uma das principais tarefas de um líder. Ao encontrarem o consenso entre as ideias geradas pelos elementos da equipa, os bons líderes estão a trabalhar para garantir a abordagem estratégica necessária para “fazer acontecer” tudo a todo o momento.

Ser um “rolemodel” – Um líder que prega mas não cumpre, não merece o título que detém. Todos sabemos que é mais difícil confiar em quem diz que faz e depois não faz. O líder é o espelho da equipa e por isso deve ser um exemplo de excelência.

Pedir e dar feedback – Um bom líder faz-se com base nos feedbacks. Prestar atenção e apreciar ideias é uma boa forma de dar importância aos membros da equipa, criando desta forma um relacionamento de confiança mútua.

Conhecer e recompensar o bom desempenho da sua equipa – Conhecer o talento da equipa é essencial, mas saber utilizá-lo em prol do cumprimento dos objetivos propostos é ser um líder experiente. Para além disso, ao recompensar os pontos fortes de cada elemento, um bom líder demonstrará confiança na equipa, resultando essa sensação de bem-estar no estímulo conjunto dos colaboradores.

Resolver problemas – Os líderes bem-sucedidos enfrentam os problemas de frente não se focando no problema em si, mas na sua resolução. Um bom líder encara a resolução de forma transformadora, permitindo-se aprender e gerar valor através desse processo de resposta.

Desenvolver e estimular um ambiente positivo e calmo – Um líder pode ser excelente mas não ser inspirador. Um líder excelente e inspirador é aquele que sabe gerar uma cultura de trabalho positiva. Ao ser simpático, respeitado e firme, consegue transmitir aos seus colaboradores uma agradável sensação de motivação e autoestima, que permite fazer com que todos estejam a trabalhar em prol dos mesmos objetivos.

Investir nos relacionamentos interpessoais/forças e desejos dos colaboradores – Criar uma rede sólida mas flexível de relacionamentos interpessoais no trabalho é uma das tarefas mais difíceis para qualquer líder. Para ser um bom líder procure confiar e expandir o seu círculo de confiança, estando perto de quem trabalha consigo para compreender os seus humores e preocupações.

Como é percetível ser um bom líder não é de todo fácil. Todavia, com persistência, perseverança, resiliência e experiência, conseguirá ir alcançando alguns patamares da liderança.

Se o seu desejo é realmente transformar-se num bom líder lembre-se sempre de que o seu papel principal será influenciar positivamente as pessoas no sentido da proficuidade seu negócio, levando o barco da mesma forma que elas, pois essa é a diferença entre ser um líder ou ser simplesmente um chefe.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

cPanel - O Guia Definitivo

Explore o poder do cPanel com nosso guia definitivo! Descubra como esta ferramenta intuitiva pode transformar a gestão do seu alojamento web, simplificando tarefas complexas e melhorando a eficiência. Ideal para PMEs e qualquer utilizador.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Como Ser Líder De Uma Empresa
Todos os recursos que os emails e o site da sua empresa precisam para ter sucesso.

Proteja o Seu Website WordPress com a Nossa Manutenção Especializada

3 em 1 Europa

O Plano Europa Black Friday é a sua oportunidade de fazer
o seu negócio descolar no mercado europeu!

Criar Site
Criar Site
Criamos o seu site numa poderosa ferramenta de vendas! Saiba mais!
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.